A busca pelo Conhecimento

Vereador: o político mais próximo do povo

Desde 1984, o Dia do Vereador é comemorado anualmente em 1º de outubro

Foto: http://republicanos10.org.br

A república brasileira é dividida em três poderes: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. O Executivo é responsável por organizar os interesses do povo e colocar em prática as leis promulgadas pelo Legislativo. O Legislativo, por sua vez, é responsável por criar leis que visam garantir o desenvolvimento do país, estado ou município. Por fim, o Judiciário se caracteriza por julgar as leis criadas pelo Legislativo e atuar como defensor dos direitos de cada cidadão.

No âmbito municipal, o poder Legislativo é composto pelos vereadores, que são cidadãos eleitos pelo voto do povo. Eles atuam como fiscalizadores do poder Executivo municipal, composto pelo prefeito e sua equipe de administração, garantindo que os recursos sejam investidos corretamente em prol da sociedade. Além disso, fazem indicações de projetos e leis que têm por finalidade garantir o desenvolvimento ou melhorias do município ou de uma comunidade.

A quantidade de vereadores varia de município para município e é estabelecida conforme a quantidade de residentes que a cidade apresenta. Seu salário mensal também varia bastante dependendo do lugar. Em grandes cidades, pode ultrapassar R$20.000,00, enquanto em municípios menores pode ser próximo de R$2.000,00.

Desde 1984, o Dia do Vereador é comemorado anualmente em 1º de outubro, sendo promulgado pela lei federal nº 7.212, com a finalidade de agradecer e demonstrar a importância dessas pessoas para o desenvolvimento de um lugar.

Parabéns, vereadores!

Fontes consultadas:

https://pt.wikipedia.org

https://www.infoescola.com

Notícias Relacionadas

Criciúma vence o Atlético-GO em Goiânia e se aproxima do G4 da Série B

Tigre sobe para a 10ª posição, agora a três pontos da zona de acesso

O fim de uma era: mais de quatro décadas sem a TV Tupi

Em 1980, o então presidente do Brasil, João Figueiredo, último mandatário do regime militar instaurado em 1964, decretou a extinção da Rede Tupi e cassou suas concessões.

Golpe da Maioridade e a coroação de Pedro de Alcântara aos 15 anos de idade

Em maio de 1840, a Câmara aprovou a lei que garantia a antecipação de Pedro ao trono.

Tigre: Otusanya é negociado com o Náutico por empréstimo

Otusanya chegou ao Criciúma após a vinda de Italo Rodrigues como executivo de futebol