Educação

Vanderlei escreveu sua história

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Após o merecido descanso, estamos de volta para continuarmos nossa caminhada levando informação para a sociedade, cumprindo nossa responsabilidade social, pois todo meio de comunicação é uma ferramenta para a construção de um mundo melhor. Enquanto descansávamos, analisamos fatos, observamos acontecimentos, dos mais fúteis aos mais preocupantes para que pudéssemos esboçar as ideias para o reinício de nossa jornada. Mas, às vezes, as surpresas que surgem no caminho  merecem o nosso olhar, e obrigam-nos  desviar nossa rota. Foi o que aconteceu comigo. Apesar de já ter tecido uma ideia, um fato desviou meus pensamentos e quero usar este espaço para fazer uma reflexão sobre nossas ações no plano terreno, já que a vida é apenas uma passagem, uma oportunidade para praticarmos o bem e deixarmos nossa marca registrada neste mundo pelo qual temos responsabilidades.                                                                                          

Lauro Müller sofreu esta semana a perda de um cidadão simples e humilde que não precisou nascer aqui para dedicar seu amor pela terra e assumir uma responsabilidade social que muitos que aqui nascem, vivem e morrem são incapazes de fazer. Mostrou-nos que servir desinteressadamente é uma virtude de poucos, mas a recompensa vem em forma de gratidão.  É sobre o exemplo de dedicação às crianças e jovens dado pelo Maestro Vanderlei Mendes que me refiro neste espaço.

Há quase duas décadas Vanderlei adotou Lauro Müller como sua cidade e sem fazer muito barulho foi imprimindo sua marca, na medida em que conquistava o coração das crianças para o aprendizado da música, a arte da alma. Era um exímio profissional, cumpridor de suas obrigações, porém o cansaço da labuta diária não o impedia de dedicar grande parte das suas horas de lazer  a um trabalho social fantástico: ensinar música para crianças. Foi professor de violão, formou corais, representou nosso município em nível regional e estadual, abriu caminhos para grandes talentos dando as primeiras orientações e incentivo na  busca da realização de sonhos que pareciam impossíveis, a exemplo da cantora Lilian Rodrigues que hoje brilha em nível nacional, graças ao apoio,  incentivo e ensinamentos dele.

Como já dizia o poeta: “um músico não é quem toca um instrumento, mas é aquele que através de um instrumento, toca o coração e a alma das pessoas”. E foi assim que Vanderlei deixou sua marca, pois a melodia e a alegria dele tocavam fundos a alma e o coração de todos que tiveram o prazer de com ele conviver. Fez um trabalho social inesquecível em Lauro Müller, não só pelas crianças que tiveram o prazer de desfrutar dos ensinamentos transmitidos, mas por todos os cidadãos lauromüllenses, porque refletirá numa juventude mais sadia e consciente para nossa sociedade. Ensinou e encantou a muitos com sua habilidade de tocar e cantar, marcando assim sua passagem terrena, escrevendo seu nome na história.

Quem sabe, entre tantos objetivos e planos traçados para 2016, cada cidadão do mundo inclua sua parcela de contribuição para a formação de um mundo melhor doando um pouco de si na busca da felicidade coletiva. Independente de classe social, situação econômica, disponibilidade de tempo, todos, indistintamente, temos o compromisso com as gerações que nos sucederão.