Poder Legislativo

Vereadores propõem medidas para coibir criminalidade em bairro de Cocal do Sul

Assunto ganhou repercussão e indicações. Ainda durante sessão legislativa, campanha de conscientização para construção de calçadas na cidade foi solicitada.

Fotos: Adriano Ghellere/Sul In Foco

A insegurança vivida pelos moradores do Loteamento Zanatta (Vila Nova), motivou a discussão e indicações para coibir a criminalidade naquele local. A situação foi apresentada pelo vereador Erik Pereira Zeferino (PC do B), após participar de uma reunião com os moradores na última semana.

Segundo relatado, assaltos, furtos e até comércio de drogas são registrados no loteamento. “Em um mês, os moradores me relataram que cinco casas foram furtadas durante o dia, sendo que em uma delas houve um assalto à mão armada. A Polícia Militar é acionada quando há movimentação suspeita e aparecem somente três horas depois. Além disso, a parte de baixo da Unidade de Saúde do bairro Vila Nova está servindo de local para o tráfico de drogas”, relata Zeferino. “Conversei com o prefeito e o mesmo afirmou que vai analisar. Temos um abaixo assinado dos moradores que solicitaram essas medidas”, complementa.

“É preocupante que nestes locais públicos aconteça esse tipo de problema. No Campo Municipal é outro local que está utilizado para ponto de drogas. Relatos de moradores. Lamentável”, enfatiza o vereador Marcel Freitas (PSDB).

Fotos: Adriano Ghellere/Sul In Foco

O vereador Richardson Vieira (PDT) também destacou a importância de câmeras nestes locais. “São pessoas que são afetadas por estes usuários. Tudo que pudermos fazer para coibir isso, tem que ser feito. Queremos mais atuação da PM no tráfico de drogas e não em multas como vem acontecendo”, enfatizou.

Entre as alternativa, o serviço de vigilância seria uma delas, conforme defendeu o vereador Moisés dos Santos (PP). “Seria uma alternativa e acho que não custa muito o Poder Público investir nisso. O trabalho de vigilantes inibe a criminalidade”, defendeu.

Programa Passeio Livre

Fotos: Adriano Ghellere/Sul In Foco

Conscientizar e sensibilizar a população para construir e conservar as calçadas da cidade. Essa indicação da vereadora Giovana Galato Santa Rosa (PP) ganhou espaço em meio as discussões apresentadas durante a sessão legislativa. “Tem que ser feito uma padronização. Tem relatos de orelhões instalados em meio às calçadas, pavimento danificado, entre outros. Se proporcionamos uma condição agradável de acessibilidade isso é qualidade de saúde e segurança à população”, comentou.

“Se as indicações fossem atendidas, seria interessante. Sugiro que o Poder Público disponibilizasse a mão de obra e depois descontasse no IPTU para construção destas calçadas. Não adianta buscarmos recursos junto aos deputados e as empresas construírem uma calçada de má qualidade como foi construída no bairro Jardim Elizabeth. Tem cinco anos de garantia e levaremos a situação ao Ministério Público. São empresas que não tem qualidade de serviço. Se tivesse cobrado e obrigado a concluírem a obra do jeito que deve ser feita, tenho certeza que não estariam mais trabalhando em Cocal”, critica o vereador Agenor Pedroso (PDT).

  • IMG_7373 (Copy)
  • IMG_7419 (Copy)
  • IMG_7384 (Copy)
  • IMG_7411 (Copy)
  • IMG_7424 (Copy)
  • IMG_7414 (Copy)
  • IMG_7399 (Copy)
  • IMG_7398 (Copy)
  • IMG_7417 (Copy)

Expediente da 23ª Sessão Ordinária 

 ” Mensagens do Executivo encaminhado Projetos de Lei:
PE Nº. 25/18. Altera  dispositivos da Lei Nº. 1.407, de 30 de maio de 2018, Cria o Conselho Gestor da APA de Cocal do Sul – CONGEAPA/Cocal do Sul e dá outras providências.
 
Requerimento Nº. 27/18. Autoria. Giovana Galato Santa Rosa, Requerendo licença por 15 dias para tratar de assuntos particulares a partir de 27 de julho.
 
Indicação Nº. 143/18. Autoria: Roseny Cittadin Barbosa.  Que o poder executivo viabilize a inclusão de aulas de língua inglesa nas  séries iniciais (ensino fundamental).
 
Indicação Nº. 144/18. Autoria: Roseny Cittadin Barbosa. Que o poder executivo viabilize a instalação de armários individuais nas escolas de ensino fundamental para que os alunos deixem seus materiais escolares
 
Indicação Nº. 145/18. Autoria: Erik Pereira Zeferino. Que o poder público municipal coloque três câmeras de vídeo monitoramento no Loteamento Zanatta no Bairro Vila Nova.
 
Indicação Nº. 146/18. Autoria: Erik Pereira Zeferino.  Que o poder publico municipal coloque uma lombada em frente ao posto de saúde do bairro vila nova.
 
Indicação Nº. 147/18. Autoria: Erik Pereira Zeferino. Que o poder publico municipal junto com a secretaria competente de obras fechem com tijolos a parte de baixo do posto de saúde do bairro vila nova.
 
Indicação Nº. 148/18. Autoria: Erik Pereira Zeferino. Que o poder publico municipal junto com a secretaria competente faça o muro atrás do posto de saúde do bairro vila nova.
 
Indicação Nº. 149/18. Autoria: Marcel Freitas. Que o poder executivo através dos órgãos competentes, faça um estudo para que seja incluída na rede municipal de ensino, dentro da grade curricular a disciplina de noções básicas de cidadania.
 
Indicação Nº. 150/18. Autoria: Marcel Freitas. Que o poder executivo através dos órgãos competentes e dentro das possibilidades orçamentárias, faça-se um estudo para lançar uma campanhia denominada  ” troca-se lixo reciclável por um kit escolar” com os alunos da rede pública de ensino.
 
Indicação Nº. 151/18. Autoria: Que o poder executivo junto com a secretaria competente avalie a possibilidade de criar um programa de passeio livre, que visa conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância de construir, recuperar e manter as calçadas da cidade em bom estado de conservação e dentro das normas de acessibilidade. “

 

 

 

Notícias Relacionadas

Conselhos Municipais e fim de recesso parlamentar marcam sessão da Câmara de Vereadores de Cocal do Sul

Sessão desta terça-feira (10), contou ainda com a votação e aprovação de cinco indicações e três requerimentos de interesse da população sulcocalense.

Projeto de futuro loteamento pode render até R$ 35 milhões ao josefinos em Orleans

Decreto de utilidade pública expedido pela prefeitura pretende impedir possível especulação imobiliária de área estratégica. A intenção é adquirir o local para investimentos em educação, cultura, esporte e lazer

Vereadores defendem implantação de programa que troca lixo reciclável por comida em Cocal do Sul

Vereadores Richardson Vieira (PDT) e Giovana Galato Santa Rosa (PP) apresentaram proposta em sessão legislativa. Cidadão receberia R$ 0,50 em alimentos por quilo de material entregue.

Câmara de Vereadores sugere aulas para jovens e adultos sem estudos em Cocal do Sul

Outras três indicações foram votadas e aprovadas. Na próxima segunda (22), tem sessão extraordinária para votação das diretrizes da Lei Orçamentária de 2019.