Poder Legislativo

Vereadores de Lauro Müller entregam Medalha Vereadora Dilma do Espírito Santo à homenageados

A próxima Sessão Ordinária está marcada para o dia 05 de agosto, segunda feira às 19 horas.

Divulgação

A Câmara Municipal de Lauro Müller mais uma vez se reúne em Sessão Solene, para entregar a dez ilustres personalidades a comenda Vereadora Dilma do Espírito Santo, outorgada pela Resolução Nº 2/2019, de 17 de junho de 2019. Preside esta sessão, na qualidade de Presidente do Poder Legislativo, o Vereador Luciano Leodato. Convidou o vereador Pedro Luiz Machado, Secretário da Mesa Diretora e os demais vereadores:

  • Anderson Antonio Bez Batti
  • Ema Hofmann Bendete
  • Hélio Luiz Bunn
  • José Antonio de Bettio
  • José Cambruzzi
  • Manoel Leandro Filho
  • Ronaldo da Silva

O Presidente recebe à Mesa: Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal Valdir Fontanella.  Também convidou para ocuparem os lugares reservados, as personalidades que serão homenageadas nesta Sessão Solene:

  • Alicemar Machado
  • Laudicéia Righetto Rotta
  • Paulo Cesar Antunes
  • Manoel Geraldo Luciano
  • Maria Aparecida Cambruzzi
  • Manoel Jades Izidório
  • Tarcisio Goudinho
  • Pedro Vicente
  • Soraya Cúrcio Librelatto
  • Edna Laureano

O Senhor Presidente abriu os trabalhos, cumprimentou o Excelentíssimo Senhor Prefeito Valdir Fontanella, os excelentíssimos Senhores Vereadores, os nossos homenageados e a todos os presentes, tenho a honra de declarar aberta esta Sessão Solene, que tem o objetivo de entregar a Medalha Vereadora Dilma do Espírito Santo a dez ilustres personalidades. Foi Executado e cantado por todos os presentes para, de pé, contarmos o Hino Nacional Brasileiro. Esta é a sétima vez que a Câmara Municipal de Lauro Müller realiza a entrega desta comenda, a Medalha Vereadora Dilma do Espírito Santo. Desta forma o Poder Legislativo presta homenagem inicialmente a primeira Vereadora do nosso município, a professora Dilma que foi eleita pelo PTB – Partido Trabalhista Brasileiro para o mandato de 1957 a 1962. Era uma época de muita discriminação racial e dominada pelo machismo. Negra e mulher, Dilma do Espírito Santo conquistou um feito incrível. A medalha será entregue a dez personalidades que tenham se destacado nas áreas cultural, política, desportiva, empresarial e de prestação de serviços ou ação social no município de Lauro Müller.

1 – Por indicação do Vereador Anderson Antonio Bez Batti, a primeira homenageada é Alicemar Leandro Machado: Alicemar Leandro Machado, nascida em 26 de Setembro de 1961 em Orleans é filha de Otávio Miranda e Zulma Antunes Miranda. Casou-se com Ademar machado (em memoria) com quem teve dois filhos. Atualmente é casada com José Luiz da Silva com quem tem uma filha. Alice como é chamada e conhecida tem sete netos. Trabalhou durante oito anos como merendeira na Escola Visconde de Taunay. Membro Fundador da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Lauro Müller onde é coordenadora voluntária junto a trinta membros. Ajuda na promoção de eventos para arrecadação de fundos para a Rede. Trabalha divulgando a prevenção e a conscientização nas datas especiais como o Dia Internacional de Mulher e no Outubro Rosa dentre outros.

2 – Por indicação da Vereadora Ema Hofmann Benedet, a segunda homenageada é: Laudiceia Righetto Rotta. Nascida em Barro Branco em 17 de setembro de 1959, Laudiceia Righetto Rotta é filha de Edmundo Righetto e Zilda Luciano Righetto. Casada com Gildo Rotta Filho tem um filho. Trabalhou desde cedo com seus pais num restaurante e Churrascaria no centro da cidade nos anos 80. Trabalhou também por três anos num escritório de contabilidade e posteriormente na Industria Brasileira de Coque – Ibracoque, por mais de vinte anos. Trabalhou na Secretaria de Ação Social do Município de 1997 a 2000. No ano de 2004 elegeu-se vereadora para a legislatura 2005 a 2008. Laudiceia é sócia fundadora do Clube da Amizade que este ano completa 25 anos de atuação em nossa cidade. É atuante na Comissão da Festa Padroeira da Igreja Matriz e é membro efetiva da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Lauro Muller. E voluntária e membro da Diretoria da APAE de Lauro Müller.

3 – Por indicação do Vereador Hélio Luiz Bunn. O terceiro homenageado é: Paulo Cesar Antunes. Nascido no ano de 1965 no dia 17 de abril na cidade de Porto Alegre no Rio Grande do Sul, Paulo Cesar Antunes conhecido carinhosamente por cabeção é filho de Igino Delfino Antunes e Olinda Machado Antunes. Desde 1970, sempre residiu no Bairro Sumaré e atualmente em Rio Amaral Rádio. Casado com Cleusa Magnus tem dois filhos. Trabalhou com os pais até os quinze anos na cultura de fumo e gado de leite, entregando leite nas casas na cidade. Aos vinte e um anos iniciou na mineração na extinta Indústria Brasileira de Minérios – Ibramil. Posteriormente foi trabalhar na Cia. Nacional de Mineração de Carvão Barro Branco em depois em Treviso na Cia. Metropolitana de Mineração onde se aposentou no ano de 2006. Iniciou na vida pública no sindicato dos mineiros e foi candidato a vice-prefeito na chapa com Almir Rafagnin em 1996. Na eleição seguinte em 2000 foi candidato a vereador tendo sido o vereador mais votado naquele pleito com 430 votos. Reelegeu-se em 2004 onde novamente foi o mais votado com 716 votos. Em 2008 foi eleito vice-prefeito de Lauro Muller. Há mais de 20 anos atua como membro da APAE de Lauro Muller. Na Igreja Católica é formado em Teologia para leigos, onde foi Ministro das Exéquias e atualmente é Ministro do Batismo. É coordenador da Pastoral de Noivos e várias vezes foi voluntário nas festas religiosas da Matriz e na sua comunidade de Rio Amaral Rádio.

4 – Por indicação do vereador José Antonio de Bettio. O Homenageado foi o senhor: Manoel Geraldo Luciano. Nascido em Barro Branco em 04 de Julho de 1943, Manoel Geraldo Luciano é filho de Orandina Luciano e Antônio Manoel Luciano. Casou-se com Darci Rossi Luciano com quem teve três filhos, cinco netos e uma bisneta. Mineiro aposentado trabalhou na Cia. Nacional de Mineração do Carvão Barro Branco de 1969 a 1982. Na comunidade atuou como membro das Diretorias dos Clubes 14 de Março de Rio Bonito e União Mineira de Barro Branco. Foi por vários anos membro da Associação de Pais e Professores da Escola Básica Emília Mamede Soares. Foi candidato a Vereador por duas eleições. Na Igreja Católica atuou como Ministro da Eucaristia e Palavra na Capela Santa Barbara em Barro Branco. Formou-se em Teologia pela UNESC em 1997 e foi Ministro Extraordinário do Batismo por seis anos. Foi membro da zeladoria do Cemitério São Sebastião, membro do CAEP e do Apostolado da Oração. Foi Presidente e várias vezes foi da Diretoria da tradicional Festa de Santa Barbara Padroeira dos Mineiros e membro da Comissão Paroquial da festa do cinquentenário de criação da Paroquia do Imaculado Coração de Maria de Lauro Muller no ano de 1997.

5 – Por indicação do Vereador José Cambruzzi. A próxima personalidade homenageada foi Maria Aparecida Cambruzzi Marcos. Maria Aparecida Cambruzzi Marcos nasceu no dia 26 de julho de 1970. É filha de Joaninha Pedro e Valdir Cambruzzi. Casada com Salvador Marcos tem um filho e uma neta. É formada em magistério e Pedagogia, é pós graduada e atua profissionalmente na Pre Escola Reino Infantil de Itanema e o CEI Criança Feliz de Barro Branco. Na Igreja Católica atua desde os quinze anos como catequista. É coordenadora da equipe de liturgia, Ministra da Palavra e da Eucaristia. Ica como é carinhosamente conhecida está sempre envolvida nos serviços de pastorais da Capela de Nossa Senhora de Fátima de Itanema e também na organização da festa da Padroeira no mês de maio no Clube de mães e na Associação de Pais e Amigos – APP da Escola Ligia Chaves Cabral.

6 – Por indicação do Vereador Manoel Leandro Filho, o próximo homenageado é: Manoel Jades Izidório. Nascido no Barreiro Distrito de Guatá no dia 08 de Outubro de 1968, Manoel é filho de Ana da Silva Rodrigues. Maneca como é comumente conhecido iniciou desde cedo na vida pública. Foi presidente do Grupo de Jovens de Barreiro e Presidente do Clube Anita Garibaldi no mesmo bairro e treinador de futebol amador. Em 1992 foi convidado a entrar para apolítica e foi candidato a vereador ficando na 1ª suplência tendo assumido a cadeira pela primeira vez. Nas eleições seguintes nos anos de 1996, 2000, 2004, 2008 e 2012 foi eleito tendo sido o mais votado com 640 votos. Foi Secretário Municipal de Saúde de 2009 a 2010, tendo se destacado pela sua atuação, em 2010 foi também secretário de Ação Social acumulando as duas pastas. Assumiu uma vez como Prefeito interino em dezembro de 2006. Maneca foi presidente da Câmara de Vereadores por três ocasiões, sendo uma por unanimidade. No Legislativo ocupou a presidência de todas as comissões permanentes. Em outras Legislatura foi vice-presidente e secretário da mesa Diretora. Foi fundador e presidente da Juventude do seu Partido por seis anos e presidente da sigla MDB por dois anos. Delegado Estadual do Partido por três mandatos e até os dias de hoje. Foi Presidente do centro Comunitário de Guatá e de Barreiro. Presidente da Associação de Moradores Guatá com destaque para atuação no combate a Drogas e a Violência. Foi coordenador do “Terço dos Homens” e é atualmente o coordenador geral. Foi presidente das festas de Sta. Terezinha e do Padroeiro de Guatá Nosso Senhor do Bom Fim.

7 – Por indicação do Vereador Pedro Luiz Machado. A próxima personalidade a receber a comenda é Pedro Vicente. Pedro Vicente nasceu em Barro Branco em 18 de agosto de 1931. Filho de Luiz João Vicente e Teodora Paz Vicente. No ano de 1950 casou-se com Nedy André Vicente com quem teve dez filhos dez netos e 16 bisnetos. Morou durante 40 anos no Distrito de Guatá, onde se destacou no esporte através do futebol sendo jogador do Esporte Clube Guatá, equipe competitiva que levava o nome de nosso Município por toda região e no estado. Pedro Vicente atuou também em outras equipes da comunidade. Mudou-se para Lauro Müller e reside até hoje no Bairro Cairu onde foi o presidente do Cairu Esporte Clube. No ano de 1977 foi campeão estadual de Bocha nos Jogos Abertos de Santa Catarina através da CME de Lauro Müller. Trabalhou durante trinta e três anos na Oficina da Cia. Nacional de Mineração do Carvão Barro Branco. Pedro Vicente é Católico praticante e atuante na Igreja, especialmente como voluntários nas festas da Padroeira.

8 – Por indicação do Vereador Ronaldo da Silva. A próxima personalidade a receber a comenda foi Tarcisio Goudinho. Tarcísio Goudinho nasceu no dia 15 de Outubro de 1953 no Município de Orleans. É filho de José Josino Godinho e Severina Biz Godinho. É o mais velho de seis irmãos; trabalhou na roça até os 23 anos com a família. Em 1976 foi trabalhar na Empresa Fundição Tupy em Joinville. Em 1979 retornou para Lauro Müller para trabalhar na oficina da Cia. Nacional de Mineração do Carvão Barro Branco até falência da empresa em 1987. Em 98 com a indenização da saída, montou uma pequena indústria de água ardente no Bairro Arizona. Com a agricultura familiar para o cultivo da cana de açúcar e fez parceria na produção com diversos produtores rurais. Paralelamente a vida articular sua vida social foi voltada para o voluntariado junto a Igreja Católica atuando na Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Morro da Palha na realização das festas e também na Igreja Matriz. Como industrial hoje é proprietário da Indústria de Cachaça “Cafundó da Serra”, marca renomada levando o nome de nossa Cidade no cenário nacional, através da bebida mais popular do mundo. É membro e Presidente da Cooperativa Familiar Agroindustrial sul catarinense com sede no Bairro Barro Vermelho, Urussanga, onde a produção de oito produtores de aguardente da região do sul de santa Catarina. Pelo seu empreendedorismo e pelo sucesso da marca da cachaça cafundó da serra e seus relevantes serviços prestados a sociedade lauromullense, recebe a Medalha Vereadora Dilma do Espírito Santo, da Câmara de Vereadores de Lauro Muller/2019

9 – Por indicação do Presidente do Poder Legislativo Vereador Luciano Leodato. A próxima personalidade a receber a comenda é Soraya Cúrcio Librellato. Filha de Adélia e Walter Cúrcio, Soraya é irmã de cinco filhos do casal e nasceu em 18 de fevereiro de 1959. Casada com Luiz Tadeu Librelatto (em memória) é mães de Thiago que com Eliza lhes deram um neto: Bernardo. Iniciou suas atividades profissionais na Cia Nacional do Carvão Barro Branco como telefonista. Logo em seguida foi trabalhar no SESI como servente e merendeira, depois supervisora de cursos e na administração. No ano de 1981 assumiu a gerencia do SESI de Lauro Müller e logo em seguida foi nomeada Gerente Regional, até a sua aposentadoria em 2001. Foi Secretária Municipal de Saúde do Município de 2005 a 2008. Neste mesmo ano foi candidata a Prefeita. No ano de 2012 foi eleita Vereadora onde assumiu a Presidência da Casa, apresentando vários projetos entre eles a homenagem que Câmara de Lauro Müller faz as mulheres de Lauro Müller, na passagem do Dia Internacional da Mulher, no mês de março. No Ano de 2015 foi nomeada Chefe de Gabinete e posteriormente Secretária Municipal de Administração. Atualmente é membro e tesoureira da Igreja Evangélica Batista de Lauro Müller. Gerente da Rádio Cruz de malta FM. É conselheira da Associação Comercial e Indústria de Orleans e Madrinha da Academia de Letras de Lauro Müller.

10 – Por indicação do Chefe do Poder Executivo, o Prefeito Valdir Fontanella. A próxima homenageada é Edna Laureano. Edna Laureano, nascida em Lauro Müller, filha de Jaci Laureano (em memória) e Gecy Schambeck Laureano. É mãe de três filhos e avó de três netos. Desde muito pequena já sonhava em ser professora. Terminou o Ensino Fundamental na escola Visconde de Taunay, e no Ensino médio, cursou magistério na Escola Walter Holthausen, Terminou o curso de Magistério e iniciou sua primeira experiência profissional como professora no Jardim de Infância em Itanema e a noite como professora de alfabetização de adultos – MOBRAL. Cursou Faculdade na Universidade do Sul de Santa Catarina UNISUL. Trabalhou por 14 anos na E.E.B. Ernani Cotrin no distrito de Guatá, Trabalhou também nas Escolas Lígia Chaves Cabral de Itanema, Emília Mamede Soares em Barro Branco, Visconde de Taunay, Walter Holthausen, José Heleodoro Barreto Junior no Arizona Lecionou também nas comunidades de Santa Rosa, Rio Queimado, Morro da Figueira, Morro da Palha e na educação de Jovens e adultos. Sempre lutando pela educação, conseguiu trazer a Lauro Müller a UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina, e foi tutora desta instituição. Mais tarde consegui trazer para Lauro Müller também a FUCAP, onde muitos alunos conseguiram fazer o curso superior. O voluntariado tornou-se parte de sua vida. Na igreja Católica foi a primeira mulher presente da Festa da Padroeira Imaculado Coração de Maria. Foi catequista, fundou o terço das Crianças e o terço das Mulheres, é líder dos grupos de família e missionária do Dízimo. No social visita as casas de repouso, asilos e ajuda crianças e adolescentes, bem como as famílias através de orientação.

Fez uso da palavra, representando todos os homenageados nesta Sessão Solene, a Senhora Soraya Cúrcio Librelatto, eo Chefe do Poder Executivo, Prefeito Valdir Fontanella. O Senhor Presidente encerra os trabalhos: Cumprimentou o Senhor Prefeito Valdir Fontanella, os colegas Vereadores e todos os convidados e, principalmente, os homenageados da noite. Ressaltou estar muito feliz por ver tanta gente reunida nesta noite fria de segunda-feira. Pessoas importantes da nossa sociedade que compareceram para prestigiar dez ilustres cidadãos e cidadãs que se destacaram, principalmente, por se dedicarem à nossa comunidade. Parabenizou todos os homenageados que receberam a Medalha Dilma do Espírito Santo – edição 2019 e pediu aos presentes para, mais uma vez, os merecidos aplausos a eles

Agradeceu a todos os funcionários desta casa, assessores e direção, pela organização de mais este evento; a audiência dos que nos prestigiaram através da internet. Agradecendo à Deus por nos permitir a todos estarmos participando desta Sessão Solene. Relembrou que a Câmara entra em recesso por duas semanas e a próxima Sessão Ordinária está marcada para o dia 05 de Agosto, segunda feira às 19 horas.

Colaboração: Comunicação Câmara de Vereadores de Lauro Müller 

Notícias Relacionadas

Conselhos Municipais e fim de recesso parlamentar marcam sessão da Câmara de Vereadores de Cocal do Sul

Sessão desta terça-feira (10), contou ainda com a votação e aprovação de cinco indicações e três requerimentos de interesse da população sulcocalense.

OS Criciúma está concorrendo em concurso nacional de Boas Práticas

Concurso reúne vários Observatórios Sociais do Brasil e cada um concorre com alguma boa prática executada.

Reunião discute medidas para reduzir filas nas agências bancárias, em Içara

CASE e penitenciária: Governador garante projeto para pavimentação de acesso aos locais