Geral

Veículos são entregues para a assistência social

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O governador Raimundo Colombo entregou na tarde dessa terça-feira (10), 194 veículos para as prefeituras catarinenses, que serão usados na prestação dos serviços de assistência social. Outros 24 veículos, também entregues, darão suporte operacional da SST.

Os veículos serão usados pelas prefeituras para a busca ativa e a proteção social dos idosos, pessoas com deficiência, mulheres, crianças e adolescentes, que não acessam os programas governamentais e estão desprotegidos. Também ajudarão a dar suporte para os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). Armazém, Grão-Pará, São Martinho, Sâo Ludgero, Rio Fortuna e Santa Rosa de Lima foram contemplados com os veículos.

“A intenção é fazer com que esses veículos façam um trabalho de proteção social e que todas as prefeituras tenham um equipamento melhor para realizar o trabalho nos bairros. Nossa prioridade em 2014 será de atender, de forma muito forte e melhor, as pessoas, em especial os mais pobres”, destacou o governador.

A busca ativa refere-se à localização e inclusão no Cadastro Único de todas as famílias em situação de extrema pobreza, assim como o encaminhamento destas famílias aos serviços da rede de proteção social. Estima-se que em Santa Catarina 28 mil famílias estejam fora e possam ser inseridas nos programas sociais do governo.

Dentre os programas que as famílias podem ser incluídas estão o Benefício de Prestação Continuada (BPC) idoso – que concede um salário mínimo às pessoas acima de 65 anos sem condições de se sustentar e o BPC para as pessoas com deficiência. Além disso, as famílias podem ser cadastradas para programas de transferência de renda como o Bolsa Família, do governo federal, e o Santa Renda, do governo estadual.

Colaboração: Chênia Cenci/Comunicação SDR Braço do Norte