Poder Legislativo

Vereadores aprovam fim da isenção de IPTU para prédios altos em São Ludgero

A lei de 1979 seria um incentivo à construção de prédios altos na cidade. Revogação só terá validade após aprovação em 2° votação e sanção do prefeito.

Vista da cidade de São Ludgero

Foto: Bertoldo Kirchner Weber / Comunicação Prefeitura de São Ludgero

Foi aprovado por unanimidade na sessão desta segunda-feira (23), o projeto de lei que revoga a Lei Municipal nº. 244 de 20 de dezembro de 1979, que dispõe sobre a isenção de Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU aos imóveis mais altos existentes em São Ludgero.

Com a aprovação e sanção do referido projeto, ficará revogada a isenção do IPTU que era oferecida pelo prazo de cinco anos aos proprietários que viessem a construir prédios mais altos dos que já existentes na cidade.

Ainda conforma a assessoria, caso não viesse a ser construído outro mais alto, ou pelo prazo inferior a cinco anos a contar da data do “Habite-se”, até que outro mais alto venha a ser edificado.

Na justificativa do prefeito municipal diz que tal medida se faz necessária visando garantir o equilíbrio econômico do município. Tal medida comprometia todo o orçamento público, pondo em risco o pleno funcionamento dos serviços prestados à população sãoludgerense.

O vereador Adriano Becker (MDB), comentou que essa lei é bem antiga e que provavelmente seria um incentivo a construção de prédios. “Com certeza isso era um incentivo, mas agora não é mais realidade e é desfavorável a prefeitura, estamos deixando de arrecadar justamente de quem pode pagar. Isenção deve ser feita justamente de quem tem menos condições, “ressaltou.

Colaboração: Fernando Sombrio

Notícias Relacionadas

Reunião discute medidas para reduzir filas nas agências bancárias, em Içara

Diretoria do CTG de Orleans apresenta prioridades e solicita recursos a lideranças políticas municipais

Entre as prioridades apresentadas, estavam melhorias na infraestrutura do parque de eventos.

Conselhos Municipais e fim de recesso parlamentar marcam sessão da Câmara de Vereadores de Cocal do Sul

Sessão desta terça-feira (10), contou ainda com a votação e aprovação de cinco indicações e três requerimentos de interesse da população sulcocalense.

OS Criciúma está concorrendo em concurso nacional de Boas Práticas

Concurso reúne vários Observatórios Sociais do Brasil e cada um concorre com alguma boa prática executada.