A iniciativa é de autoria dos vereadores Lindomar Cataneo, Glédson Assis de Oliveira, Tarcísio Padilha e Valdecir Miotello.

Foto: Câmara de Vereadores de Lauro Müller
Durante a sessão ordinária desta segunda-feira, dia 10, os vereadores de Lauro Müller aprovaram dois Projetos de Lei por unanimidade. O primeiro trata-se do Projeto de Lei Ordinária nº 3/2025, que veda a inauguração de obra pública incompleta ou que não atenda ao fim a que se destina, no âmbito da administração direta, autárquica e fundacional do Município.
A iniciativa é de autoria dos vereadores Lindomar Cataneo, Glédson Assis de Oliveira, Tarcísio Padilha dos Santos e Valdecir Miotello. A segunda pauta foi o Projeto de Lei Ordinária nº 5/2025, de autoria do Poder Executivo, que altera a Lei nº 2.197, de 17 de março de 2022, que autoriza o Poder Executivo Municipal a adquirir e doar óculos de grau aos cidadãos lauromüllenses.
No Grande Expediente, fizeram uso da tribuna os seguintes vereadores: Humberto Bittencourt Júnior (PL), Tarcísio Padilha dos Santos (PSD), Lindomar Cataneo (PSD), Glédson Assis de Oliveira (PSD), Rodrigo Dias (MDB) e Ricardo Fontanella (PP).
Assista à sessão ordinária na íntegra por meio deste link.
Proposições
Indicação nº 20/2025, de autoria dos vereadores Tarcísio Padilha dos Santos, Glédson Assis de Oliveira, Lindomar Cataneo e Valdecir Miotello: Instalar climatizadores nos ônibus do transporte escolar.
Justificativa: “Nossa proposição tem como objetivo proporcionar mais conforto e qualidade de vida aos estudantes, mantendo a temperatura e a qualidade do ar adequados, especialmente para aqueles que fazem rotas mais longas. Esse equipamento é de extrema necessidade, pois evita que os alunos sofram com o calor, o que pode causar cansaço e indisposição, atrapalhando no aprendizado. Outro fator importante é a segurança, uma vez que os ônibus não precisariam andar com janelas abertas, o que é um risco, evitando inclusive a entrada de poeira no veículo”.
Indicação nº 21/2025, de autoria dos vereadores Tarcísio Padilha dos Santos, Glédson Assis de Oliveira, Lindomar Cataneo e Valdecir Miotello: Oferecer transporte para crianças e jovens atletas de Lauro Müller que frequentam escolinhas de futebol ou participam de treinos e/ou peneiras em cidades da região.
Justificativa: “A presente indicação visa atenção do nosso poder público para os atletas de nossa cidade. Lauro Müller possuí atletas potenciais em diversas modalidades, especialmente no futebol, porém, o que se vislumbra é a necessidade de apoio para que eles possam se desenvolver. O esporte proporciona grande impacto no desenvolvimento social e da saúde da população, sendo que sua prática é uma ferramenta importante como mecanismo de inserção e transformação do ser humano. No entanto, muitos encontram dificuldades em ter acesso a essas atividades, a maioria das vezes por limitações financeiras. Nesse contexto, entendemos que o acesso ao transporte pode ser um fator decisivo para que essas crianças e jovens possam participar de suas atividades esportivas, almejando, quem sabe, um futuro promissor como atleta profissional”.
Indicação nº 22/2025, de autoria do vereador Glédson Assis de Oliveira: Determinar, ao Departamento de Engenharia da Prefeitura Municipal, que proceda avaliação técnica na estrutura física do Ginásio de Esportes Daniel Goulart, em Barro Branco, para diagnosticar se aquela edificação tem condições de ser aproveitada, passando por reforma, ou se está condenada à demolição.
Justificativa: “A comunidade cobra há anos, do poder público municipal, uma solução para aquele ginásio, que se encontra abandonado e em péssimas condições de conservação. Julgamos ser apropriado que a Prefeitura Municipal emita um laudo técnico para que saibamos se ainda é possível recuperar o ginásio ou se o que resta fazer é demoli-lo”.
Indicação nº 23/2025, de autoria do vereador Valdecir Miotello: Proceder a recuperação das pavimentações nas ruas do bairro Arizona, onde tenham ocorrido intervenções da Casan. Justificativa: “No Arizona, existem diversos pontos com buracos no asfalto ou calçamento, onde a Casan precisou fazer reparos em sua rede de água. Ocorre que essa situação já vem de tempos e isso está gerando revolta nos moradores, já que esses buracos causam uma série de transtornos”.
Indicação nº 24/2025, de autoria do vereador Rodrigo Dias: Construção de muro ao redor do Centro Comunitário Adão Gaspar de Medeiros, em Mina Nova. Justificativa: “O referido prédio público abriga os encontros semanais do Clube de Mães e atende às necessidades da comunidade, oferecendo um espaço para a realização de diversos tipos de eventos. Recentemente, o centro passou por uma reforma, mas a obra não incluiu a construção do muro, que consideramos essencial para prevenir atos de vandalismo e garantir a segurança da comunidade”.