Poderes Municipais

Vereadores orleanenses aprovam indicações para construção de uma Rua Coberta e uma Academia ao Ar Livre

Em sessão nesta segunda-feira (24), os vereadores também falaram sobre a educação no trânsito e o trabalho dos Desbravadores

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

A sessão da Câmara de Vereadores de Orleans desta segunda-feira (24) teve a aprovação de duas indicações que pedem a construção de uma Rua Coberta na Praça Celso Ramos e também a instalação de uma Academia ao Ar Livre no Bairro Alto Paraná. Presidido pelo vereador Hildegart Thessmann Durigon, a sessão ainda teve a votação de mais três indicações.

Durante a leitura das mensagens, a Prefeitura de Orleans fez o convite para a cerimônia de apresentação e assinatura pública do contrato para a implantação do Programa de Desenvolvimento Econômico de Orleans (DEL). O evento ocorre nesta quarta-feira (25) no Centro de Vivências da Unibave, às 19h.

Na tribuna o vereador Paulo Canever falou sobre a necessidade de educação no trânsito orleanense. “Votei contra, mas na última semana a Câmara aprovou a colocação de mais uma lombada. Eu comentei que se deveria educar o trânsito, os motoristas, as pessoas e sinalizar a cidade. Vejo algumas lombadas em locais que não é de tanta importância, talvez é de interesse de duas ou três pessoas. Percorri a cidade toda, vi outras cidades. Nós não temos uma placa na nossa cidade dizendo velocidade 30, 40 ou 50 por hora. Não temos nenhuma, com exceção da Rodovia SC, mas lombadas temos bastante”, criticou o vereador.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

Paulo ainda sugeriu uma solução. “O prefeito revitalizou toda a avenida, inclusive os canteiros, meio-fio, asfaltou, e colocou iluminação nova, mas enchemos de lombada. Somos responsáveis porque aprovamos as lombadas na Câmara de Vereadores. Estamos extrapolando com o número de lombadas na nossa cidade. Quero enviar um ofício através da Câmara de Vereadores que a Comissão de Trânsito analise. Vamos punir as pessoas com multas, que eles vão respeitar. Se tem a placa e a velocidade permitida, vamos entrar em convênio com a Polícia Militar, que faça essa fiscalização. Acho que isso seria o começo de educação do nosso motorista”, sugeriu Paulo Canever.

Dia dos Desbravadores será instituído em Orleans

Dando continuidade as falas na tribuna, a vereadora Mirele Debiasi destacou a importância do trabalho dos Desbravadores. “Quero falar de um evento que participei no sábado, em que eu fiquei maravilhada. Foi um evento promovido pelos Desbravadores do Rio do Rastro. Foram mais de dez crianças formadas, que se tornaram desbravadoras e ganharam o lenço amarelo. O trabalho que eles fazem, aqui no nosso município, além da espiritualidade e religiosidade que é passado para as crianças, eles ensinam muito o respeito ao próximo e principalmente o respeito a si mesmo. Conversam muito sobre a questão das drogas e dos perigos do mundo. Eu sabia que o trabalho deles era fantástico com as crianças de 10 a 15 anos, mas no evento teve relatos de pessoas que tiveram a vida totalmente transformadas através do trabalho dos desbravadores”, comentou a vereadora.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

Mirele também explicou sua indicação n° 0079/2019. “Vocês são anjos que fazem um trabalho voluntário com essas crianças do município. Espero que vocês possam crescer, ajudar e salvar mais vidas. Tenho certeza que cada vida que vocês tocam, estão se transformando. É nesse sentido que fiz uma indicação para que seja instituído no município de Orleans o Dia dos Desbravadores, para que vocês tenham ainda mais respaldo perante a sociedade, que mais pessoas conheçam e saibam o valor do trabalho de vocês. Obrigada pela diferença que vocês fazem na vida das pessoas”, finaliza.

A indicação da vereadora foi aprovada e será feito um Projeto de Lei do Legislativo para instituir o segundo sábado do mês de setembro como o Dia dos Desbravadores.

Melhorias e benefícios para o Bairro Alto Paraná são indicados

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

Durante o uso da tribuna o vereador Lucas Gonçalves pediu reparos em algumas vias do município e destacou as melhorias feitas no Ginásio do Bairro Alto Paraná pela Administração Pública. “Foi solicitado por indicação uma reforma geral no ginásio de esportes do Alto Paraná. Sabemos que isso demanda tempo, mas um problema já foi resolvido que é a questão da iluminação. A prefeitura realizou a troca das luminárias antigas por refletores modernos. Ficou excelente em termos de iluminação. A pessoa responsável passou a informação de que os tacos que estão soltos serão trocados e as infiltrações resolvidas. Está se dando solução, pelo menos mais seguro vai ficar. Vamos aguardar que, além de seguro, fique bonita a pintura e a reforma do Ginásio”, informou o vereador.

Lucas também falou da importância da sua Indicação n° 0083/2019 para a comunidade do Alto Paraná. “A Academia ao Ar Livre a comunidade também pede e hoje trago a indicação. Embora o vereador Valentim Bardini já tenha comentado que há intenção da prefeitura realizar a instalação da Academia ao Ar Livre no local, inclusive com pedido de recursos ao deputado Vampiro, hoje trago essa indicação para reforçar o pedido da comunidade. Se passar na academia da Lomba, grande parte do público que usa aquela academia é da nossa comunidade. Então com certeza se for feito lá, o nosso povo ficará muito satisfeito”, explica.

A indicação foi aprovada por unanimidade pelos vereadores.

Vereadores aprovam indicação para construção de uma Rua Coberta

A vereadora Edite Zomer Righetto propôs a Indicação n° 0080/2019, que pede a construção de uma rua coberta com palco na Praça Celso Ramos. A vereadora explica que o local poderia abrigar a Feira Municipal, além de apresentações diversas. “Faço essa indicação sendo um desejo não só meu, mas de toda a sociedade orleanense. Uma Rua Coberta para abrigar a Feira Municipal, um palco para apresentações nos moldes de cidades turísticas. Encaminho junto com a solicitação os moldes de um anteprojeto da arquiteta e urbanista Tamiris Debiasi Baggio para que sirva de análise. Os recursos devem ser oriundos tanto do Governo Estadual, deputados e recursos próprios. Em conversa com o prefeito e com o vice-prefeito me colocaram a vontade que se concretize os fomentos ao turismo local. Esses eventos na Praça Central vêm agradando a todas as cidades, incentiva o comércio e traz mais turistas. Também traz mais qualidade de vida para as pessoas, já que se observa que é uma tendência nas cidades, para que se tenha esse espaço para a divulgação da arte local e as pessoas podem passear”, explicou.

A indicação da vereadora também foi aprovada e será encaminhada para o Executivo.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

Confira a Ordem do Dia da Sessão desta segunda-feira (24):

Indicação nº. 0079/2019 – Autora: Mirele Debiasi

“Que o Executivo através de Projeto de Lei, institua no município o: Dia Municipal dos Desbravadores, a ser comemorado todo segundo sábado de mês de setembro.”

Indicação nº. 0080/2019 – Autor(es): Edite Zomer Righetto

“Que o Executivo faça na Praça Celso Ramos uma rua coberta com palco, nos moldes das Cidades Turísticas, para abrigar a Feira Municipal e local de Apresentações diversas.”

Indicação nº. 0081/2019 – Autor(es): Edite Zomer Righetto

“Que o Executivo providencie a substituição dos corrimões de madeira na Rua Vereador Roberto Volpato.”

Indicação nº. 0082/2019 – Autor(es): Hildegart Thessmann Durigon

“Que o executivo coloque o nome de Laércio Righetto na Rua número 219 (Rua que dá acesso ao Clube de Campo).”

Indicação nº. 0083/2019 – Autor(es): Lucas Mattos Gonçalves

“Que o Executivo faça a instalação de uma Academia ao Ar Livre no Bairro Alto Paraná.”

Confira a Sessão completa no vídeo abaixo:

Notícias Relacionadas

Câmara de Vereadores sugere aulas para jovens e adultos sem estudos em Cocal do Sul

Outras três indicações foram votadas e aprovadas. Na próxima segunda (22), tem sessão extraordinária para votação das diretrizes da Lei Orçamentária de 2019.

São Mateus lança promoções imperdíveis nesta sexta e sábado em comemoração aos 27 anos

Em horário diferenciado, clientes são aguardados com promoções, descontos, sorteios de brindes, orientações e quitutes.

CasaPronta 2018: Decoração e infinitas possibilidades para transformar o ambiente

Feira, que começa nesta quarta-feira (17), traz as últimas tendências e novidades para enfeitar o lar.

Vereadores aprovam indicação para instalação de câmeras em ônibus escolares de Cocal do Sul

Medida visa garantir segurança de estudantes e dos servidores públicos que atuam no transporte. Ainda durante a sessão, outras seis indicações foram apresentadas pelos vereadores.