Poder Legislativo

Vereadores de Lauro Müller concedem Título de Cidadã Benemérita a Zaneyde Fernandes Araujo

A sessão solene foi realizada após aprovação do Decreto Legislativo nº 1/2021, de autoria da vereadora Ema Hofmann Benedet.

Fotos: Ketully Beltrame / Sul in Foco

Em sessão solene na noite desta quinta-feira, dia 16, os vereadores de Lauro Müller concederam o Título de Cidadã Benemérita do Município de Lauro Müller para a senhora Zaneyde Fernandes Araujo, 90 anos. A sessão foi presidida pelo vereador Manoel Leandro Filho.

A sessão solene foi realizada após aprovação do Decreto Legislativo nº 1/2021, de autoria da vereadora Ema Hofmann Benedet. A honraria contou com a entrega de uma diploma para a homenageada. Familiares da senhora Zaneyde se fizeram presentes na ocasião.

“Destes 90 anos, mais da metade foram dedicados a causas sociais. De sua trajetória profissional, destacamos a dedicação ao ensino, que marcou muito. Porém, além do trabalho, sempre foi em busca de proporcionar a todos uma cidade melhor. É por isso que, com muita felicidade, eu trago esta homenagem em vida para uma pessoa tão ativa para nossa sociedade, que desenvolveu projetos envolvendo principalmente as mulheres. Você sempre foi à frente do seu tempo e um grande exemplo para todos nós”, declarou a vereadora.

A homenageada, por sua vez, se emocionou ao fazer uso da palavra. “Eu estou muito feliz porque vejo confirmado e reconhecido todo o esforço que foi empregado na educação dos jovens de Lauro Müller, um trabalho de mais de 30 anos. Foi um período de luta, mas vencemos todas as dificuldades e conseguimos o que temos até hoje. Meu muito obrigada a todos os vereadores, especialmente à Ema, que foi a autora. Que todos tenham um feliz Natal e um ano novo cheio de prosperidade”, afirmou.

Confira a sessão completa através deste link.

Sobre a homenageada

Zaneyde Fernandes Araujo, nascida em Lauro Müller, no ano de 1931. Filha de Bento Fernandes e Paula Jung Fernandes, sendo a mais nova entre quatro filhos. Ainda muito nova, mudou-se para Criciúma, onde passou toda a sua infância, até o ano de 1946. Estudou em Colégio Interno, onde desenvolveu várias habilidades artísticas como tocar violino e a pintura em tela.

Depois de atravessar o período da Segunda Guerra Mundial, no ano de 1947, voltou a residir em Lauro Müller, onde permanece até hoje, com 90 anos de idade. Casou com Mauro Luiz Araujo, com quem teve cinco filhos: Janete Maria, Maria Cristina, Maria Luiza, Mauro Luiz e Carlos Alberto. Tem 12 netos e cinco bisnetos.

Em 1952, iniciou sua carreira de professora no antigo G.E. “Visconde de Taunay”, lecionando para alunos da 4ª série e alunos do antigo Curso Complementar. Em 1954, foi designada para responder pela direção G.E. “Visconde de Taunay”, permanecendo até o ano de 1959, quando foi nomeada, por concurso, para o cargo de Diretora de Grupo Escolar, permanecendo aí até o ano de 1974, quando o Grupo Escolar já passou a funcionar como Escola Básica.

Em 1975, deixou o cargo de Diretora para responder pelo expediente da Coordenadoria Local de Educação de Lauro Müller que, em 1978, passou a funcionar como Cargo em Comissão de Supervisão Local de Educação. Nesse cargo, permaneceu até o ano de 1982, tendo antes conseguido a criação do Colégio de 2º Grau “Walter Holthausen” e concluído o curso de Pedagogia – Licenciatura em Administração Escolar de 1º e 2º graus, no ano de 1981, grandes vitórias de sua vida profissional.

Foi uma pessoa muito integrada na vida social da cidade. Participou ativamente de várias entidades sociais na cidade, a maioria dos trabalhos voltados às mulheres “arrimo de família”. Além da organização de campanhas para essas pessoas, junto da Secretaria de Ação Social, trabalhou por muitos anos voluntariamente, desenvolvendo cursos e até mesmo alfabetizando essas mulheres. Foi voluntária da entidade social Câmara Junior, atendendo famílias carentes e promovendo campanhas beneficentes.

Participou da JCI (Joint Commission International), instituição líder mundial em certificação de organizações de saúde, sendo colaboradora em campanhas contra a poliomielite. Foi voluntária no Grupo de Escoteiros de Lauro Müller, grupo de caráter educacional, onde os jovens e crianças tinham a oportunidade de se desenvolverem socialmente de uma forma baseada em valores, respeito, amizade, fraternidade e no amor pela natureza.

Participante ativa da Igreja Católica Imaculado Coração de Maria, fez parte da Legião de Maria, organização religiosa que ajuda famílias carentes, fazendo visitas nas casas contribuindo para a ação evangelizadora da Igreja. Também participou da Congregação Mariana, auxiliando e organizando campanhas de Natal solidário e outras datas comemorativas importantes para a Igreja Católica.

Através da sua habilidade com a pintura, fez vários trabalhos de restauração de santos, incluindo a Nossa Senhora de Guadalupe, que foi toda restaurada para colocarem na gruta, ao lado da Igreja Matriz. Continua ainda participando de grupos de família, até quando sua idade permitir. Foi e continua sendo uma pessoa ativa na sociedade, na Igreja e referência na família.

Notícias Relacionadas

Reunião discute medidas para reduzir filas nas agências bancárias, em Içara

Conselhos Municipais e fim de recesso parlamentar marcam sessão da Câmara de Vereadores de Cocal do Sul

Sessão desta terça-feira (10), contou ainda com a votação e aprovação de cinco indicações e três requerimentos de interesse da população sulcocalense.

Diretoria do CTG de Orleans apresenta prioridades e solicita recursos a lideranças políticas municipais

Entre as prioridades apresentadas, estavam melhorias na infraestrutura do parque de eventos.

OS Criciúma está concorrendo em concurso nacional de Boas Práticas

Concurso reúne vários Observatórios Sociais do Brasil e cada um concorre com alguma boa prática executada.