Poder Legislativo

Vereadores de Lauro Müller aprovam três Projetos de Lei e três Requerimentos

A 17ª sessão ordinária de 2022, da Câmara de Vereadores de Lauro Müller, foi realizada sob a presidência do vereador Lindomar Cataneo (PSD).

Foto: Sul in Foco

Com a presença de alguns cidadãos lauromüllenses na galeria do plenário, a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Lauro Müller foi realizada na noite desta segunda-feira, dia 13, sob a presidência do vereador Lindomar Cataneo. Confira a sessão na íntegra através deste link.

No Grande Expediente, fizeram uso da tribuna os seguintes vereadores: Valdecir Miotello (PDT), Rodrigo Dias (PSDB), Guilherme Coan (PP), Ricardo Fontanella (PP), Alexsandro Marchioli (PP), Ema Hofmann Benedet (MDB), Sysse Alves Velho (MDB), Manoel Leandro Filho (MDB) e Lindomar Cataneo (PSD).

Expediente:

Projeto de Lei Ordinária nº 34/2022, de autoria da vereadora Ema Hofmann Benedet, que denomina de Alfredo Citadin a rua sem denominação, no bairro Quilômetro Cento e Sete, em Lauro Müller, e dá outras providências.

Proposições:

Indicação nº 87/2022, de autoria do vereador Valdecir Miotello: Instalar um corrimão de ferro no centro da escadaria que dá acesso à SC-390, no bairro Bela Vista.

Ordem do Dia

Projeto de Lei Ordinária nº 30/2022, de autoria do Poder Executivo, que “autoriza o Município de Lauro Müller a transferir recursos financeiros ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lauro Müller e dá outras providências”. Aprovado por unanimidade.

Projeto de Lei Ordinária nº 31/2022, de autoria do Poder Executivo, que “autoriza o Município de Lauro Müller a realizar Termo de Cessão de Uso, a título gratuito, do imóvel de matrícula nº 174, sem prazo determinado, para o Grupo Escoteiro Serra do Rio do Rastro, de Lauro Müller, e dá outras providências”. Aprovado por unanimidade.

Requerimento nº 18/2022, de autoria dos vereadores Sysse Alves Velho, Ema Hofmann Benedet, Manoel Leandro Filho, Lindomar Cataneo, Rodrigo Dias e Valdecir Miotello: Envio de ofício à Dra. Cintia Vieira Niero, médica hematologista, convidando-a para participar da sessão ordinária desta Casa, em 20 de junho de 2022, às 19 horas, com o objetivo de esclarecer, orientar e conscientizar sobre a importância das pessoas se tornarem doadores de sangue e de medula. Aprovado por unanimidade.

Justificativa: “Foi aprovada recentemente nesta Casa a lei que “institui o Junho Vermelho para conscientizar e estimular a sociedade sobre a doação de sangue e de medula óssea no âmbito do município de Lauro Müller. Sabemos que doar sangue é um ato de solidariedade. De acordo com os Hemocentros, cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas e é com base nesta informação que precisamos conscientizar homens e mulheres a praticarem este ato tão nobre. Entendemos que é só com a mudança de atitudes e comportamentos que poderemos levar as pessoas a tornarem-se doadoras conscientes do seu papel neste processo de salvar vidas”.

Requerimento nº 19/2022, de autoria do vereador Ricardo Fontanella: Envio de oficio ao coordenador regional Sul da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, senhor Gustavo Thaufemback, solicitando a inclusão no projeto de revitalização da SC-390, de uma ciclovia no distrito de Guatá, com extensão de dois quilômetros em direção à Serra do Rio do Rastro. Aprovado por unanimidade.

Justificativa: “A rodovia possui um fluxo intenso de ciclistas, principalmente nos fins de semana, com visitação de turistas de diversas partes do país que vêm a Lauro Müller para conhecer a Serra do Rio do Rastro. A iniciativa também visa incentivar as pessoas a aderirem essa modalidade esportiva, bem como motivar os ciclistas locais. Entendemos que essa ação também vai fomentar o turismo da cidade, colocando a Serra do Rio do Rastro em maior visibilidade turística”.

Requerimento nº 20/2022, de autoria do vereador Ricardo Fontanella: Envio de oficio ao Diretor da Celesc de Criciúma, senhor Cleicio Poleto, para que execute a troca do local dos postes na Estrada Geral da comunidade de Guatá de Baixo, em Lauro Müller. Justificava: “Os postes encontram-se muito próximos à estrada, o que dificulta o trânsito dos carros e caminhões e a manutenção da via”. Aprovado por unanimidade.

Projeto de Lei Complementar nº 2/2022, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a organização do Sistema Municipal de Defesa do Consumidor (SMDC), institui o Conselho Municipal de Defesa do Consumidor (Condecon), a coordenadoria municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e o Fundo Municipal de Defesa dos Direitos Difusos (FMDD), e dá outras providências”. Aprovado por unanimidade.

Notícias Relacionadas

Projeto de lei em SC proíbe venda de empréstimos a idosos por telefone e internet

Objetivo do autor da proposta, delegado Ulisses Gabriel (PSD), é evitar golpes contra aposentados

Reunião discute medidas para reduzir filas nas agências bancárias, em Içara

Conselhos Municipais e fim de recesso parlamentar marcam sessão da Câmara de Vereadores de Cocal do Sul

Sessão desta terça-feira (10), contou ainda com a votação e aprovação de cinco indicações e três requerimentos de interesse da população sulcocalense.

Diretoria do CTG de Orleans apresenta prioridades e solicita recursos a lideranças políticas municipais

Entre as prioridades apresentadas, estavam melhorias na infraestrutura do parque de eventos.