Poder Legislativo

Vereadores de Lauro Müller aprovam envio de ofício à Casan solicitando pavimentação

Vereadores solicitaram a pavimentação asfáltica da Rua Paulo Dal Ponte até a Estação de Tratamento de Esgoto no bairro Sumaré.

Foto: Ketully Beltrame

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Lauro Müller desta segunda-feira, dia 2, foi presidida pelo vereador Lindomar Cataneo (PSD) e teve inicio às 19 horas, com a presença de alguns populares na Galeria do Plenário Orestes Righetto.

No Grande Expediente, fizeram uso da tribuna os seguintes vereadores: Alexsandro Marchioli (PP), Guilherme Coan (PP), Ricardo Fontanella (PP), Manoel Leandro Filho (MDB), Ema Hofmann Benedet (MDB), Sysse Alves Velho (MDB), Valdecir Miotello (PDT) e Lindomar Cataneo (PSD).

Confira a sessão ordinária na íntegra através deste link.

Foto: Ketully Beltrame

Expediente:

Projeto de Lei Ordinária nº 19/2022, de autoria do Poder Executivo, que altera o projeto da Rua Dr. Valdir Cotrin no Município de Lauro Müller”.

Proposições:

Indicação nº 51/2022, de autoria do vereador Alexsandro Marchioli, para pavimentar com lajotas ou asfalto a Rua Rudnei Felipe Limas, no bairro Sumaré.

Indicação nº 52/2022, de autoria do vereador Alexsandro Marchioli, para providenciar a capinação e limpeza das margens da Rua Tubarão, bem como fazer paisagismo na margem direita da via e instalar alguns bancos no local.

Indicação nº 53/2022, de autoria do vereador Ricardo Fontanella, que pede para o Executivo fazer a extensão da rede de esgoto da Rua João Bertolino Alves, no distrito de Guatá. Justificativa: “com o aumento significativo de habitações na referida rua, faz-se necessária a extensão da rede de esgoto para que todos tenham acesso”.

Indicação nº 54/2022, de autoria do vereador Ricardo Fontanella, para providenciar a manutenção e conservação da estrada que dá acesso à residência do senhor Renato Nesi, na comunidade de Palermo. Justificativa: “a estrada está em péssimas condições, o que dificulta o deslocamento dos moradores”.

Indicação nº 55/2022, de autoria do vereador Manoel Leandro Filho, para colocar iluminação pública no campo de areia da Praça Olavo Sebastião Nazário, do distrito de Guatá. Justificativa: “atletas gostariam de estar usando aquele campo para a prática do esporte no período noturno. Por isso, é necessária esta iluminação”.

Indicação nº 56/2022, do autoria do vereador Rodrigo Dias, para reformar a sede e construir uma cancha de bocha com piso em carpete, na Associação Sêniors Água Verde, de Itanema. Justificativa: “esta entidade já se enquadra como de Utilidade Pública Municipal desde o ano de 2007. Portanto, está apta a receber benefícios ou recursos do Município para melhorias e para mantê-la em atividade. Até o dia de hoje, não recebeu nenhum benefício do Poder Executivo Municipal”.

Indicação nº 57/2022, de autoria do vereador Rodrigo Dias, para iniciar as atividades de Escolinha de Karatê, junto à Comissão Municipal de Esporte, no Ginásio de Esportes Nelson Righetto, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, para alunos do nosso município. Justificativa: “essas atividades, paralisadas devido à pandemia, são de caráter gratuito para os alunos, sendo que já estão inscritos 32, podendo chegar até o número de 50. O Município já doou o espaço físico e agora é necessária a contratação do profissional”.

Indicação nº 58/2022, de autoria da vereadora Ema Hofmann Benedet, para refazer as calçadas que foram quebradas para execução de serviços, em frente à residência da senhora Rosinete Rabelo, na Rua Paulo Franquelino, bairro Sumaré.

Indicação nº 59/2022, de autoria do vereador Guilherme Coan, para arrumar a proteção da ponte que vai para Rio Apertado. Justificativa: “por ser uma ponte que liga as comunidades de Guatá à Rio Apertado e por ter grande fluxo de veículos, é necessário arrumar as proteções laterais para evitar acidentes”.

Pedido de Informação nº 4/2022, de autoria do vereador Guilherme Coan, para apresentar o saldo das contas bancárias em 31 de dezembro de 2020, do item número 1 ao número 42, relacionados na tabela em anexo, bem como o saldo das contas das pastas das secretarias dos itens 43, 44 e 45, constantes da mesma tabela. Justificativa: “devido ao fato de tantas discussões sobre o dinheiro que ficou disponível de uma administração para outra, como conflitos entre vereadores, se faz necessário a apresentação dessas informações para toda sociedade. Assim, mantemos nosso compromisso com a transparência que é de fato necessária à toda Administração Municipal”.

Ordem do Dia:

Requerimento nº 11/2022, de autoria dos vereadores Ema Hofmann Benedet, Gelcioni Helena Alves Velho, Lindomar Cataneo, Manoel Leandro Filho Rodrigo Dias, que pede o envio de ofício à senhora Roberta Maas dos Anjos, presidente da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), solicitando a pavimentação com asfalto da Rua Paulo Dal Ponte desde o término do pavimento existente até a Estação de Tratamento de Esgoto (E.T.E.), no bairro Sumaré, em Lauro Müller.

Justificativa: “A Rua Paulo Dal Ponte está localizada no fim do bairro Sumaré e dá acesso ao Conjunto Habitacional Moradas da Serra e à localidade rural do Quilômetro Cento e Sete (margem esquerda). Por isso, era uma rua tranquila com pouco movimento. Com a instalação da E.T.E., aquela área tornou-se movimentada e está insuportável a convivência com o trânsito de veículos, poeira e lama. Por isso, vimos a esta conceituada empresa solicitar a pavimentação deste acesso, beneficiando a Casan, seus funcionários e os moradores da área”. Aprovado por unanimidade.

Pedido de Informação nº 8/2022, de autoria dos vereadores Alexsandro Marchioli, Guilherme Coan Ricardo Fontanella: cópia dos processos licitatórios para construção da ponte de Vargem Grande, próximo à propriedade de Silvonei Bett, reforma da Escola Municipal Emília Mamede Soares, em Barro Branco, e reforma da Unidade de Saúde de Guatá.

Justificativa: “Em consulta ao Portal da Transparência, não conseguimos localizar estes processos. Na condição de fiscalizador do Município, precisamos ter acesso a essas informações, pois somos cobrados diariamente pela população”. Aprovado por unanimidade.

Requerimento nº 12/2022, de autoria da vereadora Sysse Alves Velho, envio de ofício à senhora Bárbara Citadin, gerente regional da CELESC de Criciúma, questionando às frequentes quedas de energia elétricas no distrito de Barro Branco, compreendendo as localidades de Rio Bonito, Barro Branco, Mina Nova, Quilômetro Um e Itanema.

Justificativa: “Muitas quedas de energia têm ocorrido nos últimos dias nestas localidades e há suspeita de interferências da vegetação, pois as roçadas próximas às linhas não vêm ocorrendo mais com a mesma frequência”. Aprovado por unanimidade.

Notícias Relacionadas

Reunião discute medidas para reduzir filas nas agências bancárias, em Içara

Conselhos Municipais e fim de recesso parlamentar marcam sessão da Câmara de Vereadores de Cocal do Sul

Sessão desta terça-feira (10), contou ainda com a votação e aprovação de cinco indicações e três requerimentos de interesse da população sulcocalense.

Diretoria do CTG de Orleans apresenta prioridades e solicita recursos a lideranças políticas municipais

Entre as prioridades apresentadas, estavam melhorias na infraestrutura do parque de eventos.

OS Criciúma está concorrendo em concurso nacional de Boas Práticas

Concurso reúne vários Observatórios Sociais do Brasil e cada um concorre com alguma boa prática executada.