Segurança

Vândalos provocam a perda de mais de 300 doses de vacina

Atitudes inconseqüentes tem causado inúmeros prejuízos à população do bairro Aurora, em Içara. Em menos de 15 dias atos de vandalismo, como a quebra da caixa de energia e o desligamento do disjuntor, causaram a falta de energia elétrica durante toda a noite, na unidade de saúde do bairro, levando a perda de 344 doses de vacinas. Um custo de mais de 2.500,00 reais.

Segundo a enfermeira responsável pela unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF), Susana Novelli, o prejuízo maior não é o financeiro, mas sim para a saúde da população que procura a imunização, que tem data programada, “e não encontra por causa de atitudes reprováveis como estas”, assinalou acrescentando que se não bastasse o estrago, todas as manhãs a frente da unidade está cheia de lixo. “Nos deparamos todos os dias com restos de lanches, saches de molhos, garrafas de bebida, além dos cartazes informativos que são arrancados e os vidros quebrados”, lamentou.

“Estou no quarto mês de gestação e preciso fazer o reforço da vacina. Hoje cheguei na unidade e me informaram que não poderia receber a dose, a não ser que me deslocasse para outro bairro. É triste saber que ainda tem pessoas que agem desta forma, eles esquecem que suas famílias e eles mesmos também precisam do atendimento oferecido”, declarou.

Segundo a coordenadora de Atenção Básica, enfermeira Glicia Pagnan, as vacinas já foram recolhidas, pois com a falta de energia o produto ficou comprometido. “A eficácia destes produtos dependem diretamente da forma de armazenamento. Estamos tomando providências emergências e acreditamos ter a situação normalizada na próxima semana, com todas as vacinas novamente à disposição dos moradores”, explicou enfatizando que na unidade são atendidas 1.150 famílias, ou seja, mais de 3.800 içarenses.

Glicia ainda ressalta que também até o final da próxima semana os vidros devem ser trocados, a empresa de vigilância que faz a ronda terá os trabalhos intensificados, e uma grade será colocada na caixa de energia para evitar um novo apagão no prédio. “A administração junto da secretaria de Saúde está tomando medidas que evitem atos de vandalismo, mas fizemos um apelo á população: que nos auxilie nos cuidados, pois este é um bem público essencial à comunidade. Buscamos sempre oferecer serviços de qualidade, mas precisamos da colaboração de todos”, enfatizou.

Entre as vacinas que precisaram ser descartadas estão doses de Pneumo10, VOP, SALK, Meningo C, Pentavalente, Influenza, Hepatite B, DTP (tríplice), Rotavírus, VTV e Tétano. O prédio ainda foi arrombado neste ano quando levaram um aparelho de TV e um DVD utilizado em reuniões, palestras e para os pacientes na sala de espera.

Dados da ESF bairro Aurora – São realizadas mensalmente 650 consultas médicas, 960 visitas domiciliares, 250 procedimentos de enfermagem e 250 procedimentos odontológicos. A equipe é composta por uma enfermeira, um médico, um cirurgião dentista, um auxiliar de consultório dentário, três técnicas de enfermagem (uma atendendo na localidade de Barracão, subordinada a ESF Aurora), sete agentes comunitários de saúde, e uma agente de serviços gerais. No local também atendem especialistas: gastro e reumato.

Colaboração: Alexandra Cavaler