Economia

Vendas do varejo crescem 4,35% no Dia das Mães

Índice superou a expectativa da Federação das CDLs de SC, que projetava aumento de 4%

As vendas a prazo do varejo catarinense no Dia das Mães superaram a expectativa da Federação das CDLs de SC e atingiram um crescimento de 4,35% em relação à data no ano passado. Para Sergio Medeiros, presidente da FCDL SC, o aumento pode ser explicado por fatores como a redução do IPI dos smartphones, o frio e as condições de pagamento proporcionadas pelo mercado. A projeção da entidade era de um incremento de 4%.

“Este bom resultado veio na mesma onda do crescimento de 4,82% registrado no varejo em abril”, afirma o presidente. Assim como no resultado de abril, o frio ajudou a impulsionar as vendas, uma vez que itens do vestuário foram apontados em pesquisa da FCDL como os preferidos por quem ia presentear as mães.

O índice deste Dia das Mães conseguiu superar obstáculos como o aumento da inflação e a alta da taxa básica de juros. No entanto, Medeiros ressalva que as vendas poderiam ter sido ainda melhores não fosse por este fator. “Nossa projeção de 4% de crescimento já levava em conta este cenário. Sem isso, talvez fosse ainda melhor”, afirma.

Nos próximos dias, pesquisa Mapa feita a pedido da FCDL vai apontar o volume consolidado de vendas – que leva em conta os negócios à vista e a prazo –, os itens mais vendidos e o valor do tíquete médio das compras.