Poder Legislativo

Vereadores apresentam 28 indicações na segunda sessão do ano em Cocal do Sul

Entre os assuntos, vereadores cobraram o início do funcionamento do recém-inaugurado Centro Dia do Idoso, construção de canal auxiliar no bairro Jardim Elizabeth e questionaram cessão de carro, sem aprovação da Câmara.

Fotos: Adriano Ghellere/Sul In Foco

Em duas sessões legislativas, os vereadores de Cocal do Sul apresentaram 63 indicações, sendo que na última sessão de terça-feira (12), 28 delas foram discutidas, analisadas e votadas. Deste montante, a maior parte aborda temas relacionados aos setores de agricultura, infraestrutura e saúde. Na mesma oportunidade, um grupo de moradores do bairro Jardim Elizabeth acompanhou a sessão e acompanharam as cobranças em torno da construção de um canal auxiliar, para amenizar as contantes cheias na comunidade em dias de enxurradas.

Usaram a tribuna livre, os vereadores Adriano Possamai Della (PSDB) e Marcel Freitas (PSDB), que também foram responsáveis pelos três requerimentos apresentados na sessão.

No primeiro, Della solicita o decreto do estado de emergência em função das chuvas dos últimos dias. No outros pedidos, Marcel solicita informações sobre os recursos arrecadados e utilizados da Contribuição para Custeio de Iluminação Pública (COSIP) nos anos de 2017 e 2018.

Fotos: Adriano Ghellere/Sul In Foco

Centro inoperante

Segundo o vereador Marcel, o outro requerimento solicita informações sobre o Centro Dia do Idoso, inaugurado no dia 29 de novembro de 2018 e, segundo ele, não está em operação. O requerimento ainda busca ainda informações sobre o publico que frequentará o local e quais atividades serão desenvolvidas.

Projeto polêmico

O vereador Della destacou a entrada de um projeto de lei voltado a cessão de uso de um carro para o Corpo de Bombeiros de Cocal do Sul. Segundo ele, o carro já foi entregue à corporação antes mesmo de ter o aval da Câmara de Vereadores. “Eles nos encaminharam o Projeto de Lei no dia 05 de fevereiro, sendo que o carro foi entregue no dia 16 de janeiro. E ainda, tem que se analisar alguns pontos neste projeto, como a responsabilidade de custos, avarias e manutenção do veículo”, destacou.

Confira as demais propostas dos vereadores

Fotos: Adriano Ghellere/Sul In Foco

Indicação Nº. 02/19. Autoria. Richardson Vieira (PDT). Que o poder executivo através da secretaria competente viabilize as seguintes melhorias: instale espelho olho de gato grande na saída do cemitério municipal, na rua Alfredo Del Priori. construção de novo muro em toda extensão do cemitério com a rua Alfredo Del Priori.

Indicação Nº. 03/19. Autoria. Agenor Benati Pedroso (PDT). Que o poder executivo através da secretaria competente viabilize a construção de uma passarela na ponte da Avenida Hilário Guillo no bairro Jardim Elizabeth, próximo ao Jardim de Infância Professora Maria Nunes Triches. “Estou pedindo a três anos essa passarela. Evita acidentes e até hoje não foi cumprido

Fotos: Adriano Ghellere/Sul In Foco

Indicação Nº. 04/19. Autoria. Agenor Benati Pedroso e Richardson Vieira. Que o poder executivo através da secretaria competente viabilize a construção de um muro de contenção no rio no Bairro Jardim Elizabeth.

Indicação Nº. 08/19. Autoria. Agenor Benati Pedroso, Richardson Vieira e Giovana Galato Santa Rosa. Que o poder executivo através da secretaria competente viabilize a reforma na capela mortuária do cemitério municipal com ampliação da sala, instalação de mais ar condicionados e novas poltronas.

Fotos: Adriano Ghellere/Sul In Foco

Indicação Nº. 14/19. Autoria. Richardson Vieira. Que o poder executivo através da secretaria competente viabilize as seguintes melhorias: recuperação e ampliação da rua Mario Santo Osellame. análise técnica com engenheiro responsável para estudo na rede pluvial para melhor escoamento das águas.

Indicação Nº. 18/19. Autoria. Adriano Possamai Della (PSDB). Que o poder executivo através da secretaria competente viabilize a pavimentação da estrada rural de Linha Braço Cocal.

Indicação Nº. 19/19. Autoria. Adriano Possamai Della. Que o poder executivo através da secretaria competente viabilize a construção de canal auxiliar no bairro Jardim Elizabeth.

Fotos: Adriano Ghellere/Sul In Foco

Indicação Nº. 22/19. Autoria. Marcel Freitas (PSDB). Que o poder executivo, juntamente com os órgãos competentes, pense na possibilidade de contratar uma empresa terceirizada, para fazer os serviços de limpeza nos bueiros da cidade, conhecidos também como ” boca de lobo “.

Indicação Nº. 23/19. Autoria. Marcel Freitas. Que o poder executivo, juntamente com os órgãos competentes, faça um estudo para disponibilizar um número telefônico do plantão da defesa civil 24 horas por dia.

Fotos: Adriano Ghellere/Sul In Foco

Indicação Nº. 32/19. Autoria. Giovana Galato Santa Rosa (PP). Que o poder executivo, avalie a possibilidade de construir uma ciclovia interligando pontos estratégicos dentro da cidade.

Indicação Nº. 33/19. Autoria. Giovana Galato Santa Rosa. Que o poder executivo, avalie a possibilidade de realizar a pavimentação asfáltica da rua Anita Garibaldi e uma faixa elevada, rua essa localizada no centro de Cocal do Sul.

Indicação Nº. 34/19. Autoria. Erik Pereira Zeferino (PC do B). Que o poder público municipal juntamente com a secretaria de saúde providencie um local adequado com mais assentos para as pessoas, na farmácia municipal e que coloque um painel digital de senhas.

Indicação Nº. 35/19. Autoria. Richardson Vieira. Que o poder executivo através do órgão competente viabilize a limpeza com máquinas nos rios dos Bairros Vila Nova e Rio Galo na divisa com o município de Urussanga e também providencie placas de conscientização para que moradores ajudem a proteção dos rios.

Indicação Nº. 37/19. Autoria. Giovana Galato Santa Rosa. Que o poder executivo, junto com a secretaria de saúde, avalie a possibilidade ampliar a equipe do ESF Jardim Itália para duas equipes, com carga horária de 6 horas cada. a sugestão seria que uma iniciasse as 07:00hs até as 13:00hs e outra das 13:00hs as 19:00hs. Dessa forma a oferta de atendimento seria duplicada, os pacientes teriam um atendimento mais humanizado e não teria sobrecarga para os funcionários.

Fotos: Adriano Ghellere/Sul In Foco

Indicação Nº. 44/19. Autoria. Marcel Freitas. Que o poder executivo através dos órgãos competentes, e dentro das possibilidades orçamentárias. Faça uma revitalização nos dois portais turísticos existentes em nosso município.

Indicação Nº. 45/19. Autoria. Marcel Freitas. Que o poder executivo através dos órgãos competentes e dentro das possibilidades orçamentárias, institui no município o programa de apoio para pessoas com deficiência física ou com mobilidade reduzida. o objetivo é promover o empréstimo ou doação de equipamentos para aqueles beneficiários que não tenham condições financeiras para adquiri-las.

Indicação Nº. 49/19. Autoria. Marcel Freitas. Que o poder executivo através dos órgãos competentes, busque alternativas junto ao governo estadual e federal, e reative o projeto para construir uma passagem ( subterrânea ou aérea) que ligue para bairros cristo rei e vila nova. e após os estudos e análises, que se chegue a melhor alternativa quanto a construção da passagem, seja ela subterrânea ou aérea.

Fotos: Adriano Ghellere/Sul In Foco

Indicação Nº. 53/19. Autoria. Marcel Freitas. Que o poder executivo, juntamente com os órgão competentes, estude a possibilidade de aumentar o repasse mensal ao CISAMREC ( consórcio intermunicipal de saúde da AMREC).

Indicação Nº. 54/19. Autoria. Giovana Galato Santa Rosa e Richardson Vieira. Que o poder executivo junto com a secretaria responsável avalie a possibilidade de instituir o auxílio feira da agricultura familiar (vale-feira), que poderá ser fornecido aos servidores públicos municipais ativos, para ser utilizado exclusivamente na aquisição de produtos oriundos da agricultura familiar através da feira da agricultura familiar de cocal do sul.

Indicação Nº. 55/19. Autoria. Giovana Galato Santa Rosa e Richardson Vieira. Que o poder executivo junto com a secretaria competente avalie a possibilidade de implantar em cocal do sul um projeto similar ao de Caxias Do Sul e içara onde realizam a troca de lixo reciclável por alimentos da feira familiar.

Indicação Nº. 56/19. Autoria. Agenor Benati Pedroso. Que o poder executivo, através da secretaria de obras viabilize o seguinte pedido: que as ruas Bela Vista, belo Horizonte no bairro Jardim Elizabeth, sejam passadas de mão única para mão dupla.

Indicação Nº. 57/19. Autoria. Erik Pereira Zeferino. Que o poder executivo, através da secretaria de obras viabilize a limpeza do pátio e manutenção da academia ao ar livre do Bairro Vila Nova.

Indicação Nº. 58/19. Autoria. Giovana Galato Santa Rosa. Que o poder executivo viabilize a criação de um plano de cargos e carreira para os servidores concursados dos ESFs, tendo em vista que os mesmos não são inclusos no plano de carreiras dos demais servidores municipais, bem como seja criada uma comissão juntamente com os profissionais e saúde e sindicato para reavaliar o plano de carreira dos profissionais da rede.

Fotos: Adriano Ghellere/Sul In Foco

Indicação Nº. 59/19. Autoria. Roseny Cittadin Barbosa (PMDB). Que o poder executivo através da secretaria de obras viabilize melhorias no Loteamento Abdala, no Bairro União, o qual está causando uma série problemas de saúde aos moradores.

Indicação Nº. 60/19. Autoria. Roseny Cittadin Barbosa. Que o poder executivo através da secretaria competente providencie a limpeza do terreno do centro comunitário do bairro união e aterro para a construção da sede.

Indicação Nº. 61/19. Autoria. Roseny Cittadin Barbosa. Que o poder executivo através da secretaria competente viabilize a contratação de mais uma psicóloga para atuar na área escolar.

Indicação Nº. 62/19. Autoria. Roseny Cittadin Barbosa e Marcel Freitas. Que o poder executivo através da secretaria de obras faça o calçamento nas seguintes ruas: Bairro União – Rua José A. Correia, Bairro Jardim Itália – Rua Luiza Albino Oselame , Rua Daniel Zanette e Rua Antonio Zanette.

Indicação Nº. 63/19. Autoria. Giovana Galato Santa Rosa. Que o poder executivo junto com a secretaria de obras avalie a possibilidade de comprar caçambas para descarte de entulhos e cobrar um preço mais acessível para a população Sulcocalense, quando precisar destes serviços.”

Veja a sessão

Notícias Relacionadas

Confira 7 sugestões de presentes tecnológicos e acessórios de celulares para o Natal

VEJA VÍDEO - Os produtos são bastante procurados pelos clientes e estão disponíveis na LC Celulares de Cocal do Sul e Urussanga.

Prefeitura de Criciúma inaugura dois novos postos de saúde e entrega obras de reforma de unidades aos moradores

Investimentos ultrapassam R$ 1,3 milhão. Primeiras entregas de melhorias estão programadas para sexta-feira (18), nos bairros Cidade Mineira Velha e São Roque

Reunião discute medidas para reduzir filas nas agências bancárias, em Içara

OS Criciúma está concorrendo em concurso nacional de Boas Práticas

Concurso reúne vários Observatórios Sociais do Brasil e cada um concorre com alguma boa prática executada.