Rajadas podem causar transtornos no litoral, na Serra e em várias regiões. Na Serra Catarinense, os termômetros podem registrar temperaturas abaixo de -5°C, podendo chegar até -7°C em alguns pontos.

Foto: Mycchel Legnaghi / São Joaquim Online
Santa Catarina entra em estado de atenção a partir desta semana. Antes mesmo do frio extremo, o vento será o primeiro sinal de que a atmosfera mudou de humor. De acordo com o meteorologista Ronaldo Coutinho, da Climaterra, rajadas intensas devem atingir principalmente o litoral e a Serra Catarinense entre terça (27) e quinta-feira (29), com potencial para causar transtornos.
“O primeiro impacto dessa frente fria será o vento. Teremos muita ventania no litoral de Santa Catarina, na Serra e até no Lago dos Patos, no Rio Grande do Sul, afetando inclusive a navegação. É uma condição que exige bastante atenção,” alertou Coutinho em entrevista ao Sul In Foco.
O vento, no entanto, é só o começo. Logo na sequência, chega a primeira grande massa de ar polar de 2025, derrubando as temperaturas de forma brusca em todo o Sul do país. A partir de quarta-feira (28), o frio toma conta de Santa Catarina, com possibilidade de geada ampla, risco para lavouras e uma pequena, porém não descartada, chance de neve entre a noite de quarta e a madrugada de quinta.
“O frio está praticamente confirmado. Geada ampla na quinta, sexta e no fim de semana. A neve ainda depende de ajustes dos modelos, mas há uma janela possível,” explicou Coutinho.
O meteorologista também alerta para a possibilidade de tempo severo antes da chegada do frio, com risco de temporais isolados, granizo e vento forte. O avanço dessa massa de ar polar não ficará restrito ao Sul: há previsão de friagem intensa no Centro-Oeste e até em parte da Região Norte, com quedas expressivas de temperatura em estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre e Amazonas.
Na Serra Catarinense, os termômetros podem registrar temperaturas abaixo de -5°C, podendo chegar até -7°C em alguns pontos. E até em Florianópolis, que normalmente escapa dos extremos, deve amanhecer com marcas abaixo dos 5°C nos próximos dias.