Poderes Municipais

Vereadores de Lauro Müller aprovam Moção de Pesar e três Requerimentos

A sessão ordinária foi realizada na noite desta segunda-feira, dia 21, sob a presidência do vereador Lindomar Cataneo (PSD).

Foto: Ketully Beltrame / Sul in Foco

Uma Moção de Pesar e três Requerimentos foram aprovados por unanimidade pelos vereadores de Lauro Müller. A sessão ordinária foi realizada na noite desta segunda-feira, dia 21, sob a presidência do vereador Lindomar Cataneo (PSD).

No Grande Expediente, fizeram uso da tribuna os seguintes edis: Manoel Leandro Filho (MDB), o Nél; Alexsandro Marchioli (PP); Guilherme Coan (PP); Ronaldo da Silva (PP); e o presidente da Casa Legislativa, vereador Lindomar Cataneo (PSD).

Confira os pronunciamentos completos por meio deste link.

Expediente:

Deram entrada na Casa Legislativa nesta sessão:

Projeto de Resolução nº 1/2022, de autoria do vereador Lindomar Cataneo, que “concede homenagem às mulheres de Lauro Müller pela passagem do Dia Internacional da Mulher”.

Projeto de Lei Ordinária nº 6/2022, de autoria do Poder Executivo, que “altera dispositivos da Lei Municipal nº 1.414/2006, que dispõe sobre o Programa de Estágio do Município de Lauro Müller nas diversas áreas da Administração Pública e Autarquias Municipais e da Lei 2023/2017 e dá outras providências”.

Projeto de Lei Ordinária nº 8/2022, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a concessão de vale-refeição aos profissionais que atuam no Samu no município de Lauro Müller”.

Proposições:

Indicação nº 2/2022, de autoria do vereador Alexsandro Marchioli: “Providenciar as seguintes melhorias na Capela Mortuária do Cemitério Santa Bárbara: ampliação da cozinha; construção de uma sala de descanso, a exemplo daquela existente na capela mortuária do Guatá; instalação de mais bancos na área externa da capela. Justificativa: as benfeitorias apontadas são de extrema necessidade, pois é visível a dificuldade que familiares enfrentam quando estão velando o ente querido. A cozinha é minúscula, não oferecendo um conforto adequado para quem precisa utilizar o espaço. A ausência de uma sala de descanso também é outro fator que gera muito desconforto para quem precisa enfrentar uma noite toda naquele local. A instalação de mais bancos no entorno da capela também é importante para o bem-estar das pessoas”.

Indicação nº 3/2022, de autoria do vereador Ronaldo da Silva: “Providenciar a pavimentação com lajotas das ruas João Leandro ll, Alaenir Januário e Afonso Silva, no bairro Arizona.

Pedido de Informação nº 3/2022, de autoria do vereador Guilherme Coan: “Apresentar os relatórios das despesas e pagamentos da Comissão Municipal de Esportes (CME) para a aquisição de materiais esportivos, incluindo o valor das premiações, bem como o relatório das despesas e pagamentos de arbitragem por campeonato, nas modalidades de futsal e futebol suíço. Apresentar também de qual forma foi celebrado o convênio (contrato) com a Associação Desportiva de Lauro Müller (ADLM) para disputa do campeonato da LARM no ano de 2021, juntamente com os valores investidos e comprovantes das despesas (notas e recibos). Justificativa: Como é parte da função do vereador fiscalizar as contas do município, requerer estas informações é necessário para o acompanhamento dos eventos e seus devidos gastos financeiros, investidos no esporte em nossa cidade. Assim, estaremos prevenindo os excessos de gastos e cuidando para o bom uso do erário público”.

Ordem do Dia:

Moção de Pesar nº 2/2022 [aprovada por unanimidade] – de autoria dos vereadores Lindomar Cataneo, Alexsandro Marchioli, Guilherme Coan, Manoel Leandro Filho, Rodrigo Dias e Ronaldo da Silva – ao vereador Acione Andrade Izidoro e família, pelo falecimento de sua mãe, a senhora Shirley Terezinha Izidoro, ocorrido no dia 14 de fevereiro de 2022.

Dona Shirley era uma mulher de coração bondoso, que sempre buscou fazer o bem às pessoas a sua volta. Casou-se aos 17 anos de idade com Celso do Amaral Izidoro. Mãe de três filhos e avó de quatro netos, Shirley Terezinha Izidoro nasceu em 4 de junho de 1959, na localidade de Faxinal Preto, Estado do Rio Grande do Sul. Faziam 22 anos que Dona Shirley veio residir com sua família no município de Lauro Müller, mais precisamente na localidade de Itanema.

Por ser uma pessoa carinhosa, humilde e de um coração enorme, que zelava pela família, aqui ela criou fortes laços de amizade e construiu uma linda história. Sua ausência deixa desolados seus familiares, amigos e conhecidos, nos deixando como exemplo seu modelo de vida enquanto cidadã de bem.

Ao vereador Acione Andrade Izidoro e seus familiares, nossas sinceras condolências, reiterando que esta Câmara não poderia deixar de se associar ao seu pesar. Desejamos que a paz, o consolo e a força da fé reinem no meio de todos, primando o amor a Deus sobre todas as coisas para que a senhora Shirley descanse em paz”.

Requerimento nº 4/2022 [aprovado por unanimidade], de autoria do vereador Alexsandro Marchioli: “Envio de oficio ao coordenador Regional Sul da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, senhor Gustavo Thaufemback, solicitando a construção de duas lombadas na Rodovia SC-446, no distrito de Barro Branco, sendo ambas em meia pista: nas imediações da empresa Central da Construção, sentido Treviso/Lauro Müller; e antes do acesso para a Associação dos Mineiros, sentido Lauro Müller/Treviso. Justificativa: no local, há duas saídas de veículos bastante movimentadas, pois uma dá acesso ao Barro Branco e a outra à sede da Associação dos Mineiros. No local, vem ocorrendo vários acidentes, um deles, inclusive, foi bastante grave. Por isso, é importante a instalação deste mecanismo de redução de velocidade”.

Requerimento nº 5/2022 [aprovado por unanimidade], de autoria dos vereadores Lindomar Cataneo, Manoel Leandro Filho e Rodrigo Dias: “Envio de ofício à excelentíssima senhora prefeita municipal de Lauro Müller, Saionara Correa de Carvalho Bora, convocando-a para participar da Sessão Ordinária desta Casa, no dia 2 de março de 2022, às 19 horas, a fim de explanar sobre o primeiro ano de trabalho de sua gestão no comando do município, bem como quais as metas e ações previstas para o corrente ano”.

Requerimento nº 6/2022 [aprovado por unanimidade], de autoria do vereador Ronaldo da Silva: “Envio de oficio à senhora Bárbara Citadim, gerente Regional das Centrais Elétricas de Santa Catarina (CELESC) de Criciúma, solicitando a ampliação do horário de atendimento à população pelo escritório da Celesc de Lauro Müller. Justificativa: o expediente atual do escritório da empresa em nossa cidade vem gerando uma série de reclamações e deixando a desejar. As pessoas precisam ir até o escritório para tirar dúvidas ou fazer algum tipo de serviço, porém, na maior parte dos dias da semana, o mesmo está fechado”.

Notícias Relacionadas

OS Criciúma está concorrendo em concurso nacional de Boas Práticas

Concurso reúne vários Observatórios Sociais do Brasil e cada um concorre com alguma boa prática executada.

Governador encaminha projeto de lei que institui data para homenagear bombeiros militares veteranos

A escolha da data comemorativa faz referência ao aniversário do coronel BM Milton Antônio Lazzaris, comandante-geral de honra da corporação, para representar todos os bombeiros militares.

Reunião discute medidas para reduzir filas nas agências bancárias, em Içara

Conselhos Municipais e fim de recesso parlamentar marcam sessão da Câmara de Vereadores de Cocal do Sul

Sessão desta terça-feira (10), contou ainda com a votação e aprovação de cinco indicações e três requerimentos de interesse da população sulcocalense.