Poder Legislativo

Vereadores e comunidade conhecem projeto de vigilância implantado em Cocal do Sul

O projeto pioneiro de vigilância implantado em Cocal do Sul foi levado à comunidade fumacense esta semana em reunião na Câmara de Vereadores. O tema foi exposto pelo responsável pela delegacia do município vizinho, Evandro Rodrigues. Empresários e Polícia se uniram e instalaram câmeras de segurança no Centro da cidade. A ideia funciona há dois anos.

São 200 câmeras instaladas em frente às lojas, cada uma apontada em uma direção para fazer a cobertura total da área. Caso um estabelecimento é assaltado, outros comerciantes fornecem as filmagens. “A parceria nos proporciona antecipar e evitar crimes. Caso alguém seja flagrado em atividade suspeita, as imagens são entregues à polícia que faz o levantamento do histórico da pessoa”, explicou Rodrigues.

Conforme o presidente da comissão de segurança de Morro da Fumaça, Rafael Serafin, alguns empresários já demonstram interesse na instalação das câmeras. “Conheço o projeto desde 2010 e o apresentei logo que montamos a comissão. Todos ficaram interessados e entusiasmados com esta forma de parceria para melhorar a segurança”, salientou.

Para o presidente do Legislativo Ademar Bertan (PSDB), esta é uma boa alternativa para amenizar a insegurança presenciada na cidade atualmente. “O efetivo policial é baixo, nós vereadores e a comunidade reivindicamos novos oficiais, mas ainda não é suficiente. A união dos empresários e autoridades poderá tornar possível esse projeto das câmeras que ajudará na segurança”, disse Bertan.

Câmeras no distrito de Estação Cocal

Conforme Serafin, uma audiência pública está sendo organizada em parceria com a Câmara de Vereadores e a Administração Municipal, antes disso, cinco aparelhos devem ser instalados no distrito de Estação Cocal. “Assim poderemos mostrar na reunião, o funcionamento e os resultados na prática”, completou.

Município é contemplado com dez câmeras do Governo Estadual

Através de um pedido antigo de Bertan, que ganhou força através do apoio da comissão de segurança e da comunidade em geral, Morro da Fumaça foi contemplado com dez câmeras do programa Bem-te-vi, do Governo Estadual.

A contrapartida da Administração Municipal foi paga na semana passada, agora os aparelhos entram em fase de licitação. “Esta união de forças é fundamental para que possamos trazer estas câmeras para Morro da Fumaça. A comunidade se uniu e está pedindo por mais segurança”, finalizou Bertan.

Com informações de Marciano Bortolin

  • 65aca66e2e17a81d1df244a0d80a4aa7
  • d0edb401997240a27fabfc47ed51722c
  • 1412f98374ad7ed5ac8f622f891f3863