Sem Categoria

Vencida a burocracia, obras da Escola Cônego Santos Sprícigo iniciam hoje, em Orleans

Foto: Ketully Beltrame / Arquivo / Sul in Foco

Foto: Ketully Beltrame / Arquivo / Sul in Foco

O improviso marca o início do ano letivo na Escola de Educação Básica – EEB Cônego Santos Sprícigo, localizada no bairro Alto Paraná, em Orleans. Isso porque, há quatro meses, em outubro do último ano, um vendaval atingiu o local. Salas foram destelhadas e a parte elétrica danificada. Atualmente, 70% da estrutura estão comprometidos.

Conforme informações da Administração Municipal, as obras começam nesta segunda-feira (13), com previsão de um mês para conclusão. O custo para os cofres públicos será de R$ 51 mil, incluindo novo telhado, pintura e parte elétrica. O prefeito Jorge Koch lamenta a demora e explica que ela se deu em função dos processos burocráticos.

"A empresa vencedora é a Águas Brancas, de Urubici. Cinco profissionais começaram os trabalhos no local. A licitação já foi feita desde o início de janeiro. O que acaba atrasando o serviço público é o prazo burocrático. Nós nos manteremos fiscalizando, assim como ocorrerá em todas as obras por nós contratadas”, afirmou o gestor.

Neste ano, a escola atende 265 alunos. Mais da metade está estudando de forma improvisada, em locais próximo. Alguns recebem aulas no Centro de Apoio, que era utilizado para atividades do contraturno escolar, e outros no Salão Paroquial e em salas da igreja, utilizadas para catequese.

“É um caso emergencial e será necessária a compreensão dos alunos e funcionários da escola para que se adaptem à situação", solicita o prefeito. "Estamos no início das aulas e também da gestão. Nosso objetivo é deixar as escolas em perfeito estado na parte física. Incômodos existirão, mas serão superadas nos próximos 30 dias. Depois disso, contarão com uma boa sala de aula para receber os estudantes”, destaca.

A direção da escola, que esperava ansiosa pela reforma, comemorou a notícia. Assim que a obra for concluída, uma equipe fará a limpeza do local para, finalmente, receber todos os alunos matriculados.