Saúde

Vacina contra HPV volta a ser disponibilizada nas escolas de Içara

Foto: Alexandra Cavaler / Comunicação Prefeitura de Içara

Foto: Alexandra Cavaler / Comunicação Prefeitura de Içara

Atendendo determinação do Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações – PNI, a secretaria de saúde de Içara ampliou, desde 2014, o Calendário de Vacinação com a introdução da vacina quadrivalente contra o papilomavírus humano – HPV oferecida pelo Sistema Único de Saúde – SUS.

A imunização tem como público alvo meninas entre nove e 11 anos de idade e adolescentes e mulheres de 14 a 26 vivendo com o HIV. Também serão vacinadas as adolescentes de 13 anos 11 meses e 29 dias que ainda não receberam a 1ª dose e as adolescentes que necessitem da 2ª dose.

De acordo com a enfermeira da vigilância epidemiológica do município, Talita Lima, a vacinação, nesse ano, seguirá a estratégia mista, nas escolas públicas e privadas, buscando a participação das instituições de ensino para a realização da 1ª e 2ª dose.

O procedimento inicia neste mês, a partir da próxima semana, em parceria com a secretaria de Educação de Içara. O calendário será organizado pelas unidades de saúde em parceira com as escolas de cada bairro.

“Na vacinação nas instituições de ensino, caso o pai ou responsável não autorize a vacinação da adolescente, deverá encaminhar à escola o “Termo de Recusa de Vacinação contra o HPV”, distribuído pela direção antes da vacinação. É improtante também que seja levado o cartão de vacinação”, explicou Talita.

O esquema vacinal preconiza que a primeira dose deve ser feita em março de 2015, a segunda no mês de setembro do mesmo ano, e a terceira 60 meses depois, ou seja no ano de 2020.

Colaboração: Alexandra Cavaler / Comunicação Prefeitura de Içara