Saúde

Vacina contra o HPV é disponibilizado em Criciúma

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Criciúma, através do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde, está ofertando gratuitamente vacinas contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV). O procedimento é considerado rotina e deve ser realizado por meninas entre nove e 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

De acordo com a enfermeira do Setor de Imunização, Patrícia Carvalho, o esquema vacinal é feito por duas doses, aplicadas em um intervalo de seis meses. “A vacina tem um custo elevado, mas o município disponibiliza gratuitamente. É um procedimento importante, pois previne a proliferação do HPV e garante a saúde das crianças e dos adolescentes”, afirma.

Para receber a dose, os beneficiários devem ir até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, acompanhadas pelos pais ou responsáveis, portando Carteira de Vacinação e Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Saiba mais sobre o HPV

Transmitido através de contato pele com pele, o HPV pode causar verrugas e lesões na pele e mucosas. Estas lesões podem levar aos cânceres de pele, colo de útero, pênis e garganta.

Colaboração: Fagner Santos/Comunicação Prefeitura de Criciúma

Notícias Relacionadas

Prefeitura de Jacinto Machado vacina idosos contra a gripe em casa para evitar aglomerações nos postos

No total, são 2.200 pessoas acima de 60 anos, que serão imunizados.

Coronavírus em SC: Fapesc convida pesquisadores para falar sobre desenvolvimento de vacina para Covid-19

A Fapesc convidou os pesquisadores André Báfica e Daniel Mansur para conversar diretamente com os catarinenses em live nas redes sociais nesta quinta-feira (30), às 17h.

Universidade de Brasília e HUB iniciam teste de vacina contra covid-19

Apenas profissionais de saúde podem participar do estudo

Ministro da Saúde anuncia dose de reforço de vacina contra Covid-19 para quem tem mais de 60 anos

Até aqui, o Ministério da Saúde havia anunciado a dose de reforço para imunossuprimidos, profissionais de saúde e pessoas com 70 anos ou mais.