Saúde

Vacinação contra gripe continua abaixo da meta em Criciúma

Faltando apenas cinco dias para encerrar a Campanha de Vacinação, apenas 70,77% do público-alvo compareceu aos postos de saúde

Foto: Milena dos Santos

Com a proximidade do fim da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que encerra na sexta-feira (26), a Secretaria Municipal de Saúde está em alerta para imunizar as pessoas que fazem parte do grupo prioritário. Somente 70,77% do público-alvo compareceu aos postos de saúde para tomar a dose preventiva contra os vírus H1N1, H3N2 e influenza B.

Segundo a enfermeira do Setor de Imunização, Patrícia Carvalho, a vacina é a principal forma de prevenção e diminui a circulação do vírus. “Nossa preocupação com a baixa procura pela vacina faz sentido, já que as pessoas não estão buscando a prevenção. Sabemos que ainda não há casos da doença, e isso deixa as pessoas acomodadas. Mas a população precisa lembrar que estamos nos aproximando do inverno, período em que aumenta a incidência da doença, por isso é importante que as pessoas dos grupos prioritários estejam protegidas”, comenta.

Desde o início da campanha, 39.549 pessoas do grupo prioritário tomaram a dose da vacina. O índice está abaixo do esperado, uma vez que a meta do Setor de Imunização é vacinar 90% do público-alvo, totalizando 50.302 pessoas. A cobertura vacinal se apresenta ainda mais baixa entre três grupos prioritários: crianças, trabalhadores em saúde e gestantes, com taxas de 48,11%, 48,16% e 53,32%, respectivamente.
Público prioritário

Até sexta-feira, devem se vacinar as pessoas que fazem parte do público prioritário preconizado pelo Ministério da Saúde (MS). A lista inclui idosos, crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres com até 40 dias após o parto), profissionais da área da saúde, do sistema prisional, população privada de liberdade, indígenas e portadores de doenças crônicas.

Colaboração: Milena dos Santos/Assessoria de Comunicação