Segurança

Vereadores de Lauro Müller aprovam projeto para instalação de câmeras de vigilância

O município de Lauro Müller vai dar um passo importante na área de segurança para combater a criminalidade. Os vereadores aprovaram por unanimidade na sessão desta segunda-feira (5), um projeto de lei do executivo municipal autorizando a celebração de convênio com o Governo do Estado para a instalação e manutenção de um sistema de monitoramento com câmeras de vídeo.

O sistema já existe em mais de 50 cidades catarinenses. Para Lauro Müller está prevista a implantação de uma central de videomonitoramento com 10 câmeras de segurança.

O custo para o município será de R$ 108,3 mil pela implantação, mais as despesas que possam ocorrer eventualmente com manutenção preventiva e corretiva de todos os equipamentos que fazem parte do sistema de videomonitoramento, após o período de garantia.

O município também ficará responsável pelas futuras ampliações do número de pontos de videomonitoramento e pelos custos decorrentes da ampliação; pelas obras necessárias para adequação de um ambiente no Quartel da Policia Militar, onde será instalada a central de videomonitoramento; pela contratação e instalação de energia elétrica, junto a concessionária local, para alimentação dos pontos de videomonitoramento; e auxiliar no serviço de monitoramento das imagens, com disponibilização de operadores de CFTV na sala de videomonitoramento, de acordo com a disponibilidade de servidores.

Presidente da Câmara comemora conquista

Uma das primeiras ações da vereadora Heloisa Ramos Gazola, a Isa (PMDB), presidente da Câmara, no Legislativo de Lauro Müller, foi requerer aos governos municipal e estadual, a instalação de câmeras de vigilância na área central do município.

Para a vereadora que pretende encaminhar o projeto para a sanção do prefeito Fabrício Kusmin Alves, nesta terça-feira, o mecanismo irá contribuir para diminuir a criminalidade na cidade. “A eficiência deste sistema já foi comprovada em outras cidades. Agora chegou a nossa vez de usufruir dos benefícios da tecnologia empregada para a segurança da população”, comenta Isa.