Poderes Municipais

Vereador Nél assume a presidência da Câmara de Vereadores de Lauro Müller

A partir da próxima segunda-feira (6), o vereador Nél preside a Casa até o fim do ano. Ele falou das expectativas durante esse fim de ano eleitoral.

Divulgação

Neste segundo semestre de 2020, a Câmara de Vereadores de Lauro Müller terá um novo presidente. O vereador Manoel Leandro Filho, popular Nél, presidirá a Casa até o fim do ano, quando também acaba o mandato dos membros eleitos para o legislativo.

A posição de presidente da Casa é deixada pelo vereador Pedrinho Machado para o vereador Nél. A troca faz parte de acordo feito pelos partidos para ter uma rotatividade na presidência da Câmara de Vereadores da cidade. O novo presidente já assume a Casa a partir da próxima segunda-feira (6) e falou das expectativas para os próximos seis meses.

“As expectativas são as melhores. Vou fazer tudo, dentro do possível, para dar continuidade ao que os ex-presidentes estavam fazendo já que estamos no fim do semestre. Vou fazer da melhor forma possível, analisando tudo que tem para analisar”, comenta Nél.

Divulgação

Para este segundo semestre, o presidente destaca que “a pauta está limpa e não há nenhum projeto do Executivo para ser votado, então temos que aguardar”. O vereador ainda ressalta que o objetivo é ajudar o município. “Com certeza não vou atrapalhar o Executivo. Vou fazer tudo dentro do possível para ajudar o nosso município de Lauro Müller”, fala o presidente.

Sobre as possíveis tensões políticas que as sessões podem ter por causa do ano eleitoral, o presidente espera que as coisas fiquem calmas. “Pela minha experiência, que já passei aqui, acho que quando chega o ano eleitoral a Câmara tem menos discussões, porque os vereadores têm que tomar cuidado no que falam. Claro que as cobranças vêm e não será diferente, mas tenho certeza que vai ser um período mais tranquilo, não será pior que isso. É claro que vamos fazer o melhor possível para não ter nenhum problema entre os vereadores. Nós somos todos adultos e vamos fazer um trabalho com certeza bom nessa Câmara”, comenta Nél.

Pedrinho faz avaliação dos primeiros seis meses de 2020

O vereador Pedrinho Machado deixou a presidência da Câmara nesta segunda-feira (29) e fez uma avaliação dos primeiros seis meses de 2020 da Casa Legislativa. “Com a presidência, tinha como meta mudar a Lei Orgânica do município para Leis Complementares, para não acontecer o equívoco que aconteceu na outra vez quando foi tirado o FGTS dos funcionários públicos na sessão extraordinária que foi feita. Agora mudamos e vai passar pela sessão ordinária e pelas comissões para não acontecer mais aquilo e ter um tempo hábil para os vereadores analisarem, porque é uma lei muito complexa”, comenta Pedrinho.

Entre os projetos aprovados durante o primeiro semestre, o vereador destacou alguns requisitos que os bancos terão que se adequar. “Tivemos alguns projetos importantes, como a obrigatoriedade dos bancos em colocar um funcionário na frente dos terminais para auxiliar as pessoas que tem dificuldade. Os bancos têm 60 dias para se adequar a essa lei. O resto foi tocado dentro da normalidade”, ressalta.

Divulgação

Pedrinho também lembrou que a pandemia impossibilitou o acesso do público as sessões durante o primeiro semestre. “Pegamos uma doença muito ruim, porque tivemos apenas duas ou três sessões com a presença do público e as outras não teve a presença e foi realizada apenas via internet. Vivemos um momento muito ruim, mas economizamos e cuidamos da Câmara, porque temos responsabilidade”, fala.

Por fim, o vereador ainda falou sobre os aspectos financeiros em que deixa a presidência da Casa Legislativa. “Ajudamos o prefeito com R$ 80 mil para a Covid-19 e estamos deixando em caixa, nesses seis meses, R$ 230.900 para o próximo presidente”, finaliza.

Notícias Relacionadas

Voos de drones, para captar informações geográficas de Lauro Müller, começam na próxima semana

Trabalho de coleta de informações é parte do Projeto de Gestão Territorial desenvolvido pela Unesc para o município.

Lauro Müller terá central para tirar dúvidas quanto à movimentação do FGTS Saque Calamidade

Para o atendimento presencial é preciso seguir as normas de segurança e higiene frente a pandemia de Covid-19, com uso de máscara, distanciamento de (ao menos) 1,5 metro entre cada pessoa e uso de álcool em gel.

Idosos da Inclusão Digital e Alfabetização de Lauro Müller escrevem cartas contando cotidiano durante pandemia

O acompanhamento feito aos idosos integrantes do programa é feito pelo Governo do Município, através da Secretaria de Assistência Social de Lauro Müller e do Centro de Referência em Assistência Social (Cras).

Eleições 2020: Com possibilidade de chapa pura, PDT quer oferecer opção ao eleitor de Lauro Müller

O presidente do partido, Manoel Jades Izidoro, falou com exclusividade sobre os preparativos para as eleições municipais.