Saúde

UTI do Hospital São José tem primeiro dia sem pacientes internados com Covid-19

O HSJ tem, atualmente, 40 leitos de UTI. Dez vinham sendo destinados a pacientes com Covid mas a drástica redução nos números vinham permitindo a substancial redução das atividades

Divulgação

Principal hospital de Criciúma e região, o São José (HSJ) comemorou uma marca histórica no fim da tarde desta quarta-feira (23). A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19 fechou as portas.

Em um texto emocionante, o HSJ cita os dois anos de luta e o esforço das equipes. Menciona, ainda, o cuidado, tempo e conhecimento dedicados à cura dos pacientes que por ali passaram. O vídeo mostra as luzes sendo apagadas, as portas fechadas e os equipamentos de proteção individual (EPIs) recolhidos, e cita os mais de 700 dias de batalha pela saúde dos criciumenses. Confira:

O HSJ tem, atualmente, 40 leitos de UTI. Dez vinham sendo destinados a pacientes com Covid mas a drástica redução nos números vinham permitindo a substancial redução das atividades. Seguindo a determinação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o HSJ (bem como os demais hospitais catarinenses) desativa os leitos exclusivos de pacientes com Covid nas UTIs para oferecer os espaços a todas as enfermidades.

Conforme o relatório mais recente da SES, o HSJ tem 75% dos seus 40 leitos de UTI ocupados, mas toda essa lotação diz respeito a diversas outras enfermidades, que não Covid. O HSJ sustenta a batalha de várias outras instituições estado afora, de conseguir manter o quantitativo de leitos de UTI credenciados com a pandemia, já que há demanda constante para inúmeras necessidades. Tudo indica que será possível.

O clima de alívio na principal cidade do Sul catarinense está representado nos números. O relatório do fim da tarde desta quarta da Vigilância Epidemiológica apontava 95 casos ativos em Criciúma, um número bastante baixo considerando os últimos meses. São seis pacientes internados, um positivado em leito de UTI (que não aceitou ser vacinado) e que não está no HSJ. Os demais estão em leitos clínicos.

As vacinas em Criciúma

O resultado é, evidentemente, fruto da vacinação. Criciúma já aplicou 429.719 doses de vacinas contra a Covid. Foram 189.125 primeiras doses, 166.165 segundas doses e 74.422 doses de reforço. Aí ainda reside uma preocupação, já que a Secretaria Municipal de Saúde calcula que ao menos 50 mil criciumenses estão em atraso, ou com a segunda dose, ou com o necessário reforço.

Nas crianças é que a vacinação não avança. Foram aplicadas 6.734 doses, pouco mais de 35% das 18,5 mil previstas. Houve ainda a aplicação de 461 segundas doses para o grupo de 5 a 11 anos.

Criciúma contabilizou, desde o início da pandemia, 720 mortes por Covid. A mais recente foi a de um homem de 73 anos que faleceu na terça-feira (22).

Com informações do Denis Luciano, colunista do NSCTotal 

Notícias Relacionadas

Santa Catarina amplia Teste do Pezinho que agora permite detecção da toxoplasmose

A recomendação é que a coleta ocorra após 48 horas do nascimento até o quinto dia de vida

“Pés” gigantes de maconha são encontrados em terreno na frente de escola em São Joaquim

Além da plantação a Polícia Civil apreendeu drogas, recuperou objetos furtados e realizou prisões pelos crimes de tráfico de drogas

UniSatc abre inscrições para Mestrado Profissional em Engenharia Metalúrgica

Formação foca nas qualificações de profissionais que buscam alcançar novos rumos na carreira

Trabalhador sobrevive após cair do 7º andar de prédio em cima de telhado e automóvel em Criciúma

Com auxilio do Corpo de Bombeiros, a vitima foi devidamente estabilizada e transportada ao Hospital São José para tratamento especializado