Geral

Veleiro é construído em Tubarão

Foto: Divulgação/Diário do Sul

Foto: Divulgação/Diário do Sul

Depois de oito meses de trabalho, o resultado já pode ser visualizado: um veleiro de 9,88 metros e 32 pés foi construído pela Northmetalurgica Naval, em Tubarão. A parte metálica, segundo o proprietário da empresa, Jean Abreu Machado, foi finalizada. Porém, falta a marcenaria, que será feita pelo cliente. 

O veleiro deve ser usado para dar uma volta ao mundo pelo cliente que o encomendou e foi a primeira embarcação construída pela empresa. Já a pintura, ressalta Jean, é feita de acordo com o desejo do dono. “Como o alumínio é uma estrutura ecologicamente correta, pois pode ser reciclada, não necessita de pintura. Esse trabalho é realizado de acordo com a vontade do cliente”, observa.

De acordo com Jean, as principais encomendas são de barcos de pequeno porte e de pesca. “Esse tipo de barco é o forte da região. Já os veleiros, geralmente, são destinados a outros Estados. Muitas vezes, o cliente compra o projeto e nós executamos”, explica.

A metalúrgica constrói veleiros, embarcações de pequeno porte, barcos de pesca em alumínio ou aço. “Temos disponíveis kits destinados ao construtor amador de embarcações, que consiste no fornecimento de chapas cortadas de acordo com cada projeto, no qual quem construirá a embarcação é o cliente”. 

Segundo Jornal Diário do Sul, com as portas abertas há um ano, a Northmetalurgica também presta serviços de cortes em plasma e em solda em todas as ligas metálicas. A ideia de abrir a empresa surgiu da percepção de crescimento do setor náutico no Estado. “É um nicho de mercado ainda pouco explorado na região, principalmente das embarcações de metal, como o alumínio”.