Geral

Vacinação contra sarampo em crianças menores de cinco anos encerra nesta sexta-feira em Criciúma

A doença é causada por um vírus e pode levar à morte. Um infectado pode transmitir o vírus para mais 18 pessoas.

Divulgação

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação, com foco em crianças de seis meses a menores de cinco anos segue até sexta-feira (25). No município, nessa faixa etária, a cada 10 pessoas, oito já foram vacinadas. Mesmo assim, é importante que todos compareçam às unidades de saúde com a carteira de vacinação, para garantir a imunização. A segunda etapa, para pessoas entre 20 e 29 anos, inicia no dia 18 de novembro, mas não impede que as pessoas, nas faixas etárias previstas, compareçam às unidades de saúde.

Segundo a técnica de enfermagem do setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Kelli Barp Zanette, Criciúma não possui casos registrados. “As vacinas aplicadas são a tríplice viral (caxumba, sarampo e rubéola) e tetra viral (caxumba, sarampo, rubéola e varicela) podem ser tomadas até 49 anos. Até 29 anos é preciso ter duas doses e de 30 até 49 uma dose é suficiente”, destacou, acrescentando que “é preciso que todos compareçam às unidades de saúde para que o município siga sem registros”.

Números

O sarampo atinge o Brasil, sendo que Santa Catarina é o 6º em número de casos. Segundo dados do último boletim divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC), em 2019 foram confirmados 34 casos, 17 estão em investigação e 230 foram descartados. Entre os casos confirmados, um deles foi em Imbituba, no sul do estado. “Criciúma já estava em alerta, enfatizando no bloqueio à patologia, que é a vacinação. Com esse caso em Imbituba, nossa preocupação se acentua”, explicou a técnica de enfermagem.

Sintomas e transmissão

Os principais sintomas são febre, tosse, coriza, manchas vermelhas e olhos avermelhados. A doença é causada por um vírus, que se espalha facilmente pelo ar e permanece no ambiente por até duas horas e pode levar à morte. A transmissão ocorre por meio da respiração, tosse ou espirro. Uma pessoa pode infectar até 18 pessoas no mesmo local.

Dia D

No dia 18 de novembro inicia a campanha de Vacinação para pessoas entre 20 e 29 anos, sendo que no dia 30, será realizado o Dia D da segunda etapa, onde todas as salas de vacinação de Criciúma ficarão abertas das 8h às 17h.

Colaboração: Comunicação DECOM

Notícias Relacionadas

Centro de Convivência: Siderópolis terá novo espaço para receber crianças, jovens, adultos e idosos

O local receberá grupos que integram o serviço de convivência, que totalizam 326 pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos.

Mais de 5,7 mil crianças comparecem na 1ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em Criciúma

Número superou a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde. Segunda etapa inicia dia 18 de novembro, com foco em adultos de 20 a 29 anos

Assistentes sociais do Poder Judiciário estudam garantia do direito à convivência familiar de crianças e adolescentes

Os nove pesquisadores integrantes do grupo trabalharam na elaboração de um subprojeto para a produção e disseminação de conhecimentos e o aperfeiçoamento de metodologias de trabalho na área

Campanha Natal Jovem Solidário de Orleans distribui mais de 500 brinquedos e meia tonelada de alimentos

Ação promovida pelo Setor de Juventude da Paróquia Santa Otília finalizou no domingo (23) com a entrega das doações pelos voluntários.