Indicação do vereador Tarcísio Padilha busca garantir acesso ao dispositivo que permite monitoramento contínuo da glicose.

Foto: Câmara de Vereadores de Lauro Müller
A 21ª Sessão Ordinária de 2025, da Câmara de Vereadores de Lauro Müller foi realizada na noite desta segunda-feira, dia 30, no Plenário Vereador Orestes Righetto. Na ocasião, os parlamentares discutiram projetos voltados à modernização de leis municipais e à promoção da saúde infantil.
Entre as Proposições, foi apresentada a Indicação nº 59/2025, de autoria do vereador Tarcísio Padilha dos Santos, que solicita à Administração Municipal a disponibilização, na rede pública de saúde, do sensor de monitoramento contínuo de glicose FreeStyle Libre para crianças com diabetes.
Além disso, deu entrada, na Casa Legislativa, o Projeto de Lei Ordinária nº 27/2025, de autoria do vereador Glédson Assis de Oliveira, que propõe a alteração da Lei Municipal nº 1011, de 1998. A legislação trata da regulamentação do serviço de sonorização ambulante ou fixa no município e a proposta visa atualizá-la.
Segundo o autor, o dispositivo é uma ferramenta importante para o controle da glicemia, especialmente em crianças com diabetes tipo 1, pois permite medições em tempo real sem a necessidade de picadas frequentes no dedo. “Essa medida pode melhorar significativamente a qualidade de vida das crianças e facilitar o trabalho dos profissionais de saúde no acompanhamento do tratamento”, justificou o vereador.
No Grande Expediente, fizeram uso da tribuna os seguintes vereadores: Rodrigo Dias (MDB), Ricardo Fontanella (PP), Humberto Bittencourt Júnior (PL), Tarcísio Padilha dos Santos (PSD), Lindomar Cataneo (PSD) e Glédson Assis de Oliveira (PSD).
Assista à sessão ordinária na íntegra por meio do vídeo abaixo: