No Grande Expediente, os nove vereadores fizeram uso da tribuna para apresentar informações e realizar solicitações.

Foto: Câmara de Vereadores de Lauro Müller
Os vereadores de Lauro Müller se reuniram, na noite desta segunda-feira, dia 10, para mais uma sessão ordinária. Na ocasião, entre as Proposições, sete Indicações e um Pedido de Informação foram apresentados.
No Grande Expediente, fizeram uso da tribuna os vereadores Rodrigo Dias (MDB), Marcelo Alves (PP), Ricardo Fontanella (PP), Valdecir Miotello (União Brasil), Humberto Bittencourt Júnior (PL), Tarcísio Padilha dos Santos (PSD), Lindomar Cataneo (PSD), Glédson Assis de Oliveira (PSD) e Ema Hofmann Benedet (MDB).
Assista à sessão ordinária na íntegra por meio deste link.
Proposições
Indicação nº 1/2025, de autoria dos vereadores Glédson Assis de Oliveira, Lindomar Cataneo, Tarcisio Padilha dos Santos e Valdecir Miotello: Que o chefe do Executivo Municipal proceda a regulamentação da Lei Municipal nº 2.349/2024, que dispõe sobre a proibição do manuseio, queima, soltura ou qualquer outra forma de utilização de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos no território de Lauro Müller. Justificativa: “A presente lei já está em vigor em nossa cidade desde o dia 5 de dezembro de 2024, porém, para sua efetividade, é necessário que ocorra a sua regulamentação, que vai definir como será a fiscalização e também a aplicação de multas”.
Indicação nº 2/2025, de autoria dos vereadores Lindomar Cataneo, Tarcisio Padilha dos Santos e Ricardo Fontanella: Que o Executivo Municipal viabilize projeto social para doação de caixas d’água para famílias em situação de vulnerabilidade social, residentes no Distrito de Guatá, que não possuam o reservatório no domicílio. Justificativa: “Nosso objetivo é proporcionar a melhoria das condições habitacionais das famílias em situação de vulnerabilidade social, garantindo o abastecimento durante interrupções no fornecimento de água e evitando a retirada de água da rede de distribuição durante horários de pico, contribuindo assim para o equilíbrio de todo o sistema”.
Indicação nº 3/2025, de autoria do vereador Tarcisio Padilha dos Santos: Providenciar a roçada do espaço entre o cemitério de Guatá e a empresa Madeireira Fontanella. Justificativa: “O mato alto está encobrindo lixeiras e placas instaladas naquele ponto, além de prejudicar quem precisa do espaço para estacionar o veículo, quando em visitas ao cemitério”.
Indicação nº 4/2025, de autoria do vereador Tarcisio Padilha dos Santos: Que o Executivo Municipal proceda a revisão e, consequentemente, o reajuste das diárias concedidas aos motoristas da Secretaria Municipal de Saúde. Justificativa: “Esses profissionais deixam suas casas, muitas vezes pela madrugada, e fazem viagens longas para transportar pacientes que precisam de atendimentos especializados. Ocorre que o valor da diária pago atualmente pelo Governo Municipal está muito defasado, o que compromete a segurança alimentar desses profissionais, que precisam ter garantidos os seus direitos de acesso a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente”.
Indicação nº 5/2025, de autoria do vereador Valdecir Miotello: Determinar aos setores competentes a adoção de medidas urgentes para corrigir erosão nas sapatas de apoio da ponte que dá acesso à garagem da prefeitura, próximo ao Marcelinho Automóveis. Justificativa: “É motivo de preocupação a situação visível que se apresenta nos pilares de sustentação da cabeceira da margem direita daquela ponte, pois não há mais materiais sólidos sob as sapatas de concreto dos mesmos. Consideramos importante a adoção de medidas corretivas para evitar danos maiores àquela ponte”.
Indicação nº 6/2025, de autoria do vereador Ricardo Fontanella: Instalar lombada física na Rua Walter Veterlli, defronte ao depósito da Loja Dela Justina. Justificativa: “Por ser uma via de mão única, alguns motoristas imprudentes não respeitam o limite de velocidade e, com isso. colocam em risco a segurança de pedestres e de outros motoristas que transitam pela via”.
Indicação nº 7/2025, de autoria do vereador Rodrigo Dias: Realizar a manutenção no calçamento das ruas Batista Righetto, em Itanema, e Antonio Pedro Mendes, no bairro Bela Vista. Justificativa: “As duas vias públicas apresentam inúmeras lajotas soltas, o que acaba gerando transtornos e até insegurança para quem transita pelos locais”.
Pedido de Informação nº 1/2025, de autoria do vereador Lindomar Cataneo: Enviar a esta Casa Legislativa cópia do contrato do Município com a empresa Provias Engenharia e Consultoria LTDA, bem como relatório discriminado de valores pagos pelos serviços de fiscalização e elaboração de projetos de 2021 a 2024. Justificativa: “Tendo em vista que diversas obras recentes estão apresentando problemas e sabendo que um valor considerável foi destinado para a parte de fiscalização de obras, gostaríamos de saber detalhadamente o que foi pago pelo Munícipio à empresa Provias”.