Política

Vereadores discutem sete proposições em sessão do Legislativo de Lauro Müller

Foto: Samuel Madeira/Sul in Foco

Foto: Samuel Madeira/Sul in Foco

Vereadores de Lauro Müller se reuniram na noite desta segunda-feira (9) para mais uma sessão ordinária do Poder Legislativo. A segunda sessão deste mês de maio foi presidida pelo vereador presidente, Helder Velho. No total, sete proposições foram discutidas pelos Edis.

Confira os assuntos tratados na reunião:

Expediente

A Câmara recebeu nesta sessão dois Projetos de Lei. O primeiro (Nº 14/2016), de autoria do Presidente da Mesa, que normatiza a Declaração de Utilidade Pública de Entidades, bem como disciplina a manutenção da declaração concedida.

O segundo, (nº 15/2016), de autoria do Vereador Valmir Cesconetto, que Institui o  Dia 9 de Dezembro como o Dia Municipal de Combate à Corrupção.

Indicações

Nº 72/2016 do Vereador Ronaldo da Silva, efetuar reparos nos brinquedos de madeira do parquinho infantil da Praça Celeste Losso.

Nº 73/2016 do Vereador Ronaldo da Silva, Desobstruir as "bocas de lobo" da rede pluvial da Rua Ivo Dandoline, no Bairro Arizona, nas proximidades da fábrica Ilário Móveis.

Nº 74/2016 dos Vereadores Ronaldo da Silva e Helder Velho, Tomar providencias quanto ao desgaste estrutural e rachaduras na edificação do Centro de Múltiplo Uso Luiz Pandini, no Bairro Santa Barbara.

Nº 75/2016 do Vereador Alan Jung Crocetta, Implantar uma biblioteca pública, no Distrito de Guatá, que disponibilize também equipamentos de informática ligados a Internet, para consultas de alunos e da população em geral.

Justificativa: Obter e gerar conhecimento são fundamentais na sociedade contemporânea e a informação é a matéria prima do desenvolvimento das nações. Hoje em dia, cresce cada vez mais as diferenças sociais e econômicas entre quem possui informação e aqueles que não têm acesso a ela. Neste contexto a biblioteca pública atua como centro democrático, contribuindo para que esta situação não aumente ainda mais e que a oportunidade de acesso à informação seja oferecida a todos.

Nº 76/2016 do Vereador Alan Jung Crocetta, Implantar na Praça Olavo Sebastião Nazário  de Guatá Internet gratuita (Wi-Fi), nos mesmos moldes que foi implantado na Sede do Município, na Praça Henrique Lage.

Justificativa: A Internet em muitos  países do mundo é considerada serviço público, da mesma forma que o fornecimento de água e energia elétrica. De fato, eles possuem algumas características comuns, por serem todos essenciais para as pessoas. A Internet é uma mudança tão profunda, produz tantos efeitos, seja por poder conter em si todos os demais serviços de telecomunicações, seja pela sua utilidade na educação, na economia, na saúde, na cultura, etc. que o serviço “acesso à Internet” deve ser considerando como muito importante, pois se tornou essencial a nossas vidas, em todos os sentidos.

Requerimentos

Nº 17/2016 da Vereadora Ema Hofmann Benedet, Envio de oficio ao Superintendente Regional do Deinfra, senhor Lourival Pizzolo, solicitando que providencie a redução do limite de velocidade para sessenta quilometro por hora, na Rodovia SC-390, trecho Km 10, distrito de Guatá, em Lauro Müller.

Moções

Nº 3/2016 dos Vereadores José Antonio De Bettio, Alan Jung Crocetta, Ema Hofmann Benedet, Everaldo Ferreira da Silva, Helder Velho, José Cambruzzi, Manoel Leandro Filho, Ronaldo da Silva e Valmir Cesconetto, Moção de congratulação em apoio ao Juiz Sérgio Moro, responsável pelo encaminhamento judicial da "Operação Lava Jato" da Polícia Federal.

 Justificativa: O documento de autoria de todos os Vereadores tem por objetivo incentivar e reconhecer o trabalho do magistrado no combate a corrupção no Brasil.

Sérgio Moro não teme as ameaças e com firmeza, aplica os rigores da lei, prendendo políticos e grandes empresários ligados a desvio de dinheiro público, bem como outros crimes, principalmente contra a Petrobras. Enaltecemos também, o rigor de Sérgio Moro a frente das investigações da Operação "Lava jato", da Polícia Federal, proporcionando ao Brasil valiosa oportunidade de punir os que cometem crimes contra a nação brasileira e ao mesmo tempo, liberta do julgamento popular os que eventualmente tenham sido arrolados equivocadamente, numa promoção de justiça com isenção, imparcialidade e elevado espírito público, mantendo a ordem num cenário já desacreditado pela grande parcela da população brasileira.

Pronunciamentos

A Tribuna, espaço destinado para as manifestações pessoais dos vereadores foi ocupada pelos vereadores Manoel Leandro Filho, Everaldo Ferreira da Silva, Ema Hofmann Benedet, José Cambruzzi, José Antonio De Bettio, Alan Jung Crocetta, Ronaldo da Silva e Helder Velho.

Confira o áudio desta sessão na íntegra.