Esporte

Veleiros invadem o Rincão

Iate Clube Veleiros da Lagoa recebeu mais de 30 atletas do país na 16ª edição da Taça Alberto Lineburguer

Velejadores de todo o Brasil estiveram nos mares do Sul de Santa Catarina para participar do 16ª Taça Alberto Lineburguer. O Iate Clube Veleiros da Lagoa, no Balneário Rincão, recebeu 32 atletas, sendo 12 catarinenses e cinco da região, da categoria Snipe, a mesma que consagrou os atletas Robert Schidt e Torben Grael em Olimpíadas e competições nacionais. O melhor criciumense classificado foi Eduardo Mondardo. Ele terminou a prova realizada no fim de semana na oitava colocação.

De acordo com o velejador, foi uma experiência muito boa, pois concorreu diretamente com competidores experientes. “A minha meta era ficar com o quinto lugar, mas o nível da prova estava concorrido. Os concorrentes treinam bastante e competem para valer”, afirma. Eduardo não é um atleta profissional. Ele participou na categoria “Sênior” e usufrui do esporte como hobby.

“Eu gosto de fazer isso e sempre vou fazer, porque isso faz muito bem para mim”, conta. A prova é sediada todo ano nas localidades do Rincão e, neste ano, as condições climáticas foram favoráveis. “Quando estávamos na água, tinha um vento de 20km/h. Não é das melhores situações. No entanto, já serviu para competirmos”, ressalta.

Ranking para motivar

Até o final do ano passado, os esportistas participavam, mas não tinham os pontos contabilizados nas provas. Isso atrapalhava cada atleta para conseguir patrocínio na hora das disputas. Por isso, foi criado um ranking para essa modalidade. Além de adquirir uma ajuda financeira, também motiva todos a brigar pelo primeiro lugar. “Agora com o ranking facilitou a nossa vida e isso só bem para beneficiar aos participantes”, avisa.

Todo mês tem uma prova

Quem gosta de praticar essa modalidade, tem a chance de participar. Pelo menos, uma vez por mês, o Iate Clube Veleiro da Lagoa sedia um torneio para a região do sul de Santa Catarina. “Em média disputam oito barcos. Já ajuda para quem deseja praticar e quem gosta desses tipos de competições”, coloca.

Homenagem ao criciumense

A 16ª etapa Taça Alberto Lineburguer recebe a homenagem de um criciumense, que foi um grande influenciador desse esporte, no município e no Rio Grande do Sul. Na década de 50, ele foi para capital gaúcha e construiu 20 barcos para a realização do mundial, na classe Snipe. O sucesso dos barcos foi imenso e ele acabou conhecido. Com isso, o criciumense voltou para a cidade, com o objetivo de socializar essa modalidade. Por esses detalhes, ele ganhou o agraciamento.

A Tribuna
 

[soliloquy id=”7387″]