Poder Legislativo

Vereadores de Lauro Müller se posicionam contra ampliação do Parque Nacional de São Joaquim

Vereadores de Lauro Müller se posicionam contra ampliação do Parque Nacional de São Joaquim

Foto: Sul in Foco

Os vereadores de Lauro Müller encaminharam um ofício deputados e senadores solicitando apoio para impedir que a ampliação do Parque Nacional de São Joaquim atinja o território do município. O assunto foi abordado durante a sessão ordinária realizada nessa segunda-feira (20).

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, responsável pelo parque, pretende incluir 6,2 mil hectares de Lauro Müller, representando aproximadamente ¼ do território municipal.

“A inclusão de área territorial de Lauro Müller no parque pretendido apenas nos trará ônus, acarretando num impacto significativo, principalmente ao setor turístico e agropecuário, podendo, inclusive, inviabilizar diversas atividades. Desta forma, solicitamos apoio para evitar que Lauro Müller venha a sofrer impacto de tamanha monta. Principalmente, por já ser um município com dificuldades de desenvolvimento, o qual dependerá, no futuro, quase que exclusivamente das atividades de turismo e agropecuária, pois sua localização quanto às vias de acesso impedem a instalação de grandes indústrias geradoras de emprego e renda”, diz o documento.

Segundo os vereadores, na mesma área, o Município já possui duas leis que tratam da conservação e uso, que definem o local como bem de utilidade pública municipal, tendo em vista que concentra recursos hídricos.

O vereador José Antônio De Bettio encaminhou também um ofício ao secretário de Estado da Infraestrutura, Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro, solicitando informações a respeito do projeto de revitalização da Rodovia SC-390, entre Orleans até a Serra do Rio do Rastro. “Como estão os encaminhamentos? Há recursos disponíveis e previsão para o início das obras?”, questionou ele.

Na oportunidade, vereadores utilizaram a tribuna livre para falar de assuntos pertinentes ao início de governo. A reunião, sob a presidência do vereador José Cambruzzi, foi bastante movimenta no plenário da Casa Legislativa. Veja abaixo.

Expediente

Deram entrada na Casa Legislativa os seguintes Projeto de Lei Ordinária:

Nº 8/2017, do Executivo, que dispõe sobre o controle da reprodução de cães e gatos no município de Lauro Müller e dá outras providências.

Nº 9/2017, do Executivo, que autoriza o chefe do Poder Executivo Municipal a celebrar convênio com a Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, visando a realização de policiamento ostensivo motorizado por intermédio de guarnições de radiopatrulha da polícia militar e dá outras providências.

Projeto de Resolução nº 1/2017, da Mesa Diretora, que concede homenagem às mulheres de Lauro Müller pela passagem do Dia Internacional da Mulher.

Seis indicações:

Nº 7/2017, do vereador Pedro Luiz Machado: providenciar reparos com pavimentação asfáltica com urgência nos trechos que se encontram totalmente intransitáveis, na Rua Olivia Nezi Rita, no bairro Santa Bárbara.

Nº 8/2017, do vereador Pedro Luiz Machado: providenciar, no bairro Içarense, a troca da lixeira na Rua Aristides Damiane, que se encontra danificada e sem condições de uso, por uma lixeira nova e com tampa, e a colocação de uma lixeira nova, com padrões da Prefeitura Municipal, na Rua Luiz Querino.

Nº 9/2017, do vereador Pedro Luiz Machado: criar uma equipe responsável e exclusiva para a manutenção das ruas com lajotas em toda a sede do município. Solicitamos ainda que esta manutenção seja iniciada nas ruas do bairro Cairú, onde se encontram as ruas com maior número de lajotas soltas.

Nº 10/2017, da vereadora Ema Hofmann Benedet: que seja reativada a cota extra de exames laboratoriais, como ocorria nas administrações anteriores para suprir a demanda em situações de urgência e emergências eventuais, após ter se esgotado a cota do SUS.

Nº 11/2017, da vereadora Ema Hofmann Benedet: que sejam revisadas a rede de energia elétrica da Escola Hilário Pescador e da Unidade de Saúde João Nazário, do Bairro Sumaré, bem como os sistemas de comunicação via internet e de telefonia fixa naquela Unidade de Saúde. Justificativa: Em dias de calor, com a ativação dos aparelhos de ar condicionado, está desarmando o sistema elétrico dos dois prédios e até desligando equipamentos da saúde. Na telefonia, a população não pode se comunicar com o posto e funcionários estão incomunicáveis com demais órgãos, inclusive os de emergência.

Nº 12/2017 do vereador Luciano Leodato: que sejam instaladas redes de proteção junto ao muro da Escola Municipal Emília Mamede Soares de Barro Branco, atrás das traves da quadra polivalente esportes. Justificativa: os moradores das proximidades reclamam que, durante a prática de educação física, é frequente a bola atingir as dependências de suas casas, canteiros de verduras e de flores, com quebra de vasos, vidros de janelas e outros utensílios.

Pedido de informação

Nº 4/2017 dos vereadores Ema Hofmann Benedet e Pedro Luiz Machado: informar se foram feitas as devidas revisões e manutenção dos veículos da frota da Prefeitura, que realizam o transporte escolar, antes do início do ano letivo.

Requerimentos

Nº 3/2017 dos vereadores José Cambruzzi, Anderson Antonio Bez Batti, Ema Hofmann Benedet, Hélio Luiz Bunn, José Antonio De Bettio, Luciano Leodato, Manoel Leandro Filho, Pedro Luiz Machado e Ronaldo da Silva:

Envio de ofício aos senhores deputados federais e senadores catarinenses, solicitando apoio para impedir que a ampliação do Parque Nacional de São Joaquim atinja o território do município de Lauro Müller. Justificativa: É pretendido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, responsável pelo parque, a inclusão de 6.200 hectares do município de Lauro Müller, representando aproximadamente ¼ do território municipal.

Nesta mesma área o município já possui duas leis que tratam da conservação e uso da mesma, que definem esta área bem de utilidade pública municipal, pois concentra todos os nossos recursos hídricos. A primeira lei refere-se ao Plano Diretor Participativo, Lei nº. 1.549/2008, onde referencia a área como Zona de Preservação Permanente – ZPP, com objetivos claros de preservação e uso sustentável. A segunda lei, também tem intuito de preservar o seu ambiente natural e cultural, onde, o município em parceria com o Centro Universitário Barriga Verde – UNIBAVE e comunidade cria uma instituição de preservação Cultural e Ambiental, através da Lei Municipal nº. 1759/2013 de 16 de maio de 2013, o Ecomuseu Serra do Rio do Rastro.

A inclusão de área territorial de Lauro Müller no parque pretendido apenas nos trará ônus, acarretando num impacto significativo, principalmente ao setor turístico e agropecuário, podendo inclusive inviabilizar diversas atividades. Desta forma, solicitamos apoio para evitar que Lauro Müller venha a sofrer impacto de tamanha monta. Principalmente por já ser um município com dificuldades de desenvolvimento, o qual dependerá no futuro, quase que exclusivamente das atividades de turismo e agropecuária, pois sua localização quanto às vias de acesso impedem a instalação de grandes indústrias geradoras de emprego e renda.

Nº 4/2017, do vereador José Antônio De Bettio:

Envio de ofício ao Senhor Secretário de Estado da Infra Estrutura Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro, solicitando informações a cerca do projeto de revitalização da Rodovia SC-390, trecho entre Orleans até a Serra do Rio do Rastro. Como estão os encaminhamentos, se há recursos disponíveis e previsão para o início das obras?

Moção

Nº 1/2017, dos vereadores José Cambruzzi, Anderson Antonio Bez Batti, Ema Hofmann Benedet, Hélio Luiz Bunn, José Antônio De Bettio, Luciano Leodato, Manoel Leandro Filho, Pedro Luiz Machado e Ronaldo da Silva.

Moção de Repúdio endereçada a todos os senhores Deputados Federais e Senadores de Santa Catarina, contra a aprovação da Proposta de Emenda a Constituição – PEC n° 287, que Altera os artigos 37, 40, 109, 149, 167, 195, 201 e 203 da Constituição, para dispor sobre a seguridade social, estabelece regras de transição e dá outras providências – PEC da Reforma da Previdência.

Os vereadores do município de Lauro Müller, de forma coletiva e consensuada, considerando os efeitos negativos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Nº 287, sobre a classe trabalhadora da ativa ou já aposentada, em todas as categorias dos serviços públicos ou da iniciativa privada, em especial contra as mulheres, agricultores e profissionais que atuam em condições insalubres ou periculosas, aprovam esta Moção contrária à proposta de reforma da previdência social, que tramita no Congresso Nacional, por iniciativa do Governo Federal.

Nós, vereadores, legítimos representantes da nossa comunidade, eleitos democraticamente, não recomendamos que deputados e senadores que nos representam no Congresso Nacional votem favorável à PEC 287, muito pelo contrário. Entendemos que pelos efeitos danosos à classe trabalhadora atual e às futuras gerações, a PEC 287 deve ser retirada de tramitação e possíveis mudanças na Previdência Social sejam amplamente estudadas e debatidas com a classe trabalhadora, em um amplo e democrático fórum.

Ordem do Dia

Foi aprovado, em votação única, o Projeto de Resolução nº 1/2017, de autoria da Mesa Diretora, que concede homenagem para as mulheres de Lauro Müller pela passagem do Dia Internacional da Mulher. A Sessão solene será realizada às 19 horas do dia 6 de março, segunda-feira, antevésperas do Dia Internacional da Mulher, no Plenário da Câmara. Na ocasião, nove mulheres do município serão homenageadas.

Notícias Relacionadas

Eleições 2020: PL define pré-candidato a vice-prefeito e candidatos a vereadores de Lauro Müller

O partido realizou convenção na noite de sexta-feira (11).

Lideranças de Lauro Müller recebem visita do senador Dalirio Beber

Vereadores são informados que CDL não usará recurso público para a campanha Compre de Orleans

Em sessão nesta segunda-feira (12), os vereadores ainda aprovaram a concessão de alvará para extração de mineral caulim e questionaram os serviços do estacionamento rotativo

Câmara de Vereadores sugere aulas para jovens e adultos sem estudos em Cocal do Sul

Outras três indicações foram votadas e aprovadas. Na próxima segunda (22), tem sessão extraordinária para votação das diretrizes da Lei Orçamentária de 2019.