Saúde

Vacinação contra Covid-19 em gestantes é suspensa em SC

Medida ocorre após recomendação da Anvisa pela suspensão da aplicação da Astrazeneca em grávidas

Divulgação

Santa Catarina suspendeu a vacinação contra a Covid-19 em gestantes. A determinação acontece após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendar a suspensão imediata da aplicação do imunizante Astrazeneca em grávidas. 

A Anvisa emitiu uma nota técnica na noite de segunda-feira (10) pedindo a suspensão imediata da aplicação do imunizante nas gestantes. O motivo não foi especificado e a agência disse apenas que monitora eventos adversos sobre as vacinas contra o coronavírus aplicadas no país. A bula da vacina não recomenda aplicação sem avaliação médica.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) disse que aguarda o pronunciamento oficial do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde e da Anvisa para orientar as equipes de imunização sobre a continuidade da vacinação das gestantes contra a Covid-19.

— Por enquanto está suspensa a vacinação por precaução. Aguardamos pronunciamento oficial do Ministério da Saúde para orientarmos a continuidade da vacinação das gestantes em Santa Catarina — informou o superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário.

Segundo Macário não foi registrado nenhum evento adverso grave em gestantes que receberam a Astrazeneca em Santa Catarina.

A aplicação de vacinas contra Covid-19 em puérperas continua liberada pela Anvisa.

Em São Paulo a vacinação de gestantes com comorbidades foi suspensa. A medida foi adotada também, segundo o G1, pelo Rio de Janeiro e o Mato Grosso do Sul.

Com informações do G1

Notícias Relacionadas

Pesquisa aponta aumento de casos de covid em 1.217 cidades esta semana

O número corresponde a 33,9% das 3.591 prefeituras ouvidas

Governo de SC vai prorrogar estado de calamidade pública até 30 de setembro

Com a medida, o Estado fica desobrigado de cumprir algumas metas fiscais, o que facilita o combate ao vírus

Santa Catarina avança na certificação de propriedades livres de brucelose e tuberculose

A intenção da Secretaria da Agricultura é ampliar o número de certificações, para que esse seja mais um diferencial competitivo do agronegócio catarinense

Governo do Estado abre licitação para elaboração de estudo para criação de rodovia alternativa à BR-101 Norte

A empresa que for selecionada na licitação terá seis meses para executar um estudo identificando onde poderá passar essa nova rodovia