Saúde

Vacina contra Febre Amarela já está à disposição dos moradores de Siderópolis

Devem ser imunizadas todas as pessoas na faixa etária entre nove meses e 59 anos.

Foto: Divulgação

Já está disponível nas Unidades Básicas de Saúde de Siderópolis, a vacina contra a Febre Amarela. Devem ser imunizadas todas as pessoas na faixa etária entre nove meses e 59 anos. “A prevenção continua sendo a melhor saída para evitar problemas maiores. É importante que todos participem”, destacou o prefeito Hélio Cesa, o Alemão.

As pessoas que nunca receberam a vacina contra febre amarela, devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência com seu cartão de vacinação para ficar protegido. A Coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Siderópolis, Renata de Lorenzi Dagostin, aponta informações importantes sobre a vacinação.

“A vacina está indicada como Dose Única e não precisa refazer; pessoas com mais de 60 anos, gestantes e mulheres que amamentam que forem imunizadas, precisam ser avaliadas pelo serviço de saúde para identificar se possuem alguma contraindicação”, afirmou a coordenadora, que emendou: “a vacina é o único meio de prevenção contra a doença”.

Cuidados com mosquito transmissor

Mesmo com a imunização, a Secretaria de Saúde de Siderópolis ratifica a necessidade da manutenção dos cuidados com o mosquito transmissor da doença. “Manter os terrenos limpos e sem água parada continua sendo essencial para que não tenhamos focos do mosquito transmissor. Todos os cuidados que sempre tivemos devem ser mantidos. Vamos continuar com nossas campanhas”, afirmou a responsável pelo Programa da Dengue da Secretaria de Saúde de Siderópolis, Jaqueline Elias.

Febre Amarela

É uma doença infecciosa aguda, febril, causada por vírus que pode levar a morte em uma semana, se não for diagnosticada rapidamente. A transmissão é feita através da picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti, desde que o inseto esteja contaminado (após picar um ser humano com a doença). Esta é conhecida como febre amarela urbana. O segundo tipo e pela picada do mosquito Haemagogus. Este conhecido como febre amarela silvestre. Após a picada do mosquito a doença demora de três a seis dias para se manifestar. A única forma de evitar a febre amarela é por meio da vacinação e por meio de campanhas educativas com a população para evitar os criadouros dos vetores do vírus.

Sinais e Sintomas

Febre, Calafrios, Cefaléia, Dores musculares, Prostração, Náuseas, Vômitos.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Siderópolis 

Notícias Relacionadas

Morador tem bens e dinheiro furtados de casa em Orleans

Conforme a Polícia Militar, o crime ocorreu no intervalo de aproximadamente duas horas, entre a saída e o retorno dos moradores.

Policiais trocam tiros com ladrões de gado em Gravatal

Criminosos fugiram quando tentariam furtar gado de uma propriedade. Movimentação foi denunciada por moradores.

Vereadores apresentam 28 indicações na segunda sessão do ano em Cocal do Sul

Entre os assuntos, vereadores cobraram o início do funcionamento do recém-inaugurado Centro Dia do Idoso, construção de canal auxiliar no bairro Jardim Elizabeth e questionaram cessão de carro, sem aprovação da Câmara.

Família tem casa destruída por incêndio em Araranguá

Segundo a moradora, o fogo teria iniciado no forro de um dos quartos da casa, onde moravam o pai, a mãe e uma criança. Ninguém ficou ferido.