Poder Legislativo

Vereadores encerram ano legislativo com pauta limpa

Foto: Sul in Foco/Divulgação

Foto: Sul in Foco/Divulgação

Os vereadores de Lauro Müller encerraram o ano legislativo nesta segunda-feira (17), com a realização da última Sessão Ordinária de 2015. A Câmara entra em recesso parlamentar nesta terça-feira, dia 22 de dezembro e só retorna aos trabalhos legislativos no dia 2 de fevereiro de 2016, salvo haja alguma convocação extraordinária nesse período.

Os vereadores conseguiram deixar a pauta de votações limpa, apreciando o último projeto que tramitava na Casa, o de lei complementar nº 1/2015, que estabelece critérios sobre o uso do solo na zona rural conforme macrozonas rurais das seções IV, V e VII da lei n° 1.549/2008 que institui o Plano Diretor Participativo do município. A matéria, aprovada por unanimidade, estabelece limites (distâncias) para plantio de árvores próximo a estradas e redes elétricas no interior, bem como, determina uma faixa de domínio de dez metros a partir do eixo das estradas rurais, onde neste espaço não poderão ser construídas edificações.

Em 2015, os vereadores apreciaram 69 projetos, dos quais apenas três foram rejeitados: o que pretendia contrair empréstimo de R$ 1 milhão junto ao BADESC; para leilão de 11 veículos da prefeitura; e o que pretendia terceirizar os serviços do Cemitério Municipal Santa Bárbara.

Mudança na presidência

A sessão desta segunda foi a última presidida pela vereadora Ema Hofmann Benedet, que vai deixar o cargo de presidente da Câmara, no dia 31 de dezembro. A partir de 1º de janeiro de 2016 o novo presidente passa a ser o vereador Helder Velho (PMDB). A mudança faz parte de acordo da bancada, que dividiu o mandato de dois anos entre quatro vereadores (José Cambruzzi, que já assumiu, Ema Hofmann Benedet, que está concluindo seu período, Helder Velho, que vai assumir e Manoel Leandro Filho, que será o presidente de julho a dezembro de 2016).

Pronunciamentos

Fizeram uso da Tribuna na sessão desta segunda, os vereadores Alan Jung Crocetta, Ronaldo da Silva, Valmir Cesconetto, Everaldo Ferreira da Silva, Helder Velho e José Antonio De Bettio.

Confira o áudio da sessão na íntegra clicando aqui.