Saúde

Vasectomia de graça em Imbituba

O procedimento cirúrgico é realizado na Policlínica Municipal, por meio Sistema Único de Saúde - SUS.

Foto: Divulgação / Comunicação Prefeitura de Imbituba

A partir de agora, os homens, moradores de Imbituba, que não querem mais ter filhos, podem procurar as Unidades de Saúde dos bairros, para fazer um cadastramento e entrar na fila de espera por uma cirurgia de vasectomia.

O procedimento, realizado na Policlínica Municipal, é feito de graça. Por meio do Sistema Único de Saúde – SUS, os pacientes inscritos têm acesso ao serviço ambulatorial. Mas, antes da cirurgia, os homens interessados precisam passar por uma consulta de rotina. Só após a triagem, eles serão encaminhados ao urologista.

“Hoje a gente sabe da importância do controle de natalidade, não só em nosso município, mas em todo o país. Imbituba sempre teve uma demanda grande para isso, que nunca foi atendida. E o nosso hospital, por razões religiosas, não aceita fazer vasectomias ou laqueaduras. Mas hoje, a gente consegue fazer pelo SUS na nossa Policlínica”, ressaltou Rosenvaldo Júnior, prefeito de Imbituba.

E é nas Unidades de Saúde onde será montado um processo com o histórico do paciente. Para o documento, são necessárias fotocópias da Carteira de Identidade – CI, do Cartão Nacional de Saúde – CNS, do comprovante de residência e do cartão da família.

A documentação deverá ser encaminhada à policlínica para a enfermeira responsável ou, na ausência da profissional, poderá ser entregue na recepção da unidade de saúde. O encaminhamento dos documento poderá ser feito pelo próprio paciente ou pelos familiares.

O contato com os pacientes é feito por telefone. Caso o interessado na cirurgia não seja encontrado, os profissionais de saúde entrarão em contato com a Estratégia de Saúde da Família – ESF. “É uma grande conquista. A gente acredita que, em até 3 meses, o município consiga atender todos os pacientes que estão na fila de espera por uma cirurgia de vasectomia”, destacou o prefeito.

Será realizada uma cirurgia de vasectomia por semana. O médico responsável pelo procedimento é o urologista Diego Neves Carvalho.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Imbituba

Notícias Relacionadas

Prefeitura de São Ludgero promove Dia D de Multivacinação para crianças e adolescentes no dia 22 de agosto

Ação será realizada na Sala de Vacinas da ESF Margem Esquerda, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. Haverá brinquedos no local para garantir a diversão dos pequenos.

Família de Imbituba faz rifa de carro para custear cirurgia de bebê de 11 meses

Ana Clara Schmidt precisa passar por um procedimento e família estima gasto inicial de R$ 14 mil; veículo dos pais é o prêmio da campanha.

SUS passa a oferecer novo teste para rastreamento de câncer colorretal

Exame será destinado a homens e mulheres assintomáticos de 50 a 75 anos e realizado a cada dois anos.

Há 18 anos na fila do SUS, moradora de Urussanga faz vaquinha para conseguir cirurgia de R$ 56 mil

Mayara Custódio, de 28 anos, convive com dores e limitações e busca apoio para realizar uma cirurgia ortognática.