Poderes Municipais

Vereadores de Lauro Müller apresentam moção de congratulações ao Juiz Sérgio Moro

Fotos: Sul in Foco

Os vereadores de Lauro Müller se reuniram na noite dessa segunda-feira (9) para mais uma sessão ordinária do Poder Legislativo. A sessão foi presidida pelo vereador José Antonio De Bettio, em função da ausência do vereador presidente Luciano Leodato. Os Edis presentes debateram sete indicações, um pedido de informação, um requerimento e duas moções.

Entre as proposições que marcaram a noite está a Moção de congratulação em apoio ao Juiz Sérgio Moro, responsável pelo encaminhamento judicial da “Operação Lava Jato” da Polícia Federal. A moção foi assinada pelos vereadores José Antonio De Bettio, Anderson Antonio Bez Batti, Ema Hofmann Benedet, Hélio Luiz Bunn, José Cambruzzi, Manoel Leandro Filho e Ronaldo da Silva.

Segundo a justificativa, a iniciativa tem o objetivo de incentivar e reconhecer o trabalho do Magistrado no combate a corrupção no Brasil.

O juiz Sérgio Moro ganhou destaque nos últimos anos conduzindo a Operação Lava Jato, prendendo políticos e grandes empresários, ligados a desvios de dinheiro e outros crimes contra a Petrobras e outras estatais brasileiras.

Rede Feminina marcou presença na sessão

A sessão foi marcada pela participação das integrantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Lauro Müller. As mulheres, lideradas pela presidente Alice Leandro, participaram da sessão para divulgar a campanha “Preciso Viver – Quem tem Câncer tem pressa”.

Participou também da sessão, apresentando-se oficialmente a candidata ao Miss Santa Catarina 2018, representando o município de Lauro Müller, a jovem Tainara Demarch.

  • IMG_9775
  • IMG_9760
  • IMG_9765
  • IMG_9767
  • IMG_9770
  • IMG_9772
  • IMG_9777
  • IMG_9780
  • IMG_9782
  • IMG_9784

Ouça na íntegra a sessão desta segunda:

Confira todos os assuntos discutidos na sessão:

Indicações

Nº 45/2018 do Vereador José Cambruzzi, que seja construída uma creche, modelo: Centro de Educação Infantil – CEI, na comunidade de Itanema.

Nº 46/2018 do Vereador José Antonio De Bettio, que seja construído um abrigo de passageiro, dos seis que estão sendo planejados pelo Executivo, na comunidade De Mina Nova defronte a residência do senhor Loreni, mais conhecido por Caburé.

Nº 47/2018 da Vereadora Ema Hofmann Benedet, que dê prioridade em todos os postos de saúde ao agendamento de fichas para consulta aos idosos. Justificativa: tanto se fala sobre o estatuto do idoso, sobre cuidar bem e garantir os direitos à estas pessoas. Todos os estabelecimentos priorizam os idosos em filas e atendimentos, e porque nossos postos de saúde não seguem estas diretrizes? Sabemos que eles precisam muito de nossos cuidados devido a sua saúde física e mental estarem mais debilitadas devido a sua idade. Por isso, pedimos uma solução urgente pois se trata da saúde de nossos anciões, de nossos familiares, que precisam de mais respeito pra viverem bem o pouco de vida que lhes restam.

Nº 48/2018 do Vereador Manoel Leandro Filho, construção de um quiosque para exploração de serviço de lanchonete na Praça Paulo Gazola, no Bairro Arizona.

Nº 49/2018 do Vereador Manoel Leandro Filho, instalação de iluminação pública na Rua Tereza Hilário Mendes, no Distrito de Guatá.

Nº 50/2018 do Vereador Ronaldo da Silva, que sejam construídos abrigos de ônibus, com a devida autorização do DEINFRA ao longo da Rodovia SC 390, nos seguintes pontos: Um na entrada do Morro da Palha, defronte a Serraria Betta e outro ao lado na Empresa Moveis Acord em frente a Aluntasca.

Nº 51/2018 do Vereador Manoel Leandro Filho, aumente o valor do auxílio funeral para que a pessoa possa no mínimo pagar o caixão do seu ente querido.

Pedidos de Informação

Nº 7/2018 da Vereadora Ema Hofmann Benedet, porque a secretaria de saúde ainda não entregou as fraldas para as pessoas deficientes e carentes do município?

Requerimentos

Nº 13/2018 dos Vereadores Ema Hofmann Benedet, Hélio Luiz Bunn e Manoel Leandro Filho, envio de oficio ao senhor Acélio Casagrande, secretário estadual de Saúde, solicitando que agilize e aumente as consultas pactuadas e exames as pessoas com câncer do Município de Lauro Müller. Justificativa: Quando diagnosticado com câncer, por ser uma doença que avança e rápido na maioria das vezes quando descoberta já esta em estado avançado, a pessoa não tem muito tempo de vida para esperar exames e consultas. Por isso, pedimos deferimento com urgência urgentíssima para o atendimento ao exposto.

Moções

Nº 3/2018 – Moção de congratulação em apoio ao Juiz Sérgio Moro, responsável pelo encaminhamento judicial da “Operação Lava Jato” da Polícia Federal.

O juiz da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba, que ganhou notoriedade à frente das investigações da Operação Lava-Jato, recentemente determinou a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, fato que ganhou as manchetes da imprensa do país e também internacional, já que essa é a primeira vez que um ex-presidente é preso no Brasil.

Sérgio Fernando Moro tem 43 anos, é natural de Maringá no Paraná, e é Juiz Federal desde 2006. Atua na 13ª Vara Criminal da Justiça Federal de Curitiba e é um dos principais especialistas do país em lavagem de dinheiro, crime bastante comum relacionado à corrupção.

Diante dessa perspectiva, considerando a contribuição inquestionável do Juiz no combate à corrupção, apresentamos a presente Moção de Apoio a atuação do magistrado para que fique nos registros desta Casa, para que conste que apoia medidas moralizadoras de combate à corrupção e à lavagem de dinheiro e não se curva a nenhuma manobra contrária à democracia.

Nº 4/2018 do Vereador Ronaldo da Silva, Moção de Congratulações ao senhor Tarciso Godinho, pela conquista do prêmio medalha de ouro no concurso internacional de Bruxelas edição Brasil/2018 ocorrido em Petrolina, Pernambuco, com a aguardente “Cachaça Cafundó da Serra – cachaça prata. O concurso é um dos mais importantes do gênero no mundo e a cachaça lauromullense concorreu com mais de quinhentos rótulos.

Tribuna

Fizeram uso da Tribuna a vereadora Ema Hofmann Benedet e o vereador Ronaldo da Silva.