Poder Legislativo

Vereadores de Lauro Müller aprovam a criação do CACS-FUNDEB em sessão extraordinária

Conselho Municipal visa o acompanhamento, a fiscalização e o controle social sobre a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do FUNDEB

Divulgação

Os vereadores de Lauro Müller se reuniram nesta quarta-feira (31), sob a presidência vereador Manoel Leandro Filho, para uma sessão extraordinária com o intuito de discutir o Projeto de Lei Ordinária nº 2/2021, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre criação e reestruturação do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (CACS-FUNDEB) e de valorização dos profissionais da educação.

Feita a análise pelas comissões competentes e dando parecer favorável, o Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade pelos vereadores durante a sessão.

O projeto de lei aprovado criou o CACS, que visa o acompanhamento, a fiscalização e o controle social sobre a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do FUNDEB, com organização e ação independentes e em harmonia com os órgãos da Administração Pública Municipal.

O CACS-FUNDEB será constituído por dois representantes do Poder Executivo, um representante dos professores da educação básica pública do Município; um representante dos diretores das escolas básicas públicas do Município; um representante dos servidores técnico-administrativos das escolas básicas públicas do Município; dois representantes dos pais/responsáveis de alunos da educação básica pública do Município; e dois representantes dos estudantes da educação básica pública do Município.

Haverá eleição do presidente e vice-presidente e a atuação dos membros não será remunerada. O primeiro mandato dos conselheiros nomeados será até 31 de dezembro de 2022. Caberá ao Poder Executivo assegurar infraestrutura, condições materiais e equipamentos adequados e local para realização das reuniões, além de profissional de apoio para secretariar, em especial, as reuniões do colegiado.

Confira o texto completo do Projeto de Lei Ordinária nº 2/2021 neste link.

Notícias Relacionadas

Governadora determina força máxima para buscar e reaver os R$ 33 milhões aos cofres públicos do Estado

Daniela pediu força máxima no caso e acionou a Procuradoria-Geral do Estado para avançar nas buscas pelos valores

Após invadir casa em Chapecó, homem dorme antes de fugir com tênis e botijão furtados

Suspeito estava com uma atadura no braço direito e carregava uma mochila. Um boletim de ocorrências foi feito na segunda-feira e a polícia investiga do caso

HSJosé: setor de higienização é fundamental para entregar um serviço de excelência à comunidade

Na instituição hospitalar de Criciúma, 120 profissionais trabalham 24 horas por dia para dar atenção e levar saúde a quem precisa

Bares, restaurantes e esportes: o que pode mudar nas restrições contra a Covid-19 em SC

Decreto atual foi prorrogado até o dia 26, mas portarias com mudanças em alguns setores estão sendo debatidas