Saúde

Vereadores de Lauro Müller conhecem trabalho da Casa Guido

Foto: Antonio da Luz/Sul in Foco

Foto: Antonio da Luz/Sul in Foco

O presidente da “Casa do Guido” – Grupo de Pais e Amigos pela Unidade Infanto-Juvenil de Onco Hematologia de Criciúma, Otílio Paulo Miranda Pereira e a vice-presidente da instituição Rosane Búrigo Gonçalves, participaram nesta segunda-feira (11), da sessão na Câmara de Vereadores de Lauro Müller. Na oportunidade eles explanaram aos vereadores e a comunidade em geral como funciona a entidade e quais as ações que são desenvolvidas para atender àqueles que a procuram.

Otílio Paulo Miranda Pereira, que é natural de Guatá, em Lauro Müller, disse que estava muito a vontade para falar aos vereadores, pois estava em casa. O presidente da instituição destacou que a Casa Guido foi criada para receber os pacientes de toda região Sul, como ponto estratégico, onde possam ter um local apropriado para higiene pessoal, descanso, alimentação e toda a assistência necessária como, por exemplo, assistência psicológica, jurídica, pedagógica e ainda atividades de recreação que auxiliam na complementação do tratamento realizado.

“A Casa Guido é uma instituição, sem fins lucrativos, que auxilia crianças e adolescentes em tratamento de câncer e doenças do sangue e mantém uma casa de apoio para receber todos os pacientes e familiares para manutenção dos tratamentos, pois muitos pacientes residem em municípios vizinhos e deslocam-se à Criciúma para a realização de tratamento”, explicou o presidente.

A vice-presidente da instituição, Rosane Búrigo Gonçalves, lembrou que a Casa Guido não pede ajuda financeira por telefone. “A única instituição que atende as crianças e adolescentes com câncer na região é a Casa Guido e nós não pedimos dinheiro e nenhum tipo de ajuda financeira por telefone. É importante que a população saiba disso. Àqueles que quiserem nos ajudar pode fazer isso através do nosso site www.guido.org.br ou entrar em contato pelos nossos telefones (48) 3045-6411 e 3045-6211”, registrou convidando as pessoas para visitarem e conhecerem a instituição, que fica localizada na Rua Santo Antonio, 790, Centro de Criciúma.

Dois vídeos, mostrando um pouco do trabalho e do dia-a-dia dos voluntários e pacientes da Casa Guido foram exibidos durante a explanação.

Os vereadores se comprometeram a ajudar a instituição e inclusive visitar a Casa Guido para ter um contato direto e conhecer de perto o trabalho que é desenvolvido.

Confira quais proposições foram apresentadas e discutidas na sessão desta segunda.

Indicações

Nº 199/2013 do Vereador Carlos Alberto Cardoso, que seja patrolada e revestida com material adequado a estrada municipal que liga a comunidade de Novo Horizonte no Quilômetro Doze até a ponte nas proximidades do lavador da Carbonífera Catarinense.
Justificativa: As condições na referida estrada está comprometendo o transporte de cargas e de veículos comuns.

Nº 200/2013 do Vereador Manoel Jades Izidorio, Providenciar o abastecimento de água para as seguintes famílias moradoras do km 15, na localidade de Novo Horizonte: Ivanir Bonoti Capistrano, Vitalina Machado dos Santos, Valdir Citadin (quiosque) e Mario Martins.
Justificativa: Para atender o anseio dos moradores é necessário a instalação de 400 metros de canos de 1/2, da rede geral até o asfalto e mais 400 metros de canos de 3/4 do asfalto até as citadas propriedades. Registramos que já foi feita a escavação das valetas pela administração passada, faltando somente a colocação e instalação das referidas redes.

Nº 201/2013 do Vereador Carlos Alberto Cardoso, que seja providenciada a passagem de um "caminhão pipa" nas Comunidades de Rio Amaral Rádio, Amaral Gruta, Amaral Primeiro e nas Imediações do Cedejor.
Justificativa: Os dias seguidos sem precipitações de chuvas em nossa região tem trazido transtornos aos moradores que reclamam do excesso de poeira. Certamente, molhar as estradas pelo menos duas vezes ao dia amenizaria a situação, enquanto se aguarda a pavimentação.

Nº 202/2013 do Vereador Carlos Alberto Cardoso, que seja construída uma lombada física na Rua Flávio Righetto nas proximidades da residência do senhor Mário Anacléto da Silva.
Justificativa: Por ser uma via de grande movimento e que liga acessos importantes na cidade, o excesso de  velocidade está assustando os moradores daquela região.

Nº 203/2013 do Vereador Valmir Cesconetto, que sejam efetuados os reparos necessários no piso de madeira da ponte da Comunidade de Quilômetro 107.
Justificativa: O madeiramento do asoalho da ponte de Quilômetro 107 está completamente comprometido, pondo em risco os seu usuários e danificando veículos.

Nº 204/2013 do Vereador Valmir Cesconetto, que seja construída uma lombada física na estrada de Quilômetro 107 que da acesso a ponte, nas proximidades da quadra ao lado do salão de festas da capela.
Justificativa: o excesso de velocidade naquela estrada tem preocupado os moradores, pois crianças que praticam esporte naquela quadra, são frequentemente ameaçados por veículos que transitam acima da velocidade de segurança.

Requerimento

Nº 69/2013 da Vereadora Heloisa Ramos Gazola, Envio de ofício ao responsável pelo escritório local da Epagri, senhor Paulo Cesar Freiberger, convidando sua equipe para participar da Sessão Ordinária desta Casa, no dia 25 de novembro, às 19 horas, para que apresente os trabalhos realizados no município em 2013 e o plano de trabalho para 2014.

Projeto de Lei

Projeto de Lei Ordinária nº 45/2013 de autoria de Executivo, que "AUTORIZA O PODER EXECUTIVO À AQUISIÇÃO DE IMÓVEL NO MUNICÍPIO". Este projeto autoriza a Prefeitura a receber por doação do Governo do Estado, o Ginásio Municipal de Esportes Nelson Righetto.

Ouça no áudio abaixo a sessão desta segunda-feira, na íntegra.