Geral

Vereadores aprovam moção de pesar pela morte do ex-prefeito Souvenir Dal-Bó

A Reunião ordinária desta segunda-feira (14), iniciou às 19h sob presidência do Vereador Manoel Leandro Filho, obedecendo todas normas de prevenção a contaminação de Covid-19.

Divulgação

A Reunião ordinária da Câmara de Vereadores de Lauro Müller desta segunda-feira (14), iniciou as 19h sob presidência do Vereador Manoel Leandro Filho, obedecendo todas normas de prevenção a contaminação de Covid-19. Esteve ausente o vereador José Cambruzzi.

Durante a noite, os vereadores receberam um Projeto de Lei e aprovaram uma indicação, um requerimento e uma moção de pesar. A moção de pesar presta solidariedade à família do ex-prefeito Souvenir Dal-bó que faleceu no dia 25 de novembro. Os vereadores comentaram a importância do ex-prefeito no desenvolvimento do município.

Logo após as votações, usaram a tribuna na noite desta segunda-feira (14) os vereadores Ronaldo da Silva, Ema Hoffmann Benedet, Hélio Luiz Bunn.

Expediente

Projeto de Lei Ordinária nº 43/2020 de autoria dos Vereadores Ronaldo da Silva, Anderson Antonio Bez Batti, José Antonio De Bettio: “Denomina de Lucas Agostinho Dela Justina a Estrada Geral de Vargem Grande, município de Lauro Müller e dá outras providências”.

Indicações

Nº 159/2020 do Vereador Ronaldo da Silva, desobstruir a boca de lobo e efetuar limpeza geral, com retirada de material sobre a pista da Rua 09 de Abril, próximo a saída para Morro da Palha, no Bairro Arizona.

Requerimentos

Nº 50/2020 da Vereadora Ema Hofmann Benedet, envio de ofício ao Senhor Senador Dário Berger solicitando apoio para que interceda junto a direção do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, objetivando conquistar a doação para o nosso município do prédio da Previdência Social da extinta agência de Lauro Müller/SC. Justificativa: Atendendo à população desde a década de 1960, desde o período do IAPETC – Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Empregados em Transportes e Cargas somaram-se seis décadas de história. Com o novo prédio inaugurado, em 04 de novembro de 1976, já com o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) a agência chegou a contar com trinta funcionários. Em 2002, funcionava com apenas nove servidores efetivos. Com o passar do tempo, os profissionais requereram suas aposentadorias ou foram transferidos para outras agências. A partir de maio de 2019, a Agência da Previdência Social no município passou a atender com apenas um servidor efetivo, sendo que este conquistou sua aposentadoria recentemente o que motivou entre outras situações o fechamento da agência local, em abril de 2020. O Poder Legislativo lauromüllense não têm um prédio próprio, sempre funcionando ou junto à prefeitura ou em salas alugadas. Desta forma, parte desse imóvel poderia inclusive servir como sede do Poder Legislativo de Lauro Müller. Sabedores de que a doação de bens públicos imóveis é regulada pelo Art. 17 da Lei 8666/1993, que a permite se cumpridas algumas formalidades: interesse público devidamente justificado, avaliação do imóvel, autorização legislativa, licitação na modalidade concorrência e doação modal (com encargos ou obrigações) e condicional resolutiva (com cláusula de reversão), vimos perante Vossa Excelência solicitar vosso precioso empenho ao pleito apresentado.

Moções

Nº 16/2020 dos Vereadores Ema Hofmann Benedet, Anderson Antonio Bez Batti, Hélio Luiz Bunn, José Antonio De Bettio, José Cambruzzi, Luciano Leodato, Manoel Leandro Filho, Pedro Luiz Machado e Ronaldo da Silva, Moção de Pesar a família da Senhora Lara Dal-Bó Benedete pelo falecimento de seu progenitor Souvenir Dal-Bó, ocorrido no dia 25 de Novembro de 2020.
A sociedade lauromüllense foi surpreendida com a notícia da morte do senhor “Dal-Bó” como era carinhosamente conhecido. Dal-Bó nasceu em 7 de junho de 1938 em Treviso, na época Município de Urussanga. Filho de Liberal Dal-Bó e Alexandrina Pagani Dal-Bó. Veio para Lauro Muller no ano de 1960, trazido pela Companhia Nacional de Mineração de Carvão do Barro Branco, especificamente para jogar futebol na equipe do Henrique Lage Futebol Clube. Atuou também no setor de recursos humanos da empresa. Foi casado com Marli Losso Dal-Bó (em memória), com quem teve três filhos, um (nat morto), Juliano (em memoria) e Lara. Dal-Bó entrou para a política lauromüllense no Governo Gil Ivo Losso, tendo sido eleito vereador pela ARENA – Aliança Renovadora Nacional e renunciou a vereança para exercer o cargo de Secretário de Administração. Foi eleito prefeito para o mandato de 1977 a 1981 e novamente eleito para o mandato de 1988 a 1992. Em seus dois governos destaca-se o grande número de obras em todas as localidades do interior e na sede; como a vinda da patrulha mecanizada do Governo do Estado que aqui permaneceu por trinta dias, abrindo as principais estradas do interior do município e a pavimentação de dezenas de quilômetros de ruas urbanas em Itanema, Barro Branco, Guatá e na sede do Município. Durante seu Governo foram construídos o Ginásio de Esportes Nelson Righetto e o Colégio de 2º grau Walter Holthausen, a reconstrução da Praça Henrique Lage, abertura das agências dos bancos BESC e Banco do Brasil, INSS e Correios. A energia elétrica, a água potável e a telefonia foram outras grandes conquistas. Mas, o que Dal-Bó tem como marca maior é a sua generosidade, sempre ajudando as pessoas que recorriam ao seu auxílio nos momentos difíceis. Dal-Bó também foi eleito vice-prefeito, pelo PDS – Partido Democrático Social para o mandato de 1997 a 2000, no Governo Itamar Caciatori. Em 25 de Novembro o Município de Lauro Müller perdeu um cidadão que contribuiu em muito para o desenvolvimento de nossa cidade.

Notícias Relacionadas

Pessoas com 54 e 55 anos serão vacinadas contra Covid-19, em São Ludgero

Durante a vacinação contra Covid-19 as Secretarias de Assistência Social e Saúde estão realizando a campanha “Vacina contra Fome”.

Criança é flagrada dirigindo veículo na Estrada Geral do Rio Novo, em Orleans

A criança foi abordada junto com seu avô, que estava no banco do carona

Mais três unidades de saúde passam por reformas em Morro da Fumaça

São cinco as estruturas que recebem por melhorias nos últimos dois anos

Criciúma vence e assume vice-liderança da Série C

Hygor e Dudu marcaram os gols da vitória do Tigre por 2 a 1 sobre o Ypiranga