Segurança

Vai tentar fazer a dupla cidadania? Veja dicas para fugir de golpes

Pressa para conquistar documento vira alvo de criminosos que utilizam de assessorias falsas

Foto: Ilustrativa

O alerta vem de uma plataforma que atua em prol de esclarecimentos a diversos serviços de cidadania. É um golpe que aparece muito nos últimos tempos aliado ao momento em que se busca a dupla cidadania.

A crescente é de 2022 para cá. Vários brasileiros buscam empresas especializadas para se informar e adquirir esse direito da forma mais rápida possível.

Como saber se a opção é segura?

Rafael Gianesini, CEO e cofundador da Cidadania4U, explica que o fato de muitos procurarem por um processo mais rápido acaba encontrando com assessorias falsas ou até mesmo de fachada que se aproveitam da ansiedade das pessoas para extorquir dinheiro.

De acordo com Rafael, essas empresas acabam prometendo um trâmite mais fácil, por conta da burocracia envolvida para a conclusão, e assim conseguem aplicar altas taxas aos clientes. É assim que enganam e a pessoa nunca receberá nada do que solicitou.

Algumas dicas ajudam a combater esse tipo de golpe de dupla cidadania:

1 – Ficar atento e checar informações sobre a empresa. O site Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é um local para ajudar.

2- Estabelecer um vínculo com a empresa, como o contato direto do assessor que acompanhará de perto o seu processo.

3- Preste atenção às promessas.

4- Solicite acesso a todos os documentos.

5 – Cheque as informações sobre o contrato de permanência no país de destino. Por exemplo, se está indo para a Itália, por exemplo, é comum que consultorias migratórias legítimas tenham apartamentos próprios para hospedar seus clientes ou, ainda, façam o aluguel de uma residência no nome do próprio cliente. Caso você não tenha sido informado sobre isso, questione o contrato proposto pela empresa.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Via ND+