Poderes Municipais

Vereador quer transformar Demutram de Araranguá em autarquia

Geraldo Mendes, autor da proposta, acredita que a medida garantirá mais autonomia ao órgão nos campos administrativos, técnicos e normativos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A proposta de transformar a diretoria de Trânsito em Autarquia de Segurança, Trânsito e Transporte de Araranguá (Asta) foi apresentada pelo vereador Geraldo Mendes (PT) nessa semana e já está tramitando na Câmara Municipal, onde aguarda votação.

Ele acredita que a medida garantirá mais autonomia ao órgão nos campos administrativos, técnicos e normativos, acelerando a implantação de melhorias, inclusive autorizando a contratação de agentes de trânsito. “Minha expectativa é que essa matéria, que foi apresentada no Legislativo em forma de requerimento, seja votada ainda durante o mês de março. Em caso de aprovação, o requerimento será submetido à análise do Executivo. Não tenho dúvidas que, a autarquia contribuirá para que ocorra um aceleramento na implantação de novo padrão de qualidade no atendimento ao cidadão”, ponderou o petista.

Mais qualidade

Tendência no cenário nacional, à transformação do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) de Araranguá em autarquia traz como vantagens a agilidade nos controles internos de processos como emissão de documentos, fiscalização de veículos e condutores, credenciamento de parceiros, estabelecimento de convênios e nas questões relativas a recursos humanos, entre outras.

Geraldo Mendes destaca ainda que, o formato organizacional da autarquia fará com que o Município adeque-se mais rapidamente às novas e constantes exigências dos órgãos coordenadores do Sistema Nacional de Trânsito, como o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Colaboração: João Carlos / Assessoria de Imprensa