Política

Vereadores discutem implantação de ambulatório de saúde mental

Ação foi proposta pela vereadora Soraya Curcio Librelato (PSD)

Implantação, pela Secretaria Municipal de Saúde, de um ambulatório de saúde mental em Lauro Müller. Esse foi um dos assuntos debatidos pelos vereadores na sessão desta segunda-feira (1).

A ação foi proposta por meio de indicação ao chefe do executivo lauromüllense pela vereadora Soraya Curcio Librelato (PSD). Ela ressaltou que o ideal seria implantar um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), porém o município não atinge o número mínimo de habitantes (20 mil) exigido pelo Ministério da Saúde para ter um destes centros. Lauro Müller tem hoje, segundo o Censo do IBGE de 2010, uma população de 14.367 habitantes.

Conforme a vereadora, a depressão é uma doença silenciosa, mas que traz várias consequências para a vida. Ela é a quarta principal causa de incapacitação em todo o mundo. “O Brasil ocupa hoje, segundo uma pesquisa do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo, o primeiro lugar no ranking mundial de prevalência da depressão. Com a venda de 42 milhões de caixas de antidepressivos e ansiolíticos o país lidera o consumo mundial neste mercado, que não para de crescer”, enfatizou Soraya.

A autora da proposição argumentou ainda na sua justificativa que segundo a Organização Mundial da Saúde, os dados assustam ainda mais quando relacionados em escala global. “A projeção é que para 2020 a depressão seja a segunda maior causa de incapacitação no mundo. Não precisamos ir muito longe para ver o quanto a nossa população sofre com esta doença. Basta fazermos uma visita a Secretaria Municipal de Saúde e vamos perceber dezenas de pacientes que buscam diariamente atendimento psicológico ou psiquiátrico”, completa.

Confira as demais proposições apresentadas pelos vereadores na sessão desta segunda-feira:

Indicação de autoria da vereadora Heloisa Ramos Gazola, a Isa (PMDB) para providenciar com urgência a pintura das faixas de travessia de pedestres nas ruas de Lauro Müller. Justificativa: A falta de sinalização muitas vezes contribui para que acidentes ocorram. Observamos que as faixas de travessia de pedestres em nossa cidade estão todas apagadas, algumas são quase impossíveis de serem notadas pelos motoristas. Por ser de total interesse público e diante da extrema necessidade do pleito, esperamos que o Executivo atenda o mais breve possível nossa solicitação.

Indicação de iniciativa do vereador Manoel Jades Izidorio, o Maneca (PMDB) para construção de um Centro de Educação Infantil – CEI (creche), no distrito de Guatá. Justificativa: O Guatá é o maior distrito de Lauro Müller, tanto em território quanto em população, hoje chega a quase quatro mil habitantes. Nossas mães contam com uma única creche para deixar seus filhos, enquanto trabalham para o sustento de suas famílias. O número de vagas é muito pequeno diante da grande procura que há todos os anos e muitas mães acabam ficando sem o atendimento.  Diante da facilitação do Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Pró-Infância, para que a prefeituras construam novas creches, é importante que Lauro Müller faça um projeto também para o distrito de Guatá. Sabemos que o prazo para as inscrições dos projetos vai até dia 31 de maio, então ainda há tempo de a equipe técnica da prefeitura elaborar o projeto.

Indicação de autoria do vereador José Antonio De Bettio (PSDB) para recuperação de parte do calçamento da Rua Batista Righetto, no Bairro Itanema, nas proximidades das propriedades dos senhores João José da Silva e Gilmar Miglorini. Justificativa: No trecho mencionado da via pública, parte do calçamento sofreu a ação do tempo, cedeu e desmoronou. Isso já ocorreu em 2012, e desde então estamos aguardando que o Executivo Municipal faça a devida recuperação, pois o local compromete a segurança daqueles que por ali transitam. Diante da gravidade do problema, esperamos que o Executivo atenda ao pedido o mais breve possível.

O vereador Valmir Cesconetto (PP) apresentou indicação para instalação de duas lixeiras na gruta de Rio Amaral Gruta. Justificativa: O local é um dos pontos de turismo do município e recebe, principalmente nos finais de semana, a visita de dezenas de pessoas de outras cidades que vem conhecer a gruta. Porém, a comunidade e até algumas pessoas que passaram pelo local reclamam que não existe lá lixeiras para que os visitantes descartem o seu lixo. Pela necessidade e real interesse público da reivindicação, esperamos que o Executivo Municipal atenda ao nosso pleito o mais breve possível.

Requerimento de autoria da vereadora Soraya Curcio Librelato (PSD) para envio de ofício ao diretor-superintendente do Sebrae-SC, Carlos Guilherme Zigelli, convidando a instituição Sebrae para uma reunião na Câmara, a fim de discutir projetos para o desenvolvimento de Lauro Müller.

De autoria dos vereadores Heloisa Ramos Gazola (PMDB) e Ronaldo da Silva (PP), requerimento para envio de ofício ao senhor Lourival Pizzollo, Superintendente Regional Sul do Deinfra, solicitando a colocação de tachões no trecho da Rodovia SC-390 (antiga 438) defronte ao estabelecimento Comercial Caciatori. Justificativa: Neste ponto da rodovia existe uma escola, um centro comunitário, uma unidade de saúde e uma igreja. Pela concentração destes espaços públicos a movimentação de veículos e pedestres é muito grande todos os dias. Sem contar que dois grandes estabelecimentos comerciais, uma madeireira e uma loja de materiais de construção, também estão instalados na mesma área, o que acaba gerando um movimento ainda maior, com veículos convergindo a todo instante nos dois sentidos da via pública. Moradores e empresários da região demonstram preocupação quanto ao risco, que é grande, de acidentes naquele ponto da estrada.

Dos mesmos autores, requerimento para envio de ofício ao senhor José Nazareno Nazario, gerente do escritório da Casan em Lauro Müller, solicitando a recuperação dos locais onde foram realizados trabalhos pela empresa nas ruas do Expedicionário e 09 de Abril, no bairro Arizona. Justificativa: As duas vias citadas são pavimentadas com asfalto e os moradores reclamam que a Casan, ao fazer novas ligações ou até mesmo manutenção da rede, abriu vários buracos na pista e até hoje os mesmos continuam lá, apenas com uma camada de terra, o que acaba gerando uma série de transtornos, especialmente para motoristas que trafegam por estas ruas.

Requerimento subscrito pelos vereadores do PMDB: Manoel Jades Izidorio, Manoel Leandro Filho, Helder Velho e José Artur Fernandes, para envio de ofício à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, senhora Ada Lili Faraco De Luca, solicitando recursos para aquisição de cinco academias ao ar livre para o município de Lauro Müller, nos seguintes bairros: Centro, Guatá, Barreiro, Barro Branco e Itanema.

De iniciativa do vereador Ronaldo da Silva (PP), requerimento para envio de oficio a central de operadoras de celulares de Santa Catarina: Vivo, Claro, Oi e Tim, solicitando a instalação de uma antena ou extensão do sinal para que abranja as comunidades do distrito de Barro Branco, que são: Itanema, Barro Branco, Rio Bonito e Mina Nova. Que representam cerca de 25% (vinte e cinco por cento) de nossa população. Justificativa: Na região em questão não há sinal para a utilização do telefone móvel e nas partes que há ele é muito fraco e os usuários não conseguem utilizar seus aparelhos. Diante do exposto, pedimos o deferimento no atendimento da proposição por entendermos ser de grande importância para toda população e também para as empresas que passarão a ter novos clientes, pois hoje o aparelho móvel (celular) é o meio de comunicação mais utilizado mundialmente.

Projetos aprovados

Dois Projetos de Leis de iniciativa do Executivo Municipal foram aprovados por unanimidade pelos vereadores. O 007/2013 que “Autoriza a contratação temporária de profissionais para atender necessidade de excepcional interesse público, situação de emergência de saúde, nos termos do artigo 37 da Constituição Federal e dá outras providências”; e o 008/2013 que “Autoriza criar o Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Aquicultura Familiar”.

Pronunciamento

O único vereador que se manifestou na Tribuna foi Manoel Jades Izidorio, o Maneca (PMDB). Ele rebateu algumas críticas feitas pelo prefeito Fabrício Kusmin Alves, durante entrevista na semana passada na Rádio Cruz de Malta, quando o chefe do executivo falou que tinha vereador fazendo terrorismo com pais de alunos sobre o transporte escolar. Maneca também voltou a reclamar da saúde pública no município e da falta de continuidade na obra de pavimentação da Rua Novo Horizonte, em Barreiro.

Confira no áudio abaixo a sessão da Câmara na íntegra.