Política

Vereador Ozair da Silva destaca importância de conselhos locais de saúde em reunião

Foto: Vanessa Irizaga

Foto: Vanessa Irizaga

Na noite de ontem (19), na sede do Sitracom, o Sindicato dos Comerciários do Vale do Araranguá, o vereador Ozair da Silva, o Banha (PT), reuniu apoiadores e militantes da sigla para discutir ações que serão desenvolvidas ou aprofundadas pelo mandato do legislador durante a atuação de Banha no município. Um dos principais pilares do mandato da liderança até o momento e que será amplamente explorado nos próximos meses é a proximidade com a comunidade, por meio do conhecimento das demandas da população, a visita às localidades e a busca por respostas aos anseios dos cidadãos, no intuito de demonstrar interesse e comprometimento com relação às necessidades dos munícipes.

Nesse sentido, uma das iniciativas realizadas com a comunidade que está rendendo bons frutos é a criação dos conselhos locais de saúde, formados por representantes da Secretaria de Saúde, do Governo e das localidades. Essas formações têm por objetivo proporcionar uma maior participação das pessoas na busca por melhorias no SUS, o Sistema Único de Saúde, de modo que possam contribuir trazendo sugestões e temas para discussão.

Outro ponto positivo é que o CLS possibilita uma forte interação entre usuários e profissionais da área, contribuindo para a execução de um serviço de qualidade. “O mandato tem como principais ações a articulação e o fortalecimento dos conselhos locais de saúde”, lembrou o vereador, autor do Projeto de Lei Ordinária 16/2013 que deu origem à Lei Municipal No 3.187/2013, que cria os Conselhos Locais de Saúde nas Unidades Públicas Municipais. A criação dos conselhos vem ao encontro da concepção de controle social do SUS, o Sistema Único de Saúde, prevista pela Lei n.º 8.142/90, a partir da integração da sociedade aos conselhos de saúde, por meio dos quais as pessoas podem formular, fiscalizar e deliberar sobre as políticas de saúde. 

Em algumas localidades, como Coloninha e Morro dos Conventos, as reuniões já têm fomentado bons debates e propiciado um forte envolvimento dos conselheiros nos encontros. “Precisamos dar um respaldo aos conselhos locais que já estão funcionando”, ressaltou Banha. 

Colaboração: Vanessa Irizaga