Geral

Venda de peixes é aquecida com a Quaresma

A tradição de trocar a carne vermelha por peixe no período não é mais seguida com tanto rigor, mas muitas famílias ainda mantém o hábito

A Quaresma começou ontem e marca, além de um período de religiosidade e preparação para a Páscoa, uma época em que o setor de pescados tem um aumento considerável nas vendas. A tradição de trocar a carne vermelha por peixe no período não é mais seguida com tanto rigor, mas muitas famílias ainda mantém o hábito, especialmente nas quartas e sextas-feiras que precedem a Páscoa.

De acordo com o comerciante Nelci Fernandes, no período a tendência é que as vendas sejam até 50% maiores do que em outros meses. “Todo ano vende mais nessa época. Já na Quarta-feira de Cinzas, normalmente a venda é boa, mas esse ano o primeiro dia da Quaresma foi fraco. Espero que daqui pra frente seja melhor”, pontua.

Se depender do preço, as vendas devem aumentar. Conforme Nelci, os valores continuam no mesmo patamar do ano passado. O comerciante Lindolfo Coelho, do Mercado Público, aponta que os preços dos peixes se mantêm em relação a 2012. “Não tivemos aumento, até porque esse ano a venda foi fraca”, lamentou Lindolfo à reportagem do Jornal Diário do Sul. Em sua loja, a tainha custa R$ 8,10 o quilo e o filé de pescado sai por R$ 13,00.

A oferta de peixes, por enquanto, é satisfatória – nas duas lojas visitadas, há corvina, pescado, tainha, sardinha, tilápia e cascudo. A demanda maior, porém, pode fazer o produto ficar escasso, conforme aponta Nelci. “Já estamos com alguns tipos faltando, e os produtos têm vindo em quantidade menor do que pedimos. Com a demanda maior por causa da Quaresma, o preço pode até aumentar”, avisa o comerciante.

A dona de casa Maria de Lourdes já garantiu o peixe para as próximas semanas. “Na minha família, mantemos a tradição durante a Quaresma. Não comemos carne vermelha nas quartas e sextas e evitamos durante todo o período. Por isso, compro muito mais peixe”, conta.

O carpinteiro Adão Delfino também aproveitou a Quarta-feira de Cinzas para comprar peixe. No caso dele, porém, a Quaresma não é o motivo de optar por este tipo de carne. “Eu gosto muito e compro sempre”, revela.

Quaresma

A Quaresma é o tempo litúrgico de conversão e preparação para a Páscoa. É tempo de mudar e reavaliar atitudes e comportamentos. A Quaresma dura 40 dias, começando na Quarta-feira de Cinzas e termina no domingo de Ramos. Para os católicos é um tempo de reflexão, de penitência, de conversão espiritual e preparação para o mistério pascal. A duração da Quaresma está baseada no símbolo do número quarenta na Bíblia – quarenta dias do dilúvio, quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, e quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública.