Geral

Vereador defende as Apaes

Vereador José Hugo de Rochi - Tacuia

Vereador José Hugo de Rochi – Tacuia

O vereador de Morro da Fumaça, José Hugo de Rochi, o Tacuia (PP), demonstrou na sessão Legislativa desta semana a sua preocupação com o projeto nacional que pode fechar as Apaes de todo o país.

O projeto em pauta na Câmara Federal e também no Senado, se aprovado, irá transferir a educação de portadores de deficiência, de quatro a 17 anos de idade para a rede municipal de ensino.

Preocupado com isso, e consciente do bom trabalho prestado pela Apae, Tacuia solicitou que um ofício seja encaminhado a diversas autoridades, entre elas a presidente Dilma Roussef, o presidente do Senado, Renan Calheiros e representantes de Santa Catarina na Câmara dos Deputados pedindo que o projeto não seja aprovado. “As Apaes fazem um excelente trabalho. Os municípios não terão condições de se adequar tão rápido para atender estes alunos. Precisa adaptar transporte, profissionais entre tantas outras coisas. Precisamos mobilizar a comunidade e nossos representantes em Brasília para que esta lei não seja aprovada”, disse o vereador.

Segundo o texto da PEC, até 2016 haverá o congelamento das matrículas nas escolas especializadas sem fins lucrativos e partir da data as Apaes não receberão mais recursos do  Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), o que levaria ao fechamento das Associações por falta de financiamento. “Esperamos que possam corrigir este projeto para não prejudicar estas instituições que ao longo de muitos anos vêm contribuindo com a nossa sociedade com um trabalho brilhante”, completou Tacuia.

Todos os vereadores prometeram procurar seus deputados para lutar pela causa.

Colaboração: Marciano Bortolin