Geral

Vales da Uva Goethe: Indicação Geográfica será tema de Fórum em Urussanga

A Unesc, apoiadora do “Vales da Uva Goethe”, estará presente no evento

A importância da IG (Indicação Geográfica) para a promoção e o desenvolvimento de uma região estará em pauta nesta sexta-feira (23/11) em Urussanga. Diversas entidades, como Ministério da Agricultura, UFSC, Epagri, FURB, Sebrae e Unesc, ancorados pela Associação ProGoethe, vão discutir a importância de um produto que tenha o selo de IG, como é o caso do “Vales da Uva Goethe”, que recebeu a Indicação de Procedência em 2011, sendo a primeira de Santa Catarina.

A Unesc estará presente com pesquisadores durante a 3ª Reunião do Fórum Catarinense de Indicações Geográficas e Signos Distintivos, que ocorre no Auditório da Vinícola Mazon, em Urussanga, às 14 horas. Os colaboradores da Universidade vêm apoiando o “Vales da Uva Goethe” com estudos (em andamento), que analisam o mercado de vinho, o uso da terra e o impacto do valor agregado da adoção da Indicação de Procedência para a região.

Indicação Geográfica

O registro de Indicação Geográfica é conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor agregado e identidade própria, além de distingui-los em relação aos seus similares disponíveis no mercado. São produtos que apresentam uma qualidade única em função de recursos naturais como solo, vegetação, clima e saber fazer.

Existem duas espécies ou modalidades de Indicação Geográfica: IP (Indicação de Procedência) e DO (Denominação de Origem). O Vales da Uva Goethe é um dos produtos com Indicação de Procedência no Brasil, abrangendo Urussanga, Pedras Grandes, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Orleans e Treze de Maio.

Colaboração: Davi Carrer