Geral

Vereador Gaguinho participa de seminário sobre carvão em Bagé (RS)

Seminário Estadual em Defesa do Carvão Mineral reuniu centenas de pessoas para debater a competitividade da matriz produtiva

O vereador de Lauro Müller, Ronaldo da Silva, Gaguinho (PP) participou de seminário sobre energia elétrica à carvão mineral em Bagé-RS que reuniu centenas de pessoas dos dois estados do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, para debater a competitividade da matriz produtiva.

A cadeia produtiva do carvão foi o tema central que permeou o debate proposto pelo vereador Caio Ferreira de Bagé-RS. Foi debatida a articulação política e a importância da exploração do minério para a região.

Para o vereador Gaguinho, o carvão catarinense e da região Sul do país é o nosso “Pré sal”. O carvão, segundo estudos a partir de 2022 ultrapassará o petróleo, e nossa região assim como o Rio Grande do Sul, que possui esta riqueza intacta em nosso subsolo, deve extraí-lo o mais rápido possível para ser transformado em riquezas para a nossa gente.

“Emprego e renda com energia elétrica segura sem riscos de apagões, com fortalecimento das Indústrias. Esta deve ser a meta dos políticos da região, e nós estamos defendendo esta bandeira, para que também aqui em Santa Catarina na nossa região a tão sonhada USITESC, seja transformada de sonho para a realidade e redenção, destacando a importância da criação de políticas que contemplem essa matriz. Não queremos apenas participar do leilão. Precisamos de políticas de médio e longo prazo para solucionar esta questão da energia no país”, explicou o vereador, referindo-se ao leilão de energia A-5, que desta vez incluirá a energia termelétrica. A inclusão da matriz é buscada desde 2009 por articulações da região, favoráveis à exploração do carvão.