Poder Legislativo

Vereadores de Orleans aprovam quatro Projetos de Lei

Foto: Ketully Beltrame / Sul in Foco

Os vereadores de Orleans aprovaram, durante sessão ordinária realizada nessa segunda-feira (15), dois Projetos de Lei de Complementar, dois Projetos de Lei e três Indicações.

Na oportunidade, fizeram uso da tribuna, os vereadores Rodinei Pereira (PSD), o Galego, Hildegart Thessmann Durigon (PSDB); Udir Luiz Pavei (PSD), o Dija; Antônio Dias André (PMDB), o Geada; Osvaldo Cruzetta (PP), o Vá; e Paulo Canever (PSD).

Acompanhe, no vídeo abaixo, a sessão completa:

Confira abaixo os assuntos apreciados e aprovados:

Projeto de Lei Complementar – PE nº 1/2018, que altera dispositivos da Lei Complementar nº 2.333, de 29 de junho de 2010. O objeto alterar a contratação dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, composto por cinco equipes e que trabalham 12/36. Visa-se passar para 12 horas de trabalho e 48 horas de descanso, melhorando o escalonamento das equipes. A decisão foi acatada em reunião realizada no dia 16 de janeiro de 2018, entre a secretária Municipal de Saúde, a assessoria jurídica e a equipe do SAMU.

Projeto de Lei Complementar nº 2/2018, que altera dispositivos da lei complementar nº 1.957, de 9 de maio de 2006, que altera o grau de instrução exigido para os cargos de mecânico, operador de equipamentos, pedreiro, auxiliar de manutenção de máquinas e equipamentos, eletricista, auxiliar tributário e carpinteiro, passando de séries iniciais para ensino fundamental, ensino médio e curso técnico na área de atuação. O intuito é melhorar a qualidade do serviço para realização de concurso público.

Projeto de Lei – PE nº 1/2018, que fixa o piso salarial dos profissionais do magistério público da Educação Básica do Município de Orleans em R$ 2.455,35, para a carga horária semanal de 40 horas. A lei entra em vigor na data de sua publicação, mas os efeitos são retroagidos a partir de 2 de janeiro de 2018.

JUSTIFICATIVA: O Projeto de Lei dispõe sobre a atualização do Piso Salarial dos Profissionais da Educação Básica do Município de Orleans para igualar ao Piso Nacional Vigente, conforme Nota Técnica 1/2018, emitida pela Fundação Catarinense dos Municípios – FECAM. O reajuste para o ano de 2018 foi de 6,81%. Os demais profissionais do Magistério Público da Educação Básica do Município de Orleans terão seus vencimentos reajustados no mês de maio, juntamente com os demais servidores públicos municipais.

Projeto de Lei – PE nº 2/2018, que reconhece despesas de exercícios anteriores e autoriza o chefe do Poder Executivo Municipal a empenhar, liquidar, pagar despesas de exercícios anteriores. O credor trata-se do Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal – CIGA, no valor de R$ 945. A despesa a que se refere esse artigo trata da contratação de serviços de tecnologia da informação, referentes ao ano de 2013, contratados no âmbito do Programa de Gestão Tributária aprovado pelo CIGA, e não pagos.

Indicação nº 1/2018: “Que o executivo faça um estudo para ver da possibilidade da redução da Taxa da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública – COSIP”.

Autoria: Lucas Canever Librelato (PSDB), Edson Ribeiro (PR), Hildegart Thessmann Durigon (PSDB), Antonio Dias Andre (PMDB), Mirele Cruz Debiasi Perico (PSDB), Osvaldo Cruzetta (PP), Pedro João Orbem (PMDB) e Valentim Bardini Sobrinho (PMDB).

Indicação nº 2/2018: “Que o Executivo Municipal providencie junto ao Deinfra a melhor sinalização indicativa para a comunidade de Oratório, uma vez que a sinalização é fundamental para os motoristas que trafegam na SC-390”.

Autoria: Edson Ribeiro (PR).

Indicação nº 3/2018: “Que o Executivo providencie a cobertura da Quadra de Esportes na localidade de Oratório para propiciar uma melhor pratica esportiva para as crianças e adolescentes”.

Autoria: Edson Ribeiro (PR).

Foto: Ketully Beltrame / Sul in Foco

Notícias Relacionadas

Projeto de lei em SC proíbe venda de empréstimos a idosos por telefone e internet

Objetivo do autor da proposta, delegado Ulisses Gabriel (PSD), é evitar golpes contra aposentados

Governador encaminha projeto de lei que institui data para homenagear bombeiros militares veteranos

A escolha da data comemorativa faz referência ao aniversário do coronel BM Milton Antônio Lazzaris, comandante-geral de honra da corporação, para representar todos os bombeiros militares.

Presidentes das ACIs do Extremo Sul se reúnem para Plenária da Facisc, em Orleans

Projeto de lei prevê multa pesada a proprietários de terrenos baldios em Tubarão