Geral

Uva, vinho são motivos de festa em Urussanga

Quinta edição da Vindima Goethe celebra o cultivo da uva e a produção do vinho, costumes trazidos pelos italianos para a região Sul

Uva, vinho e polenta. Estes foram os ingredientes principais da quinta edição da Vindima Goethe, festa que celebra o cultivo e colheita da uva goethe na região de Urussanga, no Sul do estado. No final da tarde desta terça-feira, centenas de pessoas participaram de uma missa na Igreja Matriz de Urussanga e, em seguida, acompanharam as comemorações na Praça Anita Garibaldi, no Centro da cidade.

Conforme explica o enólogo da Epagri, Stevan Grützmann Arcari, a colheita da uva goethe é feita em janeiro e fevereiro. Ele garante que a colheita de 2013 está com qualidade excelente, bastante doce e rica em aromas, mesmo que tenha vindo em menor quantidade devido ao frio, que chegou com menos intensidade no ano passado. O especialista ressalta que a uva goethe é mais ácida e, quando processada de forma correta, produz um vinho mais refrescante, o qual possui aromas frutado e floral, sendo mais consumido durante o Verão.

De forma simbólica, rainhas e princesas – representantes de variadas festas ligadas à colonização italiana na região Sul – participaram do esmagamento da uva. Elas entraram em um grande tacho de madeira e, com os pés descalços, esmagaram as uvas da mesma forma que os colonizadores italianos faziam antigamente, antes de iniciarem a fermentação do vinho. Na festa também foi entregue o troféu Amigo do Vinho Goethe, premiação destinada a seis pessoas que tiveram importante participação na história do cultivo da uva e na produção do vinho na região.

Com descendência italiana, o casal Luiz Alberto Baesso e Ana Domingos Baesso acompanha todas as festas promovidas por Urussanga em homenagem à cultura vinda da Itália, inclusive da produção de vinho. "Meu pai trabalhou na roça até os 75 anos, cuidando das parreiras de uva e produzindo vinho. Hoje, meu irmão também trabalha com isso, então é algo importante para a nossa família e bastante celebrado por todos", contou ao site Engeplus, Luiz Alberto.

A festa também contou com o tradicional tombamento da polenta. O presidente da Associação Amici Della Polenta, de Urussanga, José Carlos Sacchet, destaca que um dos segredos de uma boa polenta é a farinha de milho, que deve ser fina e nova. Além disso, é importante mecher a polenta durante todo o tempo em que ela estiver no fogo. Hoje, 12 pessoas participaram do preparo deste prato típico italiano, o qual foi servido para a população com molho à bolonhesa. A 5ª Vindima Goethe segue até domingo, dia 27.

  • 1540ad286442eb1d8cc09e0b1aaa8983
  • p17hjm4ogi1nrq7jm5vj14j9cae3
  • p17hjm4ogi12pr2s11s3of913tb4
  • p17hjm4ogi5fkjqvlegls09hj5
  • p17hjm4ogi1dlr1o1msq3lvd106u6
  • p17hjm4ogi1r6c1mop1gob10osket7