Na ocasião, o diretor do Samae, Rossano Comeli, se pronunciou a fim de apresentar informações e esclarecer dúvidas a respeito da autarquia.
Foto: Reprodução
Em sessão ordinária realizada na noite desta segunda-feira, dia 17, os vereadores de Orleans aprovam, por unanimidade, quatro Projetos de Leis e dez Indicações. Na ocasião, o diretor do Samae, Rossano Comeli, se pronunciou a convite do presidente Joel Cavanholi, a fim de apresentar informações e esclarecer dúvidas a respeito da autarquia.
No Grande Expediente, fizeram uso da tribuna os seguintes vereadores: Leandro Martins (PSD), Dovagner Baschirotto (MDB), Marlise Zomer (PSDB), Jana Coan (PL), Osvaldo Cruzetta (PP), Maiara Dal Ponte (MDB), Murilo Hoffmann (NOVO) e Joel Cavanholi (PL). Assista à sessão ordinária na íntegra por meio deste link.
Ordem do Dia
Projeto de Lei Complementar nº 1, de 31 de janeiro de 2025, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a criação de vaga para o cargo de odontólogo da Saúde da Família, no âmbito do quadro permanente da Administração Pública Municipal, alterando o Anexo I, da Lei Complementar nº 2.155, de 18 de dezembro de 2007. Aprovado por unanimidade em segunda votação.
Projeto de Lei PE nº 5, de 10 de fevereiro de 2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza firmar parceria, por meio de Termo de Fomento, com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Orleans e dá outras providências”. Aprovado por unanimidade em segunda votação.
Projeto de Lei PE nº 6, de 10 de fevereiro de 2025, de autoria do Poder Executivo, que reconhece despesas de exercícios anteriores e autoriza o chefe do Poder Executivo Municipal a empenhar, liquidar, pagar e dá outras providências. Aprovado por unanimidade em votação única.
Projeto de Lei PE nº 7, de 10 de fevereiro de 2025, de autoria do Poder Executivo, que reconhece despesas de exercícios anteriores perante a Fundação Hospitalar Santa Otília (FHSO) e autoriza o chefe do Poder Executivo Municipal a empenhar, liquidar, pagar e dá outras providências. Aprovado por unanimidade em votação única.
Indicação nº 10/2025, de autoria do vereador Joel Cavanholi: “Que o Executivo realize a reforma do Centro Comunitário João de Barro”.
Indicação nº 11/2025, de autoria do vereador Joel Cavanholi: “Que o Executivo providencie a reforma da quadra de esportes, com a construção de um banheiro, no bairro João de Barro”.
Indicação nº 12/2025, de autoria do vereador Josemar Sacom: “Que a Comissão de Trânsito faça a sinalização e pintura das faixas nas rodovias entre Rio Belo e Vila Nova e Rio Novo a Rio Carlota”.
Indicação nº 13/2025, de autoria do vereador Leandro Martins: “Que o Executivo estude a possibilidade da reabertura da estrada que liga Rio Hipólito ao Curral Falso/Três Barras, incluindo nas proximidades do Sr. Dalmo, na comunidade de Rio Hipólito”.
Indicação nº 14/2025, de autoria do vereador Josemar Sacom: “Que o Executivo estude a possibilidade de reabertura da estrada que liga Chapadão a Rio Minador, visto que este trajeto é de extrema importância para o desenvolvimento das duas comunidades e da região”.
Indicação nº 15/2025, de autoria do vereador Dovagner Baschirotto: “Que o Executivo faça o reposicionamento da lombo-faixa da Rua Otavio Bussolo, na frente do CEI Genésio Mazon, devido ao grande fluxo de veículos em frete à escola”.
Indicação nº 16/2025, de autoria da vereadora Jana Coan: “Que o Executivo faça a contratação de um professor para o CAPS”.
Indicação nº 17/2025, de autoria da vereadora Marlise Zomer: “Que o Executivo, através da Secretaria de Infraestrutura, construa um abrigo de parada de ônibus, na comunidade de Oratório (próximo ao Cemitério da Comunidade), bem como proceda o patrolamento da Estrada Geral do Oratório na margem direita, próximo à Granja Pinheiros (como ponto de referência), e em todos os seus acessos, que se encontram em péssimo estado de conservação”.
Indicação nº 18/2025, de autoria da vereadora Marlise Zomer: “Que o Executivo, através da Secretaria de Infraestrutura, construa um abrigo de parada de ônibus, na comunidade de Santa Clara (na entrada para a igreja, como ponto de referência), pois os alunos estão aguardando o ônibus escolar e o da APAE ‘no tempo’. A ação visa o bem-estar deles e dos moradores daquela região, tanto nos dias de chuva quanto nos dias de calor intenso”.
Indicação nº 19/2025, de autoria da vereadora Maiara Dal Ponte Martins: “Que o Executivo, através do Setor de Planejamento, faça uma análise nas localidades do interior, onde passam os ônibus e vans escolares, em razão das diversas reinvindicações dos munícipes pela falta de abrigo de ônibus nas comunidades”.